INTRODUÇÃO O ensino das disciplinas por meio do uso de várias tecnologias permite que os educandos se insiram cada vez mais em ambientes interativos, dado que os inúmeros recursos tecnológicos podem tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras favorecendo sua participação em sala e, contribuindo para a sua aprendizagem e consequentemente para qualidade da educação. Como diz PINTO et al (2009, p. 888): para trabalhar com as novas tecnologias na educação é necessário um grande esforço por parte de todo o conjunto de membros que forma a instituição de ensino. Isto é, o apoio dos órgãos federais e estaduais de educação, a colaboração e o incentivo da unidade de ensino e principalmente, o esforço do professor. Pois ele será o responsável por se adequar à nova didática e pela procura da forma mais conveniente da utilização destes novos métodos para essa atividade traga benefícios para a educação e, sobretudo para o ensino de Geografia.A relação teoria/prática também é importante e a tecnologia permite de forma mais fácil e compreensível para que essa relação se concretize. Por isso busca-se além de aulas expositivas levarem o aluno a conhecer a área de estudo bem como fazer com que se sinta parte de todo o processo e desenvolvimento de projetos, que busquem provocar mudanças e para que eles se tornem mais críticos. É nessa preocupação em buscar novas formas de ensino que foi realizada essa parceria entre a escola e o projeto PIBID da UFPR e que tem dado bons resultados de ambas as partes. Esse projeto apresenta aulas, atividades práticas e aulas de campo relacionadas à Geografia do Paraná (especificamente com foco no litoral do Paraná), onde os alunos farão parte de todo o processo desde a teoria até a elaboração e desenvolvimento das atividades de campo. Os temas abordados no projeto serão: mapeamento/GPS, elaboração e aplicação de questionário com posterior confecção e análise de gráficos, elaboração de vídeo e imagens e a parte de educação ambiental. OBJETIVOS •Incentivar o pensamento crítico em relação aos aspectos regionais e locais •Conhecer a história do Estado do Paraná e especificidades do litoral •Identificar aspectos geográficos do Estado •Analisar os aspetos físicos, econômicos e culturais através de maquetes, mapas etc •Entender a dinâmica da população e a cultura do Estado •Identificar os aspectos do local a ser estudado •Levar o aluno a se sentir arte do processo de aprendizagem •Compreenda as transformações que o homem causa ao meio em que vive JUSTIFICATIVA De acordo com o dicionário informal interdisciplinaridade é um Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns. De acordo com BENETI (2009):“Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas as disciplinas sim do núcleo comum, por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas”.Devido a essa preocupação das mudanças e a busca por melhorias nas aulas é que esse projeto foi elaborado, principalmente pensando-se na melhoria da qualidade das aulas e uma maior integração entre conteúdos, professores e alunos. Outo ponto seria que os livros didáticos do 1º, 2º e 3º ano (Ensino Médio), não contemplam o estudo do Estado do Paraná, e esses são cobrados em provas de ENEM e vestibulares. E por fim para efetivar a relação entre escola/universidade através de projetos efeitvos, dando aos bolsistas a oportunidade de atuarem no ambiente escolar, bem como levar aulas diferenciadas aos alunos para que o processo de ensino/aprendizagem se torne mais completo e prazeroso. METODOLOGIA O projeto será realizado de forma interdisciplinar com as disciplinas de Geografia (Professora Ana Mara e Paulo Frick) e Biologia (Professor Rafael) e com parceria com o Projeto PIBID – Subprojeto de Geografia da Universidade Federal do Paraná sob a Coordenação da Professora Elaine de Cácia de Lima Frick. Tanto na disciplina de Geografia quanto de Biologia está atrelado ao conteúdo de Geografia do Paraná. O projeto será realizado em 2 partes. A primeira parte constará de aulas expositivas e práticas (atividades e oficinas) para fixação dos conteúdos e uma aula de campo na área de manguezal no município de Guaratuba na Barra do Saí - Paraná. A segunda será prática com a elaboração de mapas temáticos e maquetes. As turmas que irão participar do projeto serão os 3º anos do ensino médio turmas A e B do período da manhã no total de 30 alunos sendo 20 alunos do 3ºA e 10 alunos do 3º B. PARTE 1 Aulas Pré Campo Os alunos das duas turmas foram divididos em grupos (4 grupos), cada grupo desenvolverá uma atividade diferente, onde cada grupo ficará sob a responsabilidade de um bolsista do projeto (PIBID). As aulas expositivas e práticas serão ministradas pelos bolsistas. Grupo1: Mapeamento (GPS) – Bolsistas: Silmara e Cláudia. Horas/aulas: 2 Aula teórica: aula expositiva, com uso de slide e de uma apostila contendo o tema a ser abordado – mapeamento, bem como a apresentação de um GPS e suas utilidades;Atividade: aulas práticas com a utilização do GPS aonde serão tomados pontos em torno do colégio, com a finalidade de adaptar os alunos ao uso do aparelho. Grupo 2: Questionário socioeconômico – Bolsistas: Jaqueline e Ricardo. Horas/aulas: 3. Aula teórica: 1) A primeira aula teórica desenvolvida com todos os alunos terá por objetivo dar uma visão geral de todas as atividades que serão realizadas durante a aula de campo para os alunos. A aula será apresentada em power point na sala de vídeo, onde foi exposta a importância da aula de campo e da elaboração do questionário socioeconômico para melhor conhecer a região de Barra do Saí – Guaratuba/PR. Também foi mostrado como os alunos devem se comportar durante uma pesquisa de campo e a importância da representação e da leitura dos gráficos e mapas, uma vez que, a partir das respostas dos questionários, gráficos e tabela serão elaborados pelos alunos para melhor representar as respostas. 