UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras

Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenador: Profo. Waltencir Oliveira
Supervisora: Profa. Neli Teles
Bolsistas: Bruna Letícia e Renata Nemitz

Aula 1

Objetivo: Apresentar aos alunos o conceito de heterônimos e, a partir disso, uma introdução da vida e obra de  Fernando Pessoa e seus três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Ensinar os alunos a observarem diferenças e semelhanças entre os estilos e temas das poesias escolhidas a partir da revisão dos conceitos de forma fixa e livre, verso, rima e verso.

Palavras-chave: Heterônimos, Fernando Pessoa, Análise Comparativa.

Primeira hora-aula (segunda-feira):

  1. Organizar os alunos em 6 grupos e entregar o material impresso constituído de 2 adaptações de páginas de Facebook aleatórias (entre as de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis) para cada grupo. Instruí-los a, em conjunto, analisar e comparar os dois materiais e responderem as perguntas de cada um. Passados 10 minutos, trocar o material de cada grupo pelas páginas dos outros 2 poetas ainda não vistos por aqueles alunos.
  2. Discussão: Instigar os alunos a falarem sobre os poetas. Quais semelhanças mais chamaram a atenção? E quais diferenças? Foi fácil fazer essas comparações? Com qual mais se identificaram? 
  3. Análise: Introduzir o conceito de heterônimo e apresentar uma breve biografia de Fenando Pessoa e dos demais poetas. Exemplificar as características de cada a partir de observações sobre o conteúdo do material impresso.
  4. Atividade de continuidade: Instruir os alunos a, em suas casas, prepararem um texto como uma postagem de um heterônimo próprio. Incentivá-los a criar, além da identidade, uma personalidade para esse heterônimo. O texto pode ser em prosa ou verso, com temática livre. Ressaltar que esta produção deverá ser entregue na sexta-feira.

Segunda hora-aula (sexta-feira):

  1. Retomada de atividade: Recolher a produção anteriormente solicitada aos alunos. Questioná-los sobre a experiência de criar um heterônimo.
  2. Análise: Retomada dos conceitos de forma fixa e livre, rima, verso e métrica, a partir das poesias dos materiais impressos.
  • Expor no quadro negro, com a participação dos alunos, a análise dos seguintes versos para observação dos conceitos de verso e métrica:

Comparar as estrofes quanto ao tamanho (quantidade de sílabas métricas) e realizar a metrificação de cada:

“Há uma cor que me persegue e que eu odeio,” [Poemas de Ricardo Reis. Fernando Pessoa. (Edição Crítica de Luiz Fagundes Duarte.) Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1994. - 189.]

“Não sei quantas almas tenho.” [Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993). - 48.]

  • Entregar aos alunos cópia individual do material impresso com o poema “Ah, um soneto...” de Álvaro de Campos. Expor no quadro negro a análise das seguintes estrofes para observação dos conceitos de forma e rima:

Destacar a regularidade entre os tamanhos dos versos e analisar o estilo de rimas.

“Meu coração é um almirante louco

Que abandonou a profissão do mar

E que a vai relembrando pouco a pouco

Em casa a passear a passear...”

Álvaro de Campos - Livro de Versos . Fernando  Pessoa. (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993. - 148.

Destacar a irregularidade entre os tamanhos dos versos e comparar o estilo de rimas.

“Todas as cartas de amor são

Ridículas.

Não seriam cartas de amor se não

fossem Ridículas.”

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). - 84.

Materiais necessários:

  • Adaptação de página de Facebook de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis (3 cópias coloridas de cada) – EM ANEXO
  • Poema “Ah, um soneto...” de Álvaro de Campos – JÁ IMPRESSO