Toda sexta-feira às 14h30, na sala 608 do Edifício D. Pedro II no campus da Reitoria da UFPR.

 

(1) Problematização do lugar e do papel da filosofia dentro do sistema de ensino tomando como ponto de partida as conferências Sobre o Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino (1872) e a terceira das Considerações Extemporâneas: Schopenhauer como Educador (1874) de Friedrich Nietzsche, assim como os livros V, VI e VII da República de Platão (século IV a.C.).

(2) Planejamento e avaliação das atividades dos bolsistas junto aos alunos do Colégio Estadual Santa Cândida com base na perspectiva resultante da discussão anterior.

 

Referências bibliográficas:

NIETZSCHE, Friedrich. Die Geburt der TragödieUnzeitgemäße Betrachtungen I–IVNachgelassene Schriften 1870–1873. Hrsg. Giorgio Colli und Mazzino Montinari. 2. Aufl. München: Deutscher Taschenbuch Verlag; Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1988. (Kritische Studienausgabe, Bd. 1)

—. Escritos sobre educação, trad. e org. Noéli Correia de Melo Sobrinho. 7. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2014.

PLATÃO. Res publica, ed. Jonh Burnet. Oxford: Clarendon Press, 1902.

—. A república, trad. J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. (2 vols.)

—. A república, trad. Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

—. A república, trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.