Bolsistas: Nelson Carvalho Neto, Paula Monique Cavali, Renan Bird Ricieri.
Professora Supervisora: Maria Domingos Ventura.
Descrição da atividade:
No final do mês de novembro foi sugeria a aplicação de uma atividade conjunta com outros dois bolsistas, onde foi decidida através de reuniões uma estrutura básica: três aulas (sendo cada bolsista responsável por uma delas) onde cumpriríamos a leitura parcial de uma das traduções produzidas pelas Oficinas de Tradução (Três Diálogos entre Hylas e Philonous), um aprofundamento na questão mediante recurso audiovisual e, por fim, uma atividade facultativa para os interessados. Nossos objetivos foram: (I) aumentar o interesse no conteúdo abordado durante o semestre (estética) apresentando uma articulação do mesmo (complicações causadas pela aplicação de vocabulário que visa expressar eminentemente o sensível em contextos estéticos e morais); (II) evidenciar a importância e melhorar a capacidade dos alunos em reconhecerem e produzirem definições (mediante uma confusão que foi comumente encontrada em redações, a saber, entre beleza estética e julgamento moral); (III) testar a inteligibilidade da tradução:
1ª aula: O plano da primeira aula era a leitura de um trecho do livro Três diálogos entre Hylas e Philonous de Berkeley nomeado sobre o conhecimento sensível. Seguido de discussão acerca dos conceitos e de sua ligação com o que estava sendo tratado nas aulas da professora regente.
2ª aula: A segunda aula previa a apresentação do recurso audiovisual (o qual não funcionou, não obstante a observação das instruções fornecidas pela escola- TV Pendrive) visando demonstrar que aquilo que denominamos julgamento estético do sensível não se limita a visão, bem como a ligação dos conceitos de estética com os de epistemologia tratados na aula anterior.
3ª aula: Na terceira aula, recapitulamos as duas anteriores e pedimos aos alunos dispostos a produzirem pequenas redações acerca da experiência que lhes proporcionamos.
Alguns comentários interessantes dos alunos da Escola:
“O texto 3 diálogos entre ‘Hylas e Philonous’ foi de fácil entendimento. Bem explicado pelos bolsistas, todas perguntas que nós alunos fizemos eles responderam e nos ajudaram a entender melhor.
Todos os recursos utilizados por eles para complementar o texto foi satisfatório, bem resumido e compreendido. Foram claros nas suas aulas e na minha opinião atingiram os objetivos esperados”
J. A. V. (1ºC)
“Na minha opinião, o material complementar utilizado foi fácil de compreender e a didática dos bolsistas foi satisfatória.
O livro utilizado para complementar foi de muito bom uso, pois além de diversificar a explicação também ajudou no pensamento, ou seja, esclareceu alguns tópicos pendentes, como por exemplo o das coisas sensíveis.
Na ultima aula o bolsista nos passou conhecimento do belo. Discutimos sobre o filme “Perfume, a história de um assassino”, refletimos sobre os 5 sentidos, pensando se o que vemos é belo ou não, então porque com os outros 4 sentidos não pode ser o mesmo.
Essas aulas foram interessantes, pois nos fez repensar certas coisas, e é sempre bom ser estimulado a se questionar.”
T. S. V. (3ºA)
“Gostei muito da aula, isto serve para nós pensarmos cada vez mais e pensar de várias formas, por conta do ‘professor’ ele tem que falar um pouco mais alto o resto com o tempo vai se adequando. Parabéns!”
L. F. (1ºC)
“O texto apresentado foi de extrema facilidade para compreensão, abordando os temas com uma linguagem cujo o estudante de ensino médio pode se adequar.
Senti que os recursos poderiam ser melhor utilizados pelos alunos, provocando uma melhor interação entre aluno/bolsista.
Os bolsistas foram claros, explicando com primazia e demonstrando total domínio sobre o assunto.”
E. S. (3ºA)