Resumo

O subprojeto PIBID-História I busca, com a elaboração de atividades para aplicação em salas de aula do ensino Fundamental II, proporcionar ao aluno a percepção da participação de sujeitos e/ou grupos geralmente marginalizados do estudo dos processos históricos. Além disso, o subprojeto preocupa-se em explorar as diversas formas de atuação de grupos marginalizados pela historiografia tradicional na formulação de sua própria história. Almejando atingir tal objetivo com os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Maria Pereira Martins, no bairro Barreirinha, em Curitiba, os bolsistas elaboraram duas atividades, com intervalo de onze meses entre a primeira e a segunda, em junho de 2015 e maio de 2016, abordando a temática do Holocausto pela perspectiva dos sujeitos que foram cativos nos campos mantidos pela Alemanha Nazista e dando especial atenção às suas diversas formas de resistência a esse sistema, demonstradas a partir de diferentes suportes midiáticos e perspectivas de relato. Foram utilizadas, nas duas atividades, fontes distintas para introduzir a temática aos alunos: O Diário de Anne Frank, livro publicado em 1947, com grande aceitação popular, e a revista em quadrinhos Maus, mais elitizada e menos conhecida. Nessa obra, o artista gráfico Art Spiegelman retratou a história do próprio pai como prisioneiro do regime nazista. No ano seguinte, os bolsistas mostraram e discutiram com os alunos a primeira cena do filme X-Men: Primeira Classe (2011), do diretor Matthew Vaughn, que se passa em um campo de concentração nazista, juntamente com fotos dos campos na Alemanha e na Polônia. Nesta apresentação, mostraremos os resultados dessas atividades, bem como as experiências resultantes de suas aplicações e das visitas, realizadas após as aulas sobre o tema, ao Museu do Holocausto no Centro Israelita do Paraná. Ressaltamos que os resultados junto aos alunos foram muito positivos, tanto nas atividades quanto nas discussões em sala e no Museu, sendo possível verificar que os alunos compreenderam não só a extensão do Holocausto mas também as experiências pessoais das vítimas e, assim, evitando uma percepção muito distante do tema. Os alunos analisaram uma das estratégias nazistas, a desumanização nos campos de concentração, por isso, a avaliação final foi a produção de relatos em que os alunos se colocaram no lugar de prisioneiros destes campos, a fim de articular os conhecimentos trabalhados em sala de aula e no Museu.

Palavras-chave: Holocausto, Resistencia, Ensino Fundamental

Bolsistas

Bárbara Nogueira do Nascimento; Milena Dell‘Aglio; Octávio Betiolo Teles

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