Bolsistas: Lindsay Assis, Paula Schuartz, Rafael Lopes. Professor Supervisor: Leonardo Pellegrinello Camargo Descrição da atividade: Com o intuito de saber o que o aluno do Ensino Médio pensa a respeito da filosofia, bem como quais experiências ele já teve com a disciplina, realizamos um questionário em quatro turmas de 1º ano. O questionário se resumia em duas questões: “O que é filosofia para você?” e “Qual foi sua melhor e sua pior experiência com a filosofia em sala de aula?”. Para que as respostas não tivessem o fator do constrangimento, foi solicitado aos alunos que não se identificassem e 79 alunos participaram da pesquisa. Resultados: Os resultados são reveladores. Quanto à primeira questão: O que é filosofia para você? A esta questão obtivemos o seguinte resultado: a) Explicação difícil/Não entendo (4 pessoas); b) disciplina chata/ não chama a atenção (7 pessoas); c) Não sei o que é filosofia (2 pessoas); d) uma matéria que não deveria existir (2 pessoas); e) pensar/refletir sobre a vida/ certo e errado/ visões de mundo (64 pessoas). Quanto a segunda questão: Qual foi a melhor e a pior experiência com a filosofia em sala de aula? A esta questão obtivemos o seguinte resultado quanto a boas experiências: a) filosofia antiga/Platão/O mito da caverna (22 pessoas); b) professores (30 pessoas); c) frases e pensamentos dos filósofos (12 pessoas); d) discussão de assuntos em sala de aula (10 pessoas); e) filmes (3 pessoas); f) fazer o que quer/ não teve/ não consta (2 pessoas). Quanto as experiências ruins: a) Professores (13 pessoas); b) política/ética/H. Arendt/Aristóteles/ Sartre (8 pessoas); c) aula entediante/que dá sono/ cansativa (17 pessoas); d) textos confusos e longos/difícil (34 pessoas); e) mudar a fé (1 pessoa); f) Não teve/não consta/ não sei (6 pessoas). Comentários ou observações: Em nossa observação pudemos verificar que a maioria dos alunos compreende que a filosofia como uma matéria ligada ao pensamento, à reflexão sobre a vida e aos dilemas éticos na multiplicidade interpretativa e valorativa do mundo. Mas também pudemos diagnosticar que as boas e as más experiências com a disciplina, geralmente estão ligadas à atuação dos professores de filosofia, sua metodologia e empenho em estabelecer o diálogo. No entanto, é freqüente as reclamações quanto a tipificação dos textos como longos, confusos ou desinteressantes.