Bolsistas: Cassiana Lopes Stephan, Nailane Koloski.
Professora Supervisora: Maria Domingos Ventura.
Descrição da atividade:
Apresentação do contexto histórico do qual a POP ART surge, em seguida, mostrar aos alunos algumas obras de Roy Lichtenstein e Andy Warhol. A abordagem da primeira aula será introdutória, isto é, o objetivo é o de oferecer elementos que facilitem a reflexão dos alunos com relação ao vínculo da Arte com a sociedade para, então, introduzir alguns conceitos abordados pelos teóricos da Indústria Cultural. Mas precisamente, trabalharemos com trechos da obra A dialética do Esclarecido de Adorno e Horkheimer. Na primeira aula a leitura da bibliografia não será exigida, pois a intenção é a de fazer uma apresentação elementar que incite, no aluno, um movimento reflexivo inicial sobre o que é a Arte e qual é a utilidade ou inutilidade social, política e econômica do BELO. Na segunda aula entregaremos aos alunos um trecho do ensaio A indústria Cultural: O esclarecimento como mistificação das massas e reapresentaremos as obras da POP ART. Também neste dia, envolveremos os alunos no nosso projeto que tem por objetivo articular a criatividade tanto no que tange a escrita quanto no que se refere às artes visuais. Pediremos aos alunos que produzam seu próprio POP ART ressaltando o aparato técnico-industrial que eles concebem como imprescindível para suas existências. Imaginamos que as representações irão variar entre celulares, computadores, ursinhos de pelúcia e ídolos Pop. Além disso, pediremos que os próprios alunos, enquanto sujeitos-artistas, dissertem sobre suas obras de arte de maneira a discutir o que esta obra significa para eles, sujeitos-autores, e como eles imaginam que o espectador entenderia a sua obra. Na terceira aula, iremos receber os desenhos e os textos dos alunos para de corrigi-los. Nesta aula trocaremos os desenhos entre os alunos com o intuito de que produzam um novo texto argumentado sobre aquilo que sentiram ao entrarem em contato, enquanto sujeitos-espectadores, com a obra do colega.
Resultados esperados:
A idéia é que este novo texto seja entregue juntamente com os desenhos, afim de que possamos compilar todos em um caderno que reunirá dissertações e desenhos. Tentaremos envolver todos os alunos em cada etapa da produção do caderno, pois a iniciativa é de entregar novamente todos os meses os textos produzidos, para que com nossas indicações de correção, os próprios alunos possam modificá-los. A votação entre os dissentes para o nome do caderno será outra das atividades correlatas, para ao final do ano poder lançar o caderno, juntamente com uma exposição das obras dos alunos na Cinemateca de Curitiba. Projeta-se que no lançamento do caderno sejam convidados professores e discentes do Curso de Filosofia da UFPR, professores supervisores das Escolas participantes do PIBID- FILOSOFIA e todos os alunos do Ensino Médio envolvidos no programa. Na abertura uma palestra sobre a relação entre Filosofia, Arte e Adolescência, com especialista na área.
Comentários ou observações:
Esta proposta não foi efetivada no ano de 2012 e está programada para o ano letivo de 2013.