Resumo

Este trabalho relata como o PIBID História 1 da UFPR vem abordando as questões de gênero nas escolas, produzindo atividades com o objetivo levar ao ensino básico de História uma necessidade levantada por novas correntes historiográficas: a importância de se resgatar a agência de personagens históricos tradicionalmente desconsiderados como agentes no curso da História, mais especificamente as mulheres, que, além de terem sido silenciadas na sua época, foram excluídas da memória construída sobre os mais diversos períodos, e para isto apresentaremos o relato de duas atividades. Na primeira, usamos um período sintomático dessa exclusão, a França do século XVIII, abrangendo o Iluminismo e a Revolução Francesa. Apesar dos grandes nomes associados a estes dois eventos corresponderem apenas à escrita masculina e à agência revolucionária dos homens franceses, o século XVIII representou um grande número de filósofas participando da produção que envolvia os ideais iluministas, escrevendo sobre a sua condição como mulher e criticando fortemente a inferioridade pressuposta pelos autores e homens de sua época, além de uma presença maciça das mulheres nas forças revolucionárias. Assim, os bolsistas prepararam um plano de aula que discutia o Iluminismo a partir de autoras que escreveram sobre o período, compreendendo as diversas origens das escritoras, sejam as burguesas, sejam as aristocratas. A avaliação seguiu o formato de questões do estilo ENEM, além de debate das respostas dadas pelos alunos. A segunda atividade se refere à idade contemporânea, onde foi trabalhado o grupo Mujeres Libres, militantes anarquistas que participaram do combate armado durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e que trazem discussão sobre a relação da mulher e da representatividade destas nos movimentos de esquerda. A avaliação foi a produção de uma página do Facebook convocando para um evento relacionado ao tema do plano. Apresentamos nossa dinâmica, os resultados e as observações, além de expor um meio entre tantos de trabalhar com questões de gênero no ensino de História, algo que se mostra cada vez mais necessário, visto o momento social atual. Salientamos que ambas as atividades aqui apresentadas renderam resultados positivos ao projeto, não apenas por parte das avaliações dos alunos - que atenderam as expectativas dos bolsistas - mas principalmente pelo fato de que nas duas ocasiões os alunos se mostraram abertos para ouvir e debater uma questão que cada vez mais é pressionada pelo conservadorismo, sendo então, experiências muito importantes para o PIBID História I.

Palavras-chave: Ensino de história, Estudos de gênero, Agência história de minorias.

Bolsistas

Rodrigo Bonatto Dall'Asta; Giovana Alves de Castro

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