2) Na segunda aula, já com o grupo de alunos envolvidos na elaboração dos questionários, foram apresentados quais órgãos e instituições trabalham com pesquisas, os objetivos da realização dessas pesquisas e modelos de questionários utilizados pelo censo do IBGE para o ano de 2010. Após essa apresentação, procura-se montar junto com os alunos, as perguntas que farão parte dos dois questionários que serão aplicados, um para os moradores e outro para os comerciantes da região. Ou seja, procurou-se elaborar questões visando entender os problemas específicos que a população enfrenta, abordando questões ambientais, econômicas, problemas como falta de infra estrutura, etc.Atividade: 1) Interpretação de Gráficos: Para essa atividade foram selecionados diferentes tipos de gráficos, temas e formas de representação. Após a aula teórica, os alunos se organizaram em duplas, recebendo diferentes tipos de gráficos, onde deveriam identificar o tema, as informações que esses gráficos continham, como era a forma de representação dos dados (tabela, setor, barra, linha, desenhos, etc), descrevendo essas informações em um pequeno texto. 2) Elaboração de perguntas para os questionários: após aula teórica, solicitou-se como atividade que os alunos elaborem dois questionários, um voltado para os moradores e outro voltado para os comerciantes de Barra do Saí. Os alunos ficaram livres para elaborar questões que julgassem mais importantes. Seguindo como exemplo o questionário do IBGE (com perguntas fechadas) e a partir também de pesquisas feitas sobre a região na internet. 3) Representação de dados: após realizadas pesquisas em um determinado local, os dados contidos nos questionários são representados em diferentes formas, como mapas, gráficos, tabelas, etc. tornando assim fácil o entendimento dessas informações. Ou seja, para este trabalho de campo, após o levantamento das informações produzidas pelas respostas da população, serão trabalhadas com os alunos a confecção e interpretação de gráficos, então, para esta etapa, procurou-se trabalhar com os alunos a representação de dados, onde a partir de tabelas, informações, entre outros tipos de dados os alunos irão montar diferentes formas de gráficos. Grupo 3: Documentário – Bolsistas: Eduardo e Christian. Horas/aulas: 3. Aula teórica: será realizada uma conversa com o grupo sobre a importância do projeto, os pontos principais a serem mostrados no documentário que serão: entrevista com os alunos, bolsistas professores, supervisora e orientadora do PIBD sobre a importância do projeto, as expectativas e resultados. As atividades desse grupo ficarão concentradas nas filmagens e imagens das aulas teóricas, as entrevistas e aula de campo. Após a aula de campo será realizada aula teórica de como fazer a edição do vídeo e a montagem. Grupo 4: Educação Ambiental – Bolsista: Izabel e Edemar. Horas/aulas: 3. Aula teórica: Os conteúdos estabelecidos propõe uma análise do local a ser visitado – a área de manguezal e as consequências do lixo presente nesse ecossistema. Conteúdos: - O mangue e o manguezal. - A vegetação. - Área de transição do planalto (Curitiba) para a planície litorânea. - O meio ambiente e a influência do homem no espaço geográfico. - O lixo reciclável e o lixo orgânico. - Poluição e degradação. Atividade: será aplicado um questionário para os alunos responderem sobre os temas para fazer uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos. AULA DE CAMPO A aula de Campo será realizada no dia 27 de Abril na localidade de Barra do Saí/Guaratuba – Paraná (litoral) – área de manguezal, com saída em frente a escola as 7:30 e chegada as 18:00 horas. Atividade para o campo: Chegando ao local, primeiramente os alunos terão aulas breves de geografia e biologia do litoral e em seguida será realizada a entrada no manguezal para conhecimento da fauna e flora. Após a saída do mangue serão realizados os trabalhos em grupo. O trabalho do documentário será realizado em todos os momentos da aula. Haverá parada para o almoço as 12:00 horas. Todos os grupos irão terminar seus trabalhos com os questionários. Grupo 1: serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente; Grupo 2: Em campo os alunos aplicarão os questionários para a população em geral e nos comércios próximos a área de estudo; Grupo 3: os alunos do grupo ficaram responsáveis pela documentação de toda a aula de campo: fotos e filmagens de todas as atividades bem como entrevistas com a população local; Grupo 4: Em campo será feito a coleta de alguns materiais recicláveis encontrados no manguezal e a sua margem. A partir destes materiais os alunos poderão discutir o tempo de decomposição de cada um: plástico, vidro e outros que poderão ser encontrados. Separando os materiais de acordo com o tempo que cada um leva para se deteriorar, os alunos farão uma observação sobre os problemas que estes poderão apresentar para o ambiente em que foram depositados se ali permanecerem como também, as consequências que podem trazer se forem carregados pelas águas das chuvas. PARTE 2 Aulas Pós Campo Primeiramente serão abordados aos alunos temas específicos da Geografia do Paraná como: geologia, hidrografia, vegetação e clima, economia, história, geomorfologia e solos com aulas expositivas com a utilização de power point, data show, internet, vídeos etc. Serão necessárias a utilização de 3 aulas. Após terem o conhecimento teórico serão realizados trabalhos manuais através da confecção de Mapas Temáticos e Maquetes sobre os conteúdos trabalhados. Esses trabalhos serão realizados após a aula de campo e também serão expostos na escola na Semana Cultural no 2º Semestre. Serão necessárias a utilização de 3 aulas. Atividades: Grupo 1: Mapeamento: elaboração de mapa mental, mosaico e mapa temático, utilização do programa trackmaker, Google Earth e Google Maps para baixar dados do GPS.Grupo 2: Questionário: análise dos resultados e elaboração de gráficos.Grupo 3: Documentário: edição das imagens e gravações. Grupo 4: Educação Ambiental: registro por imagens do lixo coletado no local, análise do tempo de decomposição dos materiais.