UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras

Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenador: Profo. Waltencir Oliveira
Supervisora: Profa. Neli Teles
Bolsistas: Bruna Letícia e Renata Nemitz

Aula 1

Objetivo: Apresentar aos alunos a diversidade de formas poéticas através da comparação entre poemas de forma fixa (soneto, estrutura já introduzida pela professora Neli) e poemas de forma livre. Reforças as definições de métrica e rima e demonstrar as variedades ocorrentes nos poemas escolhidos.

Palavras-chave: Forma fixa, forma livre, poema.

Primeira hora-aula (segunda-feira):

1. Entregar aos alunos material impresso individual com o soneto Ah, um soneto... de Álvaro de Campos e o poema Aviso aos náufragos de Paulo Leminski. Instruir a primeira leitura individual e em seguida realizar a segunda leitura com a participação dos alunos. *Perguntar se eles conhecem os escritores... (10 minutos)
2. Discussão: Instigar os alunos a responderem sobre os poemas. Como você sabe identifica os textos como poemas? Qual deles parece ter uma estrutura mais rígida? Como as rimas ocorrem em cada um? Incentivar os alunos a argumentarem sobre suas respostas. (20 minutos)
3. Análise: Retomar os conceitos de verso, métrica, forma fixa e tipos de rimas. Apresentar no quadro as estruturas de cada poema e realizar, com a participação dos alunos, a metrificação de um verso de cada poema e a análise do esquema de rimas de uma estrofe. (20 minutos)

Material necessário: Poemas 'Ah, um soneto...' de Álvaro de Campos e 'Aviso aos náufragos' de Paulo Leminski impressos para cada aluno.

Segunda hora-aula (sexta-feira):

1. Voltada para a análise de interpretação dos poemas. Do que trata cada poema? As temáticas coincidem? O que você entendeu sobre cada um? Quais são as referências apresentadas no poema de Paulo Leminski? Você conhece alguma delas? (10 minutos)
2. Análise: Analisar a temática do soneto. Apresentar as referências do poema de Paulo Leminski, principalmente as relacionadas à épica, criando uma introdução para a Aula 2, relativa à poemas épicos. (10 minutos)
3. Atividade: Apresentar aos alunos o conceito de paráfrase. Em seguida, divididos em grupos de 3 ou 4 alunos, escolherem um dos poemas para fazer uma paráfrase, que pode ser produzida em verso ou prosa, à escolha dos alunos. As atividades devem ser recolhidas no final da aula. (30 minutos)

Material necessário: Poemas 'Ah, um soneto...' de Álvaro de Campos e 'Aviso aos náufragos' de Paulo Leminski impressos para cada aluno.

AH, UM SONETO...

Meu coração é um almirante louco
que abandonou a profissão do mar
e que a vai relembrando pouco a pouco
em casa a passear, a passear...

No movimento (eu mesmo me desloco
nesta cadeira, só de o imaginar)
o mar abandonado fica em foco
nos músculos cansados de parar.

Há saudades nas pernas e nos braços.
Há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.

Mas — esta é boa! — era do coração
que eu falava... e onde diabo estou eu agora
com almirante em vez de sensação? ...

Álvaro de Campos

Disponível em: <http://www.citador.pt/poemas/ah-um-soneto-alvaro-de-camposbrbheteronimo-de-fernando-pessoa> acessado em 03.11.2017

AVISO AOS NÁUFRAGOS

Esta página, por exemplo,
não nasceu para ser lida.
Nasceu para ser pálida,
um mero plágio da Ilíada,
alguma coisa que cala,
folha que volta pro galho,
muito depois de caída.

Nasceu para ser praia,
quem sabe Andrômeda, Antártida,
Himalaia, sílaba sentida,
nasceu para ser última
a que não nasceu ainda.

Palavras trazidas de longe
pelas águas do Nilo,
um dia, esta página, papiro,
vai ter que ser traduzida
para o símbolo, para o sânscrito,
para todos os dialetos da Índia,
vai ter que dizer bom-dia
ao que só se diz ao pé do ouvido,
vai ter que ser a brusca pedra
onde alguém deixou cair o vidro.
Não é assim que é a vida?

Paulo Leminski

LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo, CIA das Letras, 2013. p.175