https://lh4.googleusercontent.com/HXaNzMywSMQfeWjejlze6y0FFrco1VQdmRQQnB_Gbq--36y_dsleEkilBjM0gIoGC24dSk32ikHQhYWpYlR9QJWzjZbbAFkjQYnpIU5UsD4SPnUD2MlanaEtSPifcyrfTzlyXfaLCuX6r5FLQg 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Humanas

Curso de Graduação em Letras

Subprojeto Português 3:
Formação de Leitores - Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenadora: Profa. Dra. Renata Telles

 

Os meninos da rua Paulo

Turma 8C - COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA

Supervisora: Profa. Luciana Kitaka

 

BOLSISTAS RESPONSÁVEIS: Fernanda Rocha, Laura Carneiro dos Santos, Valentina Thibes Dalfovo, Sinval Hortelan Jr (voluntário)

 

 

PLANOS DE AULA

 

Aula de Observação e Diagnóstico - Observação de aula da professora Luciana e aplicação do questionário abaixo (respostas anônimas), com o objetivo de conhecer hábitos de leitura, interesses e expectativas dos alunos.

 

QUESTIONÁRIO

Idade:

Escolaridade dos responsáveis:

Ensino fundamental [   ] completo [   ] incompleto

Ensino médio  [   ] completo   [   ] incompleto

Faculdade  [   ] completa    [    ] incompleta

Qual a sua matéria preferida na escola?

Você gosta de cinema? Qual o seu filme preferido?

Você gosta de música? Qual sua música preferida?

Você gosta de ler? Qual a sua leitura preferida?

Você tem livros em casa? Quais?

Você tem espaço ao ar livre para brincar, jogar bola, dançar, fazer exercício? Você vai a parques e praças?

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Você tem alguma sugestão para as aulas de português?

 

Comentários sobre as aulas observadas: A turma do 8C é uma turma agitada mas participativa. Como esperado, os alunos dividem-se em grandes grupos e, principalmente, dividem-se entre meninos e meninas. O grupo de meninos que senta mais à frente foi o mais receptivo e colaborativo com os bolsistas. Acompanhamos aulas de leitura, nas quais a maioria dos alunos realmente fazia a leitura planejada, com alguns casos de alunos que conversavam ou mexiam no celular. Os alunos aceitaram bem os bolsistas e responderam os questionários de maneira séria, não havendo nenhum caso de resposta que dificultasse nossos cálculos.

 

Comentários sobre o questionário: De maneira geral, os resultados nos mostraram uma turma com faixa variada de idade, o que pode resultar em diferentes reações às atividades propostas, fato que ajudou em nosso planejamento de aula. As matérias preferidas da turma são Educação Física, Matemática e Ciências, sendo que apenas um(a) aluno(a) escolheu Português como disciplina favorita. Ainda assim, quase 15 alunos disseram gostar de ler e outros 13 disseram gostar “mais ou menos” de leitura. A grande maioria (25 alunos) possui livros em casa, mas apenas 5 afirmaram ler no tempo livre. A preferência em filmes deu-se pelo gênero Aventura, o que sugere que possivelmente apreciarão a leitura de Os meninos da rua Paulo. Assim como as personagens da obra, a maioria dos alunos afirma ter um espaço livre para lazer perto de suas casas, mas não o utilizam em seu tempo livre, ocupando este principalmente com celular e televisão. (Para resultados específicos ver ANEXO – Gráfico questionário 8C)

 

 

 

*As aulas, a partir daqui, serão divididas em parte I e parte II, sendo que cada parte diz respeito à uma hora/aula. Essas duas horas/aulas são ministradas no mesmo dia.

 

Aula 01

Parte I - Aula de Motivação

 

Objetivo: Criar expectativa, curiosidade e explorar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, que depois poderão ser utilizados e confrontados na leitura.

 

Atividades:

1.      Apresentar aos alunos, através de slides, imagens que se relacionam aos espaços e personagens do livro Os meninos da rua Paulo. Trabalhar oralmente relações, experiências, lembranças e desejos despertados pelas imagens, fazendo as seguintes perguntas:

(Foto 1 – terreno baldio) O que você faria se tivesse um espaço assim à disposição?

