História 1 > Páginas > ENAF 2015 - Patrimônio escolar no Colégio Dom Pedro II
Resumo
A atividade aqui apresentada foi desenvolvida nos meses de setembro e outubro de 2014, atendendo a uma solicitação da diretoria da escola D. Pedro II, que almejava trabalhar com o tema Patrimônio, para que seus alunos compreendessem a história do monarca brasileiro e a trajetória da própria escola, fundada em 1928, no bairro Batel. Desta forma, os bolsistas dividiram-se no trabalho em três séries, cada qual articulando uma abordagem diferente sobre o tema – destacamos aqui a atividade trabalhada nos oitavos anos, que fizeram estudo da biografia de D. Pedro II e de seu contexto histórico.
Para que os alunos se dedicassem mais à atividade, os bolsistas pensaram que a produção deum jornal a respeito do tema sintetizaria os dois objetivos da atividade: informar sobre a vida e o contexto de D. Pedro II, e publicizar as informações para toda a escola. Na aplicação o supervisor sugeriu cinco aulas, dentre as quais ocorreram uma gingaca, uma aula expositiva sobre o imperador, uma aula sobre o jornal, e nas duas últimas aulas foi realizada a produção do jornal. Todas as aulas foram preparadas e aplicadas pelos bolsistas. A primeira aula consistia num jogo de perguntas e respostas relacionadas à vida de D. Pedro II. A partir do uso de imagens como fontes, focando na construção da imagem de D. Pedro II como um homem sábio e intelectual. A terceira aula foi dialogada com o intuito de explanar a produção de um jornal, que contava com a divisão da sala em seis grupos – cada grupo designado a um bolsista específico. A cada grupo foi dado um tema, como por exemplo, as revoltas ocorridas durante o reinado de D. Pedro II, as leis referentes à escravidão, o casamento do imperador, etc.
Dentre as dificuldades encontradas pelos bolsistas destacamos a inexperiência com didática em sala (mau uso do quadro e das mídias) e a dificuldade dos alunos em escreverem o jornal. Dentre os aspectos positivos que vivemos nesta experiência apontamos a desenvoltura dos bolsistas em incentivar os alunos a se dedicarem a um assunto que a princípio parecia pouco atrativo. A atividade proporcionou, ainda, a publicização das avaliações que levaram informações a toda escola, alcançando o objetivo requerido pela diretoria, que era informar os estudantes sobre o patrimônio escolar.
Palavras-chave: Dom Pedro II; patrimônio; jornal; memória