Geografia 2 > Posts > PLANO DE AULA ENSINANDO SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS ATRAVÉS DA AULA DE CAMPO
PLANO DE AULA
COLÉGIO ESTADUAL FLÁVIO FERREIRA DA LUZ
Disciplina: Geografia
Professor (a): Ana Mara Deretti
Bolsista: Izabel de Faria
Ano letivo: 2014 Bimestre: 1º Série/ano: 1º Total de horas/aula: 7
1. TÍTULO DA UNIDADE DE CONTEÚDO A SER ENSINADO
Hidrologia e hidrografia
2. OBJETIVO GERAL:
Compreender o ciclo da água e os processos que o caracterizam. Compreensão do conceito de bacia hidrográfica e sua possível aplicação em campo visando aprimorar o conhecimento dos alunos no que diz respeito às condições dos corpos hídricos e as conseqüências do mau uso destas fontes naturais possibilitando aos discentes uma visão crítica da realidade em que se encontram os rios, sobretudo no espaço urbano. A partir do conceito de bacia hidrográfica e sua explicação será apresentado aos alunos às bacias hidrográficas do Brasil e a distribuição da água no Brasil (por regiões).
2.1. CONTEÚDOS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tópico 1 – conteúdo: Hidrografia; O ciclo da água.
Objetivo específico: O aluno irá aprender os processos do ciclo da água como: precipitação, interceptação vegetal, evaporação, evapotranspiração, escoamento superficial. A partir desses processos o aluno compreenderá como se forma a chuva e como ela se distribui no espaço geográfico.
Tópico 2 – conteúdo: Conceito de bacia hidrográfica e sua representatividade no espaço.
Objetivo específico: O aluno irá aprender sobre o que é uma bacia hidrográfica e como é representada no espaço. Compreenderá também qual a influência dos fenômenos climáticos como a precipitação no espaço e qual a influência antrópica nas bacias.
Tópico 3 – conteúdo: Índice de qualidade da água (IQA).
Objetivo específico: O aluno aprenderá sobre o que é o Índice de qualidade da água (IQA), qual o órgão institucional que o monitora e porque ele é usado. A partir deste conteúdo será apresentado aos alunos as classes de qualidade da água com o objetivo de levar os alunos à conscientização sobre as condições atuais em que se encontram os rios, com destaque para os rios que fazem parte sub bacia do Alto Iguaçu a qual abrange o município onde moram (Curitiba). Ainda neste tópico os alunos irão aprender de onde vem a água que chega até a torneira de suas casas e à qual rio pertence a represa que abastece o município de Curitiba e Região Metropolitana.
Tópico 4 – conteúdo: Aula de campo.
Objetivo específico: Aproximar os alunos do conteúdo visto em sala buscando apresentar como a geografia está presente no cotidiano dos discentes. A aula de campo possibilitará despertar atenção e a conscientização dos alunos diante da realidade dos temas abordados em sala, favorecendo assim, a relação da teoria com a prática.
PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA DA PRÁTICA EDUCATIVA:
3. CONHECIMENTO DE SÍNCRESE:
Será realizada inicialmente uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos como:
- Vocês sabem o que é hidrografia? O que essa ciência estuda?
- O quanto a questão das águas influenciam na vida de vocês? Ela é importante para a sociedade? E seu uso?
4. PROBLEMATIZAÇÃO: Problemas postos pela prática social relacionados aos conteúdos da aula.
4.1 Que problemas/questões da prática social podem ser resolvidos com auxílio deste conteúdo?
Porque é necessário estudar e conhecer os rios da nossa região? Qual a importância de preservação dos rios para a sociedade? Por que economizarmos água?
4.2 Dimensões teórico-práticas do conteúdo a serem respondidas na Instrumentalização
a) Conceitual/científica: O que são bacias hidrográficas? O que são rios? De onde vem a água que tomamos?
b) Cultural: Qual a importância da preservação das bacias hidrográficas para a sociedade? Qual a importância de economizarmos água? Será isto preciso?
5. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
5.1) Ações didático-pedagógicas do professor e dos alunos, conforme os conteúdos a serem trabalhados e as dimensões propostas:
Essa aula faz parte dos conteúdos aplicados na aula de pré campo. Através de aulas expositivas e vídeos os alunos poderão compreender os processos do ciclo da água e a diferença entre rios, córregos, lagos e mares. Ainda, por meio de figuras, mapas e imagens será apresentado aos alunos o conceito de bacia hidrográfica e sua delimitação no espaço. Também será plicada uma atividade que consistirá na identificação no mapa do Brasil e no mapa do Paraná da localização das principais bacias hidrográficas do país e do estado respectivamente.
5.2) Recursos materiais e humanos: Computador, Power Point, mapas, data show, lápis de cor, cola, tesoura.
6. AVALIAÇÃO:
Será contínua e participativa. Buscando observar a abstração dos conteúdos dados, será aplicado um questionário pós-campo com questões objetivas abrangendo todo o conteúdo e o campo.
7. RESULTADOS PRETENDIDOS
Compreensão por parte dos alunos dos processos naturais hídricos e seus desdobramentos no espaço. Relação entre os rios e mares e saneamento básico, entre outros fatores como as atividades humanas que interferem na qualidade e conservação dos recursos hídricos.
REFERÊNCIAS
AMBIENTE BRASIL. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/balneabilidade_e_riscos_%C3%A0_saude_humana_e_ambiental.html. Acesso em: 15/04/2014.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ - SÉRIE HISTÓRICA. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA. Curitiba, 2010.
CASTRO, P. A. P. P., TUCUNDUVA, C.C., ARNS, E. M. A importância do Planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena: Revista Científica de Educação, v.10, n.10, jan./ jun. 2008.
Folder_Balneabilidade_2010.pdf. Disponível em: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/BALNEABILIDADE/Folder_Balneabilidade_2010.pdf. Acesso em: 13/04/2014.
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores associados, São Paulo, 2007. Disponível em: http://pedagogiaaopedaletra.com/livro-uma-didatica-para-a-pedagogia-historico-critica-de-gasparin/. Acesso em: 15/11/2014.
INSTITUTO DAS ÁGUAS DO PARANÁ. Bacias hidrográficas. Disponível em: http://www.aguasparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=80. Acesso em: 08/04/2014.