EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A DOCÊNCIA QUE SE CONSTRÓI NA ESCOLA

O projeto pauta-se no entendimento de que as experiências sociocorporais representam papel significativo nas escolhas e predileções durante a formação inicial dos futuros professores, muitas vezes, tais experiências podem marcar a própria trajetória acadêmica desses sujeitos. No caso específico da Licenciatura em Educação Física, a teoria tem apontado que, não raro, as experiências em práticas corporais e esportivas são os principais mobilizadores para a escolha por esta graduação. Neste sentido, muitas vezes, os licenciandos acabam valorizando as disciplinas práticas em detrimentos das disciplinas teóricas. Além disso, em alguns casos, preferem aprender a realizar determinada prática ao invés de aprender como se deve ensiná-la na escola. A partir desses estudos, nota-se a necessidade de aproximação dos licenciandos com o espaço escolar, ainda na formação inicial, pois desta maneira poderão ter a oportunidade de construir outras experiências sociocorpoarias, estas que servirão como mobilizadoras na construção da identidade docente desses sujeitos.

Diante desse entendimento, o projeto se constrói a partir da valorização das experiências sociocorporais vividas anteriormente ao ingresso na Licenciatura em Educação Física, assim como naquelas construídas durante a formação, prioritariamente nas instituições educativas. Para tanto, o projeto apresenta os seguintes objetivos: Elaborar o plano de trabalho dos integrantes do projeto que contemple a discussão sobre as experiências sociocorporais e inserir os acadêmicos/bolsistas no cotidiano das instituições educativas; Construir um memorial sobre as experiências sociocorpoarais para então planejar e vivenciar práticas docentes na rotina pedagógica das instituições educativas e práticas específicas da Educação Física nas turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Integral; Avaliar as ações desenvolvidas no primeiro semestre do projeto e ressignificar as práticas na estruturação do plano de trabalho, por meio da participação em ações de formação; Vivenciar a organização e implementação de uma proposta pedagógica de Educação Física por meio da atuação docente e de atitudes investigativas; Avaliar a sua formação docente por meio da sistematização e publicação dos resultados do projeto.