Bolsista: Selma Paula Lemos Guimarães

  • Atividade ligada ao projeto “Linha do tempo – Plataforma Traduzindo”

 

O projeto destina-se à produção de um marco teórico e prático relativo ao ensino da filosofia na educação básica. Na sua vertente prática, o projeto objetiva a construção e a manutenção de uma plataforma eletrônica para divulgação e intercâmbio entre agentes escolares e universitários envolvidos em experiências de utilização de textos filosóficos em sala de aula.

 A plataforma funcionará como uma biblioteca virtual de materiais didáticos com essa orientação, além de ser um fórum permanente de troca de experiência e catalisador de parcerias entre departamentos de filosofia e escolas e secretaria de educação, além de editoras comerciais e agências governamentais, para prospectar textos filosóficos adequados a essa finalidade e desenvolver projetos editoriais e educacionais a partir deles.

O projeto teve origem nas Oficinas de Tradução mantidas pelo PIBID Filosofia da UFPR desde 2009. Nesse momento, o projeto conta também com financiamento do CNPq. No plano externo à UFPR, a plataforma deve permitir a ampliação oportunidades de interação com o nosso público e nossos parceiros, atuais e potenciais. Além de servir de uma biblioteca de textos produzidos pelas Oficinas de Tradução mantidas pelo PIBID Filosofia, a plataforma on line serviria para que colaboradores das mais diversas formações filosóficas possam colaborar na tarefa de prospectar e identificar textos adequados ao projeto editorial e pedagógico fomentado pelos projetos associados à plataforma.

Esse sistema visa também colaborar na sustentação das políticas de universalização do uso de tablets nas escolas públicas, contribuindo para que a filosofia assuma a vanguarda da utilização desse recurso nesse ambiente. A plataforma já está disponibilizada em www.filosofia.ufpr.br/traduzindo e encontra-se em fase de implementação das suas funcionalidades.

Com a orientação do professor Eduardo Barra, meu trabalho nesse projeto foi pesquisar, registrar e disponibilizar na plataforma, aproximadamente, 52 nomes de cientistas e pensadores que foram citados nos textos disponibilizados na plataforma, para que os mesmos fizessem parte da “Linha do Tempo”. A “Linha do Tempo” é uma janela destinada a informar o tempo, a importância, a influência desses autores situando os leitores e contribuindo para futuras pesquisas.