PLANO DE AULA

COLÉGIO ESTADUAL FLÁVIO FERREIRA DA LUZ

Disciplina: Geografia

Professor (a): Ana Mara Deretti

Bolsista: Izabel de Faria

Ano letivo: 2014   Bimestre: 1º   Série/ano: 1º                    Total de horas/aula: 7

 

1. TÍTULO DA UNIDADE DE CONTEÚDO A SER ENSINADO

Hidrologia e hidrografia

 

2. OBJETIVO GERAL:

 

Compreender o ciclo da água e os processos que o caracterizam. Compreensão do conceito de bacia hidrográfica e sua possível aplicação em campo visando aprimorar o conhecimento dos alunos no que diz respeito às condições dos corpos hídricos e as conseqüências do mau uso destas fontes naturais possibilitando aos discentes uma visão crítica da realidade em que se encontram os rios, sobretudo no espaço urbano. A partir do conceito de bacia hidrográfica e sua explicação será apresentado aos alunos às bacias hidrográficas do Brasil e a distribuição da água no Brasil (por regiões).

 

2.1. CONTEÚDOS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Tópico 1 – conteúdo: Hidrografia; O ciclo da água.

Objetivo específico: O aluno irá aprender os processos do ciclo da água como: precipitação, interceptação vegetal, evaporação, evapotranspiração, escoamento superficial. A partir desses processos o aluno compreenderá como se forma a chuva e como ela se distribui no espaço geográfico.

 

Tópico 2 – conteúdo: Conceito de bacia hidrográfica e sua representatividade no espaço.

Objetivo específico: O aluno irá aprender sobre o que é uma bacia hidrográfica e como é representada no espaço. Compreenderá também qual a influência dos fenômenos climáticos como a precipitação no espaço e qual a influência antrópica nas bacias.

 

Tópico 3 – conteúdo: Índice de qualidade da água (IQA).

Objetivo específico: O aluno aprenderá sobre o que é o Índice de qualidade da água (IQA), qual o órgão institucional que o monitora e porque ele é usado. A partir deste conteúdo será apresentado aos alunos as classes de qualidade da água com o objetivo de levar os alunos à conscientização sobre as condições atuais em que se encontram os rios, com destaque para os rios que fazem parte sub bacia do Alto Iguaçu a qual abrange o município onde moram (Curitiba). Ainda neste tópico os alunos irão aprender de onde vem a água que chega até a torneira de suas casas e à qual rio pertence a represa que abastece o município de Curitiba e Região Metropolitana.

 

Tópico 4 – conteúdo: Aula de campo.

Objetivo específico: Aproximar os alunos do conteúdo visto em sala buscando apresentar como a geografia está presente no cotidiano dos discentes. A aula de campo possibilitará despertar atenção e a conscientização dos alunos diante da realidade dos temas abordados em sala, favorecendo assim, a relação da teoria com a prática.

 

PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA DA PRÁTICA EDUCATIVA:

 

3. CONHECIMENTO DE SÍNCRESE:

 

Será realizada inicialmente uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos como:

- Vocês sabem o que é hidrografia? O que essa ciência estuda?

- O quanto a questão das águas influenciam na vida de vocês? Ela é importante para a sociedade? E seu uso?

 

4. PROBLEMATIZAÇÃO: Problemas postos pela prática social relacionados aos conteúdos da aula.

 

 4.1 Que problemas/questões da prática social podem ser resolvidos com auxílio deste conteúdo?

Porque é necessário estudar e conhecer os rios da nossa região? Qual a importância de preservação dos rios para a sociedade? Por que economizarmos água?

 

4.2 Dimensões teórico-práticas do conteúdo a serem respondidas na Instrumentalização

 

a) Conceitual/científica: O que são bacias hidrográficas? O que são rios? De onde vem a água que tomamos?

 

b) Cultural: Qual a importância da preservação das bacias hidrográficas para a sociedade? Qual a importância de economizarmos água? Será isto preciso?

 

5. INSTRUMENTALIZAÇÃO:

 

5.1) Ações didático-pedagógicas do professor e dos alunos, conforme os conteúdos a serem trabalhados e as dimensões propostas:

 

Essa aula faz parte dos conteúdos aplicados na aula de pré campo. Através de aulas expositivas e vídeos os alunos poderão compreender os processos do ciclo da água e a diferença entre rios, córregos, lagos e mares. Ainda, por meio de figuras, mapas e imagens será apresentado aos alunos o conceito de bacia hidrográfica e sua delimitação no espaço. Também será plicada uma atividade que consistirá na identificação no mapa do Brasil e no mapa do Paraná da localização das principais bacias hidrográficas do país e do estado respectivamente.

 

5.2) Recursos materiais e humanos: Computador, Power Point, mapas, data show, lápis de cor, cola, tesoura.

 

6. AVALIAÇÃO:

 

Será contínua e participativa. Buscando observar a abstração dos conteúdos dados, será aplicado um questionário pós-campo com questões objetivas abrangendo todo o conteúdo e o campo.

 

 

7. RESULTADOS PRETENDIDOS

 

Compreensão por parte dos alunos dos processos naturais hídricos e seus desdobramentos no espaço. Relação entre os rios e mares e saneamento básico, entre outros fatores como as atividades humanas que interferem na qualidade e conservação dos recursos hídricos.

 

REFERÊNCIAS

AMBIENTE BRASIL. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/balneabilidade_e_riscos_%C3%A0_saude_humana_e_ambiental.html. Acesso em: 15/04/2014.

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ - SÉRIE HISTÓRICA. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA. Curitiba, 2010.

CASTRO, P. A. P. P., TUCUNDUVA, C.C., ARNS, E. M. A importância do Planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena: Revista Científica de Educação, v.10, n.10, jan./ jun. 2008.

Folder_Balneabilidade_2010.pdf. Disponível em: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/BALNEABILIDADE/Folder_Balneabilidade_2010.pdf. Acesso em: 13/04/2014.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores associados, São Paulo, 2007. Disponível em: http://pedagogiaaopedaletra.com/livro-uma-didatica-para-a-pedagogia-historico-critica-de-gasparin/. Acesso em: 15/11/2014.

INSTITUTO DAS ÁGUAS DO PARANÁ. Bacias hidrográficas. Disponível em: http://www.aguasparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=80. Acesso em: 08/04/2014.