O Objetivo do PIBID - Artes 1 é desenvolver atividades relacionadas às artes performativas no contexto do ensino fundamental e médio, considerando as linguagens artísticas como uma forma de conhecimento.

Anteriormente coordenado pelo professor Alaor de Carvalho, os bolsistas vieram desenvolvendo atividades relacionadas com jogos teatrais e com processos de montagem teatral, sendo neste momento inseridos elementos de uma metodologia conhecida como drama in education ou process drama, desenvolvido inicialmente na Inglaterra e difundida no Brasil por meio da pesquisadora Beatriz Angela Vieira Cabral (UDESC).

Entendemos que o Drama como método de ensino é uma abordagem crítica e que considera formas de conhecimento tácito e incorporado como importantes nos processo de aprendizado. Confrontando-se com circunstâncias ficcionais que se desenrolam em episódios, o estudante busca suas própias formas de resolução dos conflitos advindos da trama. Neste processo ele tem a oportunidade de construir argumentos e de refletir à partir de situações postas no espaço (e portanto desde um ponto de vista experiencial) sobre uma série de questões transversais que dizem respeito ao ambiente socio cultural em que ele está imerso.

Ao inserirmos elementos do drama nas nossa atividades, acreditamos que mais do que desenvolver todo um processo para que uma apresentação seja feita no final, diversos dos exercicios e atividades se estruturam já como um jogo cênico que não depende de um público externo e que prioriza o "experienciar" mais do que o "mostrar". 

Assim como nos jogos teatrais, os elementos da linguagem teatral vão sendo apresentados dentro dos próprios jogos cênicos, explorando ao mesmo tempo diversas estéticas e possibilidades de hibridação entre formas artísticas.