História 1 > Páginas > ENAF 2015 - A formação do docente em História: limites e possibilidades.
Resumo
Desenvolvida no âmbito do projeto História 1 do PIBID História da UFPR, sob coordenação da professora doutora Karina Kosicki Bellotti e supervisão do professor Alisson Gonçalves, a atividade aqui apresentada faz referência à proposta de uma feira de História no colégio estadual Manoel Ribas, aplicada nos meses de julho e agosto de 2014, seguindo a divisão da equipe de bolsistas entre turmas de todas as séries do ensino fundamental (sexto, sétimo, oitavo e nono ano) e trabalhando com os alunos em uma gama variada de temas históricos tendo como finalidade uma apresentação, em um dia específico, para os docentes da instituição, grupo pedagógico, e para seus colegas discentes e para membros da comunidade externa (principalmente pais e responsáveis).
Ampliando o escopo do trabalho com Culturas e Identidades Culturais nos colégios da rede pública, conforme o referencial teórico do projeto, planejou-se trabalhar os lados de pesquisa e confecção de materiais para a apresentação no formato de feira, com temas relativos ao Egito Antigo, ao Medievo Europeu, à Revolução Francesa, à sociedade brasileira no período joanino, à Segunda Guerra Mundial e, por último, à Ditadura Civil-Militar no Brasil. No trabalho a ser apresentado, o foco será na atividade em cima dos oitavos anos – a partir dos conteúdos da Revolução Francesa (1789) e vinda da família Real ao Brasil (1808). Ressalta-se a recepção do projeto entre as diferentes turmas, desde os passos da pesquisa, da elaboração do material e da apresentação, variando entre o entusiasmo e apatia, assim como a dinâmica com os servidores e a equipe pedagógica do colégio que presenciou as apresentações.
Desta forma, a comunicação pode ser lida, sumariamente, nas possíveis percepções entre expectativas projetadas e resultados obtidos, envolvendo a satisfação em um determinado plano de aulas – ou uma série interligada de planos –, a crítica posterior relativa às condições da demanda da elaboração e aplicação de um projeto e, sobretudo, a pluralidade de formas de se perceber e se aprender com a experiência docente, proporcionada aos alunos de graduação através iniciação à docência.
Palavras-chave: Feira de História; Feira de Ciências; PIBID; História; Ensino Fundamental; experiência docente.