Resumo

Os bolsistas do projeto PIBID História 1 desenvolveram uma atividade no Colégio Maria Pereira Martins com as duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, aplicadas no mês de Maio de 2016. Foram planejadas três aulas para trabalhar sobre Primeira República com o objetivo de apresentar e construir com os alunos o conceito de república e perceber o processo histórico pelo qual o Brasil passou para se tornar uma república. O trabalho dos bolsistas consistiu em aulas expositivas junto com a apresentação e análise de algumas fontes, tais como matérias de jornal e charges do inicio da república, fotos do Rio de Janeiro antes e depois de sua modernização e uma matéria sobre a atual situação das favelas do Rio de Janeiro. Abordamos nas aulas os conflitos dos diferentes grupos sociais envolvidos na mudança de regime político e também relacionamos esse período com a situação atual das periferias e as semelhanças e diferenças de políticas de saúde pública do período com preocupação da proliferação do zika vírus. Fazer essas conexões entre a história com situações do presente é o que atribui sentido ao ensino de história para proporcionar aos alunos ferramentas para construir seu conhecimento. A atividade avaliativa desenvolvida com os alunos pedia que se colocassem no lugar de um jornalista da época e construíssem a capa de um jornal que relatasse a Revolta da vacina. Tal atividade abre espaço para a criatividade e empatia dos alunos com os sujeitos envolvidos neste acontecimento e possibilita perceber que há diferentes formas de relatar um mesmo acontecimento e a forma de relatar ocorre de acordo com um ponto de vista. Essa forma de avaliação possibilita ao aluno mostrar como ele compreendeu o conteúdo desenvolvido em sala de forma que saia da avaliação tradicional, de modo geral as aulas geraram um bom resultado de compreensão do conteúdo.

Palavras-chave: República, Movimentos sociais, Formação periferia.

Bolsistas

Bruna Boni Hess; Lareane Machado

Clique aqui para conferir a apresentação em slides.