Logo no início dos trabalhos da fase 2 do sub projeto PIBID História UFPR, elencou-se a necessidade de debater em equipe a problemática do projeto: repensar as diferentes formações e definições de culturas e identidades culturais presentes na História Geral e do Brasil. Para isso, após levantamento bibliográfico elaborado pelas alunas bolsistas Flávia da Rosa Melo e Bruna Daum,durante o mês de Agosto, os bolsistas se dedicaram a leitura e discussão de bibliografia atualizada sobre questões de identidade cultural e cultura no ensino de História.

Os bolsistas se organizaram em duplas e trios, para que, dialogando com leitura e discussão coletiva do livro "Identidades Culturais na Pós-Modernidade", de Stuart Hall e "Mundialização da Cultura", de Jean Pierre Warnier, elaborassem uma discussão bibliográfica que relacionasse a bibliografia discutida com temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de História de acordo com as diretrizes curriculares estaduais para o ensino de História no Paraná.

Você pode fazer download e visualizar o levantamento bibliográfico utilizado assim como os ensaios produzidos pelos alunos-bolsistas clicando nos links abaixo: (.doc)

Levantamento Bibliográfico "Cultura, Educação, Modernidade".
Reflexões sobre Identidade Negra e Educação.
Identidades, mídias e ensino de História.
Identidade Cultural na Educação e a Identidade do Jovem.
Identidades Culturais Juvenis e Globais.
Problematizando Cultura e Multiculturalismo no Ensino de História.
Identidades, culturas locais e cultura comum.
Identidade Cultural e Multiculturalismo no Ensino de História.