Por Leonardo Micheleto

O projeto do PIBID História tem em vista contribuir para a relação entre licenciatura e bacharelado no curso de História.

A indissociabilidade dessas duas atividades tem capacitado o estudante a conhecer, analisar e criticar os processos de produção do conhecimento histórico, assim como permite ao aluno uma reflexão crítica sobre a escrita da história, tanto a que ele estuda quanto a que ele mesmo produz. A indissociabilidade das atividades de pesquisa e ensino defendidos na universidade carece de um campo fértil para se manifestar em sala de aula. Um fator que reconhecidamente dificulta a incorporação da crítica historiográfica, aprofundada e exercitada nos anos de formação, ao dia a dia da escola é a forma do discurso histórico produzido nas universidades, de difícil acesso aos estudantes de ensino médio e fundamental.

Além disso, se tem um volume crescente de informações veiculadas com linguagem acessível aos jovens em idade escolar, o que faz com que se usem cada vez mais informações de conteúdo histórico por diferentes meios de comunicação em sala de aula.

Portanto, existe uma preocupação de se ensinar uma reflexão crítica aos alunos em relação a esses conteúdos históricos, e a produção acadêmica deve vir a contribuir nesse aspecto. A linguagem é, então, um problema central nessa discussão.

Dito isso, o projeto tem esses objetivos:

1. Conhecer as metodologias adotadas pelos professores do ensino médio para inserção de conteúdos históricos em sala de aula e identificar a forma como os alunos respondem a estas metodologias.

2. A partir dos conteúdos curriculares do ensino médio, e em conjunto com professores e alunos nas escolas, desenvolver e aplicar práticas inovadoras para seleção e adoção de materiais de conteúdo histórico de diferentes mídias de forma crítica.

3. Identificar, junto com professores e alunos nas escolas, os processos de construção desses conteúdos veiculados em jornais, Tvs, revistas semanais e mensais, blogs e sites.

Os objetivos são, portanto, além de apontar as aproximações e diferenças entre as narrativas históricas produzidas por diversas mídias das narrativas constituídas pela produção historiográfica e analisar a viabilidade de tratar uma história feita na academia em sala de aula, a aproximação com as escolas que participam do projeto, para maior conhecimento do público com o qual se trabalha.