História 1 > Páginas > ENAF 2015 - As mulheres e o mercado de trabalho
Resumo
O projeto PIBID História 1 da UFPR tem como objetivo trabalhar no ensino fundamental diversos aspectos culturais e sociais, ressaltando assim a pluralidade de pensamento existente na sociedade. Dentre as atividades desenvolvidas neste âmbito os bolsistas realizaram uma atividade para o Dia da Mulher, para os oitavos anos do Colégio Estadual D. Pedro II em abril de 2015, com o objetivo de problematizar a participação da mulher no mercado de trabalho atual e entender como essa relação se deu através do século XX, tudo isso partindo da ideia da necessidade de se respeitar a mulher em sua pluralidade e entende-la como um sujeito histórico. O questionamento de papeis de gênero impostos pela sociedade, e as relações entre o presente e o passado como base para entendimento de determinados estereótipos também fazem parte dos objetivos da atividade.
O trabalho foi planejado para ser aplicado em três aulas, sendo as duas primeiras para discussão e debate, e a terceira para avaliação. Na primeira aula, através de uma chuva de ideias em torno do tema “trabalho de mulher”, discutimos o que eles viam como trabalhos ligados ao mundo feminino sem que ponderassem nesse momento sobre certo ou errado. Houve também uma exposição sobre os diversos tipos de trabalhos desenvolvidos pelas mulheres no final do século XIX e as diversas relações que estabeleciam com o meio/classe a que pertenciam. Na segunda aula partimos dos mesmos temas em um contexto diferente: Curitiba de meados do século XX, o que gerou grande curiosidade por parte dos alunos por se tratar de um ambiente próximo. Com perguntas do tipo: “por que trabalhavam em fábricas? ”, “ como viam essas mulheres? ”, deu-se continuidade a atividade onde utilizamos também fotos relacionadas com o contexto. A terceira aula ficou reservada para a avaliação, com variadas fontes associadas a perguntas, como uma tabela do IBGE sobre o trabalho feminino e masculino e a lista de aprovados do vestibular 2014/2015 em engenharia mecânica da UFPR, utilizando-se essa variedade para tornar a aula mais interdisciplinar e incentivar os alunos na interpretação de fontes.
Os resultados variaram de acordo com os alunos, alguns conseguindo relacionar os documentos e contextos e outros não. Percebemos que a interpretação das tabelas foi mais complicada para eles, e na hora da escrita não conseguiram fazer se expressar, enquanto durante os debates mostraram que compreenderam que os papeis de gênero são historicamente construídos e que o machismo ainda atrela a mulher à casa e à maternidade.
Palavras-chave: mulheres; mercado de trabalho; relações entre passado e presente; lugar social.