Português 3 > Posts > 2017 - Fernando Pessoa; vários poetas em um poeta
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenador: Profo. Waltencir Oliveira
Supervisora: Profa. Neli Teles
Bolsistas: Bruna Letícia e Renata Nemitz
Aula 1
Objetivo: Apresentar aos alunos o conceito de heterônimos e, a partir disso, uma introdução da vida e obra de Fernando Pessoa e seus três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Ensinar os alunos a observarem diferenças e semelhanças entre os estilos e temas das poesias escolhidas a partir da revisão dos conceitos de forma fixa e livre, verso, rima e verso.
Palavras-chave: Heterônimos, Fernando Pessoa, Análise Comparativa.
Primeira hora-aula (segunda-feira):
- Organizar os alunos em 6 grupos e entregar o material impresso constituído de 2 adaptações de páginas de Facebook aleatórias (entre as de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis) para cada grupo. Instruí-los a, em conjunto, analisar e comparar os dois materiais e responderem as perguntas de cada um. Passados 10 minutos, trocar o material de cada grupo pelas páginas dos outros 2 poetas ainda não vistos por aqueles alunos.
- Discussão: Instigar os alunos a falarem sobre os poetas. Quais semelhanças mais chamaram a atenção? E quais diferenças? Foi fácil fazer essas comparações? Com qual mais se identificaram?
- Análise: Introduzir o conceito de heterônimo e apresentar uma breve biografia de Fenando Pessoa e dos demais poetas. Exemplificar as características de cada a partir de observações sobre o conteúdo do material impresso.
- Atividade de continuidade: Instruir os alunos a, em suas casas, prepararem um texto como uma postagem de um heterônimo próprio. Incentivá-los a criar, além da identidade, uma personalidade para esse heterônimo. O texto pode ser em prosa ou verso, com temática livre. Ressaltar que esta produção deverá ser entregue na sexta-feira.
Segunda hora-aula (sexta-feira):
- Retomada de atividade: Recolher a produção anteriormente solicitada aos alunos. Questioná-los sobre a experiência de criar um heterônimo.
- Análise: Retomada dos conceitos de forma fixa e livre, rima, verso e métrica, a partir das poesias dos materiais impressos.
- Expor no quadro negro, com a participação dos alunos, a análise dos seguintes versos para observação dos conceitos de verso e métrica:
Comparar as estrofes quanto ao tamanho (quantidade de sílabas métricas) e realizar a metrificação de cada:
“Há uma cor que me persegue e que eu odeio,” [Poemas de Ricardo Reis. Fernando Pessoa. (Edição Crítica de Luiz Fagundes Duarte.) Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1994. - 189.]
“Não sei quantas almas tenho.” [Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993). - 48.]
- Entregar aos alunos cópia individual do material impresso com o poema “Ah, um soneto...” de Álvaro de Campos. Expor no quadro negro a análise das seguintes estrofes para observação dos conceitos de forma e rima:
Destacar a regularidade entre os tamanhos dos versos e analisar o estilo de rimas.
“Meu coração é um almirante louco
Que abandonou a profissão do mar
E que a vai relembrando pouco a pouco
Em casa a passear a passear...”
Álvaro de Campos - Livro de Versos . Fernando Pessoa. (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993. - 148.
Destacar a irregularidade entre os tamanhos dos versos e comparar o estilo de rimas.
“Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não
fossem Ridículas.”
Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). - 84.
Materiais necessários:
- Adaptação de página de Facebook de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis (3 cópias coloridas de cada) – EM ANEXO
- Poema “Ah, um soneto...” de Álvaro de Campos – JÁ IMPRESSO