UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Curso de Graduação em Letras

 

 

Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula

Coordenador: Profº. Waltencir Oliveira

Bolsistas: Amanda Belardo da Silva, Ana Carolina Freitag, Eduardo Oliveira, Fernanda Rocha Pizza, Isabel Linhares da Silva, Marco Antonio Machado Ladeia, Tainara Fornaziero.

 

 

 

Aula 02:

 

Objetivo: Apresentar características básicas da poesia (verso, estrofe, rimas), trabalhar a análise de poemas e também introduzir dois ou mais poetas aos alunos.

 

Primeira hora aula

 

1. Feedback: dar o feedback com relação ao texto feito pelos alunos em nossa última entrada em sala de aula (2 minutos)

 

2.. Leitura: distribuição e leitura dos poemas “Soneto à Lua”, de Vinicius de Morais e “Lua Adversa”, de Cecília Meireles. A leitura deve ser feita em voz alta por uma das bolsistas, enquanto todos os alunos acompanham. (2 minutos)

 

3. Debate: conversa com os alunos com relação ao que foi lido. Qual é o gênero dos textos lidos? Como podemos perceber que se trata desse gênero? Do que fala esses textos?  (3 minutos)

 

4. Apresentação: baseado nos elementos fornecidos pelos próprios alunos, uma releitura deve ser feita, destrinchando possíveis significados. (8 minutos)

 

4.1. Apresentar os autores aos alunos e um pouco de suas biografias, aquilo que se julgar necessário para análise do texto escolhido.

 

5. Resumo: pedir para que os alunos, em conjunto, resumam aquilo que foi debatido e como se sucedeu a análise. Enquanto é feita essa retomada, um dos bolsistas escreve pontos chave no quadro (5 minutos).

 

6. Repetição: repetir os passos de leitura, debate e apresentação, com o “XXXV – O luar através dos altos ramos”, de Alberto Caeiro/Fernando Pessoa. A ideia é tentar traçar o mesmo caminho feito com os primeiros poemas, para que o mesmo resumo possa ser utilizado.  (15 minutos)

 

7. Conclusão: conversar com os alunos sobre diferenças e semelhanças encontrados nos poemas lidos. Apontar para a noção de pluralidade no que diz respeito ao poema: nem só x ou y é poesia, ela é feita de vários autores, várias épocas e várias relações com o fazer poético, etc. (5 minutos)