Filosofia 2 > Posts > Processo de criação do Grêmio Estudantil Escola Estadual São Bráz
Produção de documentario historicizando o processo de criação e instauração do Grêmio Estudantil da Escola Estadual São Bráz. O roteiro foi produzido a partir de uma sequencia hitórica de acontecimentos e de preparação de discussões.
No ano de 1952 (122 anos após a existência do bairro), depois de muito apelo da população inaugurou-se a primeira instituição de ensino ( com oito alunos e dois professores), de nome: “Escola Isolada São Braz”. De ano para ano aumentava o número de moradores e consequentemente de crianças em idade escolar. Surge então, a necessidade de ampliação do prédio, que passou a contar com 7 salas de aula, e a se chamar “Casa Escolar São Braz”. Em 1966, a escola foi elevada a “Grupo Escolar São Braz”. Em 1974, entra em funcionamento mais uma unidade escolar, atendendo alunos das primeiras e segundas séries. Em 1976, passou a se denominar “Escola Estadual São Braz – Ensino de 1º Grau”, nome que permaneceu até o ano de 1997. Em 1995, a escola que era de madeira, foi reinaugurada com um novo prédio de alvenaria e com muitas salas de aula. Em 1997, foi autorizada a ofertar o ensino de 5ª a 8ª série, com implantação gradativa. Em 1998, em consonância à Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, passou a se denominar “Escola Estadual São Braz – Ensino Fundamental”. E finalmente, a partir do ano de 2009, passou a se denominar “Colégio Estadual são Braz – Ensino Fundamental e Médio”.
Com este breve histórico, percebe-se que passado 62 anos de existência do colégio, é agora, no ano de 2014, com a orientação da professora de filosofia Maria Ventura, e suas aulas de “Política”, que pela primeira vez o colégio São Braz instituiu o órgão máximo de representação dos estudantes: o Grêmio Estudantil.
Etapas do projeto:
1º O processo se iniciou, no 3º bimestre de 2013, nas turmas dos 2º anos do EM, com aulas expositivas sobre o tema da política e atividades que mostravam o sistema político brasileiro realçando sempre a noção de cidadania.
2º No 4º bimestre ampliou-se a proposta de pesquisa e ao invés de escrever aos políticos vereadores e deputados, optou-se por tornar a teoria em prática. Para tanto a disciplina de filosofia contou com o auxilio da disciplina de história que desenvolveu pesquisas simultâneas sobre o grêmio e a vida política no Brasil. A pesquisa, por nós orientada, tinha como proposta inicial pesquisar sobre: “ O que é o grêmio estudantil? Quais são os objetivos? Quais são as possibilidades de atuação? Quais são os desafios? Onde pode-se chegar?”
Os alunos foram divididos em grupos e tiveram um prazo de três semanas para pesquisar, produzir trabalho individual sobre o temas, confeccionar cartazes em equipe e organizar uma apresentação para expor o assunto às outras salas do período da manhã (4 turmas do fundamental (8 e 9 anos e 4 turmas do médio (1º anos e 3º anos)). Não sabíamos na época o alcance desta atividade, mas após sua realização colhemos como resultado o terreno para o lançamento do Grêmio Estudantil no início de 2014.
3º Inicio do ano de 2014, criação com os alunos do 3 ano (A e B), antigo 2 ano (A e B) que não poderiam ser líderes do grêmio por estarem concluindo o ensino médio, de uma comissão pró-grêmio. Estes alunos voluntários elaboraram um calendário para os passos seguintes da criação do grêmio.
Calendário e observações:
1ª semana de março de 2014 - passaram no inicio do mês de março em todas as salas para lembrar aos alunos o que era o grêmio e propor a sua criação.
2º semana de março - produziram e entregaram pessoalmente a todos os alunos da escola um bilhete que deveria ser entregue aos pais, explicando o que é o grêmio estudantil e sua importância para o ensino da cidadania aos alunos. Neste bilhete, além de reforçar a importância do grêmio foi informada a data para inscrição das chapas para o grêmio, 21/03/2014. Também foi disponibilizado nesta semana o cronograma das atividades da comissão pró-grêmio (murais da escola), a ficha de inscrição das chapas e o regulamento (disponíveis na secretaria da escola).
14/03 – reunião com os membros de cada chapa, organizada pela comissão e conduzida pela professora de filosofia, para explicar o que um grêmio pode ou não legalmente fazer. Nesta data, foi informado aos presidentes das chapas que eles deveriam apresentar as propostas de trabalho até o dia 28/03.
28/3 – Entrega da proposta de trabalho de cada chapa que foi avaliada pela direção da escola e pela professora de história.
01/04 – data para propaganda eleitoral nas salas, no período da manha e da tarde. No período da manhã, as chapas foram acompanhadas pelos estagiários de filosofia e no período da tarde pela professora de filosofia
10/04 – eleição do grêmio estudantil. No período da manhã, os estagiários acompanharam o processo e a tarde, a direção da escola. Quem coordenou e preparou os materiais usados na eleição foi a comissão pró-grêmio.
17/04 – Posse da chapa eleita.
– Posse da chapa eleita.
Neste processo tivemos duas chapas concorrendo: The Kings e Patrono. Os presidentes das duas chapas pertenciam ao 2 ano A. Como foram bem orientados, isto não gerou grandes atritos. Venceu a chapa The Kings, e a outra chapa fará agora o papel de cobrar dos vencedores à realização das promessas de campanha.