Um dos objetivos do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) é a produção e publicação de um material de apoio a professores de História. O tema selecionado para a produção deste material foi “Escravidão e o pós-Abolição no Paraná”. Para iniciar a confecção do material, a coordenação do PIBID-História considerou interessante realizar uma pesquisa diagnóstica com alunos e professores de duas escolas públicas de Curitiba. A pesquisa objetivava: investigar o conhecimento de alunos e professores sobre o tema; perceber as principais dificuldades envolvidas no seu processo de ensino-aprendizagem; bem como inferir formas de solução destas dificuldades, com as quais o PIBID-História pudesse cooperar.

A pesquisa realizou-se em duas frentes: a primeira, com os alunos das duas escolas parceiras do projeto (C. E. Prof. Francisco Zardo e C. E. Bento Munhoz); a segunda, com professores de história que lecionam nestas escolas. Foram usados métodos de livre-associação, questões objetivas e entrevistas. Os resultados dessas intervenções proporcionaram interessantes observações e reflexões, que, acreditamos, podem colaborar não apenas para os objetivos do PIBID-História, mas para o ensino de História como um todo, especialmente no que tange à Escravidão e a pós-Abolição no Paraná.

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