Artes 1 > Posts > apresentacao no ENAF: PIBID: UMA VIVÊNCIA COM TEATRO NA ESCOLA EM PONTAL DO PARANÁ
RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), tem como objetivo proporcionar aos alunos das Licenciaturas a realidade dentro das escolas além do estágio. Dentro dessa proposta, o Curso de Licenciatura em Artes, apresentou o Sub-projeto Artes 1- Teatro na Escola, com o intuito de levar a linguagem do teatro nas escolas do Litoral do Paraná. Inicialmente o projeto contou com 14 bolsistas divididos em quatro equipes deslocados nas escolas de Pontal do Paraná, Matinhos, Paranaguá e Guaratuba, focando como objetivo principal, apresentar aos alunos o que é, como funciona o teatro e desconstruir o pré-conceito de que o teatro é apenas decorar um texto e apresentar peças montadas em datas comemorativas. Em Pontal do Paraná, a equipe, da qual estive participando, trabalhou com o Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho, no balneário de Pontal do Sul. O seguimento das aulas foi diversificado, visto que cada bolsista preparava uma aula e aplicava aos 35 alunos matriculados com o auxílio de todos os outros. Essas aulas iniciais abordavam jogos teatrais e jogos de improvisos, que trabalhavam a iniciação do aluno no teatro, com exercícios de voz, corpo e improvisação. Todos os exercícios foram fundamentados pelos estudos de Viola Spolin, Augusto Boal, e outros autores que desenvolveram suas teorias do ensino de teatro na escola. Vários acontecimentos colaboraram para um “declínio” no seguimento das aulas, um deles foi a greve dos professores estaduais e federais, que fez com que a turma passasse de 35 a 20 alunos. Após a queda de alunos, a equipe começou a trabalhar com pequenas oficinas de adaptação de textos, elaboração de figurino, sonoplastia, marcação de cena e práticas corporais, esse trabalho iniciou ensaios do texto: O Mistério de Feiurinha. Outros contratempos afastaram mais alunos, como a desmotivação da escola perante o projeto que foi notável no decorrer do ano, até o espaço que o projeto utilizava estava sendo tomado aos poucos. Outra dificuldade era o transporte, que a universidade não disponibilizou. Esses inúmeros fatores dificultaram mais ainda o andamento do PIBID. Apenas com 10 alunos, o trabalho reiniciou com o texto “As princesas soltam pum”, adaptado e ensaiado sempre que possível. O projeto encerrou suas atividades no final do ano letivo durante os ensaios. Ressaltando que para o PIBID não importa um “produto” final, mas o processo criativo pelo qual os alunos que participaram passaram. A conclusão dessa vivência foi única e o amadurecimento enquanto futura professora de Artes me motiva cada vez mais a seguir em frente. PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Teatro, Arte Educação.