UFPR- Universidade Federal do Paraná                                      

PIBID – Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Português-3 Coord. – Waltencir Oliveira

Ficha de Avaliação Supervisoras - 2017

 

1. Nome     Inês Astreia Almeida Marques

 

2. Turmas acompanhadas pelo PIBID  - três

 

3. O que o acompanhamento dos bolsistas ID está significando para sua prática docente?

O acompanhamento dos bolsistas de ID significa, para mim, uma forma de capacitação continuada em serviço, pois sou graduada já há um bom tempo e, embora retorne à universidade, eventualmente, para cursos de extensão, eles se constituem mais teóricos do que práticos, ao contrário do acompanhamento dos bolsistas, que é mais prático que teórico. Acompanhar o desenvolvimento de uma aula planejada pelos bolsistas, observar a interação deles com os alunos das diferentes turmas contribui para que possamos colocar o nosso fazer pedagógico em outra perspectiva, objetivando melhorias e mudanças para o processo ensino e aprendizagem.

 

 

4. Foi possível perceber algum resultado das atividades do PIBID nos alunos da escola?

Com certeza foi possível perceber resultados muito positivos, por meio da observação da mudança de atitudes dos alunos em relação ao estudo e discussões sobre o conteúdo curricular.

 

5. Foi possível perceber diferença na atuação dos bolsistas em sala de aula?

Observou-se que, gradativamente,eles iam se posicionando de maneira mais segura, mais confiantes em relação aos procedimentos em sala de aula, tanto em relação ao conteúdo trabalhado como em relação ao contato com os alunos e tomada de decisões em diferentes situações do dia a dia deuma sala de aula.

 

6.O que você sugere para melhorar:

  1. Os planejamentos de aulas por eles apresentados.

As aulas têm sido bem planejadas, os bolsistas, conhecedores da realidade de cada turma buscam fazer as adequações necessárias, então, no momento, não há o que sugerir para melhorar.

 

  1. As execuções dos planejamentos.

Da mesma forma, os planejamentos têm sido bem executados,os bolsistas vêm bem preparados, trazem materiais informativos para ilustrar a aula, como por exemplo, mapas, figuras, edições históricas de alguma obra literária (materiais a que nem sempre o professor supervisor, sem a participação dos bolsistas, teria acesso) e isso contribui para uma formação mais ampla dos educandos.

 

  1. As interações com a turma.

São muito boas. Os bolsistas identificaram-se com as turmas (e vice-versa) pois são jovens e falam a mesma linguagem, e isso permitiu vivências diferenciadas a que os alunos das turmas não teriam acesso apenas com o trabalho pedagógico do supervisor.

 

  1. A organização de nosso projeto do pronto de vista de como ocorrem nossas reuniões – periodicidade, dinâmicas, diálogo/ponte entre as suas atividades e a mediação da coordenação do projeto.

 

Considero a organização do projeto bastante adequada, tanto às nossas necessidades para alinhamento e adequação dos conteúdos a serem trabalhados, como para promover melhor interação entre bolsistas, supervisores e coordenador.

 

 

7. Como a escola, enquanto equipe pedagógica tem acolhido o PIBID e procurado saber das atividades desenvolvidas pelo nosso projeto?

A escola acompanha, incentiva, dá total apoio ao projeto e às atividades desenvolvidas, acompanhando, via supervisor, as diferentes atividades que são desenvolvidas