História 1 > Páginas > ENAF 2015 - A representação feminina no cinema infanto-juvenil.
Resumo
O projeto PIBID História 1 tem como eixo central trabalhar o multiculturalismo, a pluralidade de pensamento e as identidades culturais no ensino de história. Usando estas temáticas, o projeto desenvolveu uma atividade em ocasião do Dia da Mulher para ser aplicada em quatro aulas no colégio estadual Dom Pedro II para as turmas de sétimos anos em abril de 2015. Nosso objetivo foi introduzir nas séries iniciais uma maneira de discutir a questão de gênero, e para tal procuramos exemplos que se aproximassem do cotidiano dos alunos, a fim de que o tema lhes parecesse mais palpável.
A proposta foi selecionar filmes do cinema infanto-juvenil da produtora Walt Disney de algumas décadas dos séculos XX e XXI, mais especificamente que envolvessem a representação da mulher como princesa e, assim, criar aulas e debates nos quais os estudantes a observassem de maneira crítica e desconstruíssem padrões e estereótipos acerca desta. Os filmes escolhidos para este trabalho foram A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Pocahontas, Mulan, Frozen e Valente. Para os alunos os analisarem, foi criado um roteiro com questões para orientar o debate em sala e focá-lo nas questões de gênero presentes nas animações. Focamos na ideia de que as imagens apresentadas nos filmes são socialmente construídas e derivadas dos pensamentos de sua época, principalmente por se tratarem de narrativas que, na maioria das vezes, são baseadas em contos de fadas de séculos específicos e com mentalidades próprias, mas que ainda assim refletem nos padrões sociais dos séculos XX e XXI. Sendo assim, buscou-se interpretar as mudanças na sociedade nessa duração em consonância com as narrativas dos filmes hollywoodianos e as conquistas do movimento feminista.
Tentamos usar os questionamentos sobre identificação, tanto com as meninas quanto com os meninos, para desconstruir os padrões apresentados nos filmes e assim fomentar uma consciência crítica sobre as normas sociais de gênero. A atividade nos proporcionou bons resultados, pois os alunos se mostraram participativos nos debates, além de apresentarem grande compreensão da desconstrução dos estereótipos dos filmes.
Palavras-chave: Gênero, filmes, representação feminina.