Bolsistas: Felipe Aquino de Cordova e Ísis Lemes
Professor Supervisor: Leonardo Pellegrinello Camargo
Descrição da atividade:
O Dia Mundial da Filosofia instituída em 2002 pela UNESCO, comemorado sempre na 3ª quinta-feira de novembro, e que neste ano apresenta a temática “gerações futuras”, defende o ensino da matéria às crianças. Com o intuito de divulgar entre os estudantes do Ensino Médio esta proposta, buscamos fomentar uma reflexão sobre a disciplina em que estão já envolvidos.
Assim, propomos uma atividade de reflexão e exposição de idéias através de uma redação sobre o tema. Esta atividade iniciou com um diálogo levantado pelos bolsistas. Primeiramente foi perguntado sobre a primeira impressão que os alunos tiveram quando iniciaram o estudo em filosofia no Colégio. A resposta da turma ficou bem dividida entre boas e más impressões, sendo que as boas acentuavam a curiosidade que os alunos tiveram no primeiro contato com a disciplina, e as más a dificuldade de compreensão dos textos estudados em sala. Em seguida, procurou-se abordar quais são as maiores dificuldades que os alunos encontram no aprendizado da disciplina e em sugestões para resolver esses obstáculos. A maioria dos alunos apontou como principais problemas a forma com que as aulas são conduzidas e a dificuldade na leitura dos textos dos filósofos. Seguindo o tema da conversa, foi solicitado aos alunos então que redigissem uma redação respondendo a seguinte questão: “Como deve ser uma aula de filosofia?”.
Resultados:
Recebemos ao todo 22 redações ao todo, pois muitos deles preferiram realizar a atividade em grupo. A conclusão com esta atividade é de que os alunos do CEP tem diferentes experiências com a disciplina de filosofia, porém o que mais os desmotiva são as metodologias utilizadas durante as aulas: aulas expositivas e textos complexos, são alguns dos exemplos do que não poderia estar presente nas salas de aula do Ensino Médio. Algumas sugestões estão apontadas aqui:
(1) “Deve ser uma aula dinâmica, com debates e práticas envolvendo a filosofia, evitar aulas tediosas com vídeos muito longos e textos muito complexos. O professor deve interagir com os alunos na hora da explicação, para chamar a atenção dos mesmos. Buscar novos jeitos de explicar o conteúdo ao invés de se prender demais a textos prontos.”
(2) “Aula de filosofia é muito texto, muita história, muito teórica em geral. Isso dá sono, cansa. As aulas estão sendo muito monótonas, eu não entendo muita coisa. A aula já é muito teórica, então seria mais interativo se o professor interagisse mais com a gente. (...) Uma vez [um professor] fez uma pergunta: o que é uma bola? Ninguém sabe. Então se não sabemos o que é uma bola como vamos saber o que é justiça, verdade, mentira?”
Comentários ou observações:
O ponto mencionado com mais insistência é com referencia a postura dos professores em sala de aula. Seguramente os alunos de Ensino Médio rejeitam a figura do professor tradicional, com aulas expositivas e pouco dialogadas. Essa indicação é referencia para o Programa PIBID, pois desafia cada vez mais a procura de metodologias que possas efetivamente despertar o aluno à reflexão. O despertar para a reflexão através da ampla comunicação parece ser o ponto central da disciplina de filosofia, pois os alunos dispostos a serem desafiados tanto para o pensamento criterioso, quanto para rejeitar o excesso de teorias sem a devida significação em suas vidas.