A BACIA EM QUE ESTOU: UMA NOVA FORMA DE SE TRABALHAR BACIAS HIDROGRAFICAS EM SALA DE AULA

           

Proponentes: Otacílio Lopes de Souza da Paz; Elisiane Borges dos Santos e Suyan Roberta Isaka

Grupo vinculado: PIBID Geografia UFPR e Projeto Expedições Geográficas UFPR

Objetivos: Compartilhar uma pratica pedagógica para montar uma maquete em papelão da bacia hidrográfica em que a Instituição de ensino está inserida.

Ementa: Esta oficina tem como objetivo compartilhar uma pratica pedagógica para se trabalhar o conceito de bacias hidrográficas em sala de aula: a construção de uma maquete da bacia hidrográfica em que o aluno está inserido. Essa prática visa melhorar a visualização do que seria uma bacia hidrográfica para os alunos, transferindo o conceito abstrato do seu imaginário e trazendo para sua realidade.

Materiais necessários: Tesoura; Estilete. Cola; papelão; Impressos coloridos; Régua;

Número máximo de participantes: 15

Bibliografia:

SANTOS, L. P. S.; PERES, B. M.; MENEZES, V. S.; COSTELLA, R. Z.; Nossas práticas, nossos desafios: a Geografia do custo zero em sala de aula. In: Anais VI Fórum Internacional de Pedagogia. Santa Maria, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_15_06_2014_11_43_37_idinscrito_668_9161dfe5f692bad32e16a4592103506d.pdf > acesso em 23/08/2015.

 

Realização da Oficina:

            A oficina foi realizada no dia 20 de novembro de 2015 como uma atividade programada do I Encontro Paranaense do PIBID Geografia, que teve como objetivo a troca de experiência entre os grupos de PIBID de Geografia das IES do Paraná.

            Participaram da oficina 9 pibidianos de outras IES, a coordenadora e duas bolsistas do subprojeto Geografia do PIBID-UFPR e um bolsista do projeto Expedições Geográficas do Programa Licenciar da UFPR.

            Este espaço permitiu a disseminação da técnica de elaboração de maquete da micro bacia onde o colégio está inserido, permitindo que os demais pibidianos aproveitem desta técnica para aplicar nas suas escolas parceiras. Sobretudo a técnica aplicada é de baixo custo uma vez que as maquetes são confeccionadas em papelão. Após o término da colagem das camadas a finalização é feita de maneira temática, ou seja, sendo colada sobre a maquete uma imagem obtida do Google Earth, ou a hipsometria da região, ou o uso e cobertura do solo, ou a geologia e/ou outros.