Geografia 2 > Posts > ROTEIRO: VÍDEO DOCUMENTÁRIO - CULTURA PARANAENSE: PARANAGUÁ E A MEMÓRIA DO FANDANGO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE VÍDEO
Organização |
Colocar o nome das pessoas que organizaram o processo: aulas, aula de campo etc.
Ana Mara Dias Moreno. Professora de Geografia da Rede Estadual de Curitiba/PR -aninha.geo@gmail.com Ilda Spiguel de Araujo. Professora de Artes da Rede Estadual de Curitiba/PR – ilda_spiguel@hotmail.com |
Elaboração |
Colocar o nome das pessoas que Elaboraram o vídeo.
Luana Garcia, Laura Waronowski, Nathany Caroliny, Bianca Orlandini, Anna Carolina Maia. Alunas do 2º ano do Ensino Médio |
Título |
Nome do Trabalho a ser realizado ROTEIRO - VÍDEO DOCUMENTÁRIO - CULTURA PARANAENSE: PARANAGUÁ E A MEMÓRIA DO FANDANGO |
Conteúdos Abordados |
Conteúdos que foram trabalhados em sala e em campo:
Cultura Paranaense, Fandango, História de Paranaguá, Grupos Folclóricos Mestre Romão, Casa da Cultura Mandicuera, Aspectos Históricos da Região, Fauna e Flora do Município |
Quantidade de Aulas |
Especificar a quantidade de aulas para casa fase: Teórica: 2 aulas - Aula de Campo: 10 aulas- Elaboração do Vídeo: 5 aulas |
Locais Visitados e Observados |
Colocar o nome de todos os locais visitados se possível o nome da pessoa que atenderam:
Município de Paranaguá: Museu de Arqueologia e Etnologia (um pouco da história), Aquário (fauna e flora), Centro Histórico (história e arte – construções), Ilha dos Valadares – Grupo Folclórico Mestre Romão (Fandango – musica, instrumentos e dança), Casa da Cultura Mandicuera (História do Fandango, Oficia de Luteria, História e Religiosidade, Flora: manguezal |
Desenvolvimento |
Colocar as etapas de desenvolvimento do trabalho: 1) Elaboração de perguntas que devem ser realizadas em campo (fazer um estudo dos locais e pessoas a serem visitadas primeiramente) 2 - Seleção das imagens e áudio 3 – Organização por temas: colocar em ordem dos acontecimentos 4 – definir as legendas 5 – Escolher as músicas |
Agradecimentos |
Colocar o nome das pessoas, instituições que colaboraram no processo:
Universidade Federal do Paraná: Projeto PIBID subprojeto de Geografia 2. PUC/PR: Projeto PIBID, subprojeto de Música, História e Química |
Envolvidos no Processo |
Colocar o nome das pessoas e instituições que estiveram presentes nas fases de desenvolvimento |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Google Earth
NADAL, Paula. GUIA: 23 DICAS PARA FAZER BONS VÍDEOS EM SALA DE AULA. 2013. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/blog/guia-23-dicas-para-fazer-bons-videos-em-sala-de-aula/. Acessado em 21/11/2014.
OLIVEIRA, Roberto Baltazar de; LARA, Larissa Michelle. O Fandango na Cultura Poupar Paranaense: origem e caracterização. Iniciação Científica CESUMAR jan-jun. 2004, Vol. 06 n.01, pp. 17 - 29
“PINTO, Inami Custódio. Folclore no Paraná. 2º ed.rec e revisada. Curitiba.SEED/PR,2010,600p.