(Foto 2 – estilingue, mapa, mochila, lanterna, corda e caderno) Como você utilizaria esses equipamentos?

(Foto 3 – casa na árvore) Você já viu uma casa dessas? Gostaria de ter? Como a utilizaria?

2.      A partir da Foto 1, de um terreno baldio, pedir aos alunos que escrevam, em um texto curto (aproximadamente um parágrafo), o que fariam se tivessem um espaço assim à disposição e de que maneira o utilizariam.

 

Material:
Fotos em slideshow (ANEXO 1 – Os Meninos da Rua Paulo):

●       Slide 1 - Terreno baldio

●       Slide 2 - Itens de aventura como lanterna, caderno, mapa, corda, mochila, e

estilingue.

●       Slide 3 - Casa na árvore

●       Slide 4 - “Forte” da série Stranger Things (referência atual, mais uma vez na

tentativa de estabelecer pontes entre o conteúdo que seria apresentado no livro e                        as referências que fazem parte do repertório dos alunos).

 

Parte II - Aula de Introdução

 

Objetivo: Inserir os alunos no contexto em que se passa a história do livro que será lido: Os meninos da rua Paulo.

 

Atividades:

1.      Estabelecer relações do imaginário despertado pelas fotos com um seriado mais recente, Stranger Things, que explora o “clube” de adolescentes. Exibir vídeo com um trecho da série e discuti-lo com os alunos.

2.      A partir de slides, comentar sobre a Hungria: situá-la geograficamente, apresentar mapas para os alunos.

3.      Comentar especificamente sobre Budapeste, cidade em que se passa a história, e seus desdobramentos históricos: Contar sobre a unificação de Budapeste, explicar sobre o rio Danúbio, comentar sobre a ocupação nazista. Ainda, mostrar fotos de Budapeste atualmente e de Budapeste do início do séc XX, época em que se passa o livro.

4.      Comentar sobre o autor, Ferenc Molnár: datas de nascimento e morte, sua nacionalidade, suas principais obras e fatos importantes de sua vida (o fato de ser judeu e ter emigrado para os EUA por causa do nazismo).

5.      Mostrar a escultura dos meninos da Rua Paulo em Budapeste, relacionando-a ao autor.

6.      Explorar a expectativa em torno do título do livro: Por que meninos? Por que da rua Paulo? Seriam meninos de rua? O que o título nos diz?

 

*Atividades extras (para complementar a aula, dependendo do andamento): Exibição do trecho dos filmes “Os Batutinhas” e leitura de uma história da Turma da Mônica (com a mesma temática do livro: grupos de meninos).

 

Material:
Slideshow com informações sobre o contexto  (ANEXO 2 – Os meninos da Rua Paulo).

Vídeo do seriado Stranger Things (2016, seriado criado por The Duffer Brothers e produzido pela Netflix.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CKtq-bZgS8I  (

Vídeo do filme “Os Batutinhas” (1994, longa metragem da Universal Pictures, dirigido por Penelope Spheeris)

Trecho do Gibi A Turma da Mônica.SOUSA , Maurício. Turma da Mônica. Cascão em – A senha secreta (mas não muito). (ANEXO 3 – Os Meninos)

 

Comentário:

8C -  A aula correu bem, com os alunos participativos e respondendo bem às propostas dos bolsistas.  A atividade escrita foi bem-sucedida. Muitos alunos tiveram uma interpretação  sobre o uso do terreno baldio sobre a qual não havíamos pensado: acreditando que seriam proprietários do espaço: muitos alunos indicaram que usariam o terreno para brincar com amigos, porém tivemos casos de alunos afirmando que venderiam o espaço para ganhar dinheiro, que construíram no espaço um imóvel ou que construiriam neste prédios de assistência social.  A segunda parte  da aula começou com exibição do vídeo de Stranger Things e seguimos para o conteúdo de Introdução. Os alunos estavam também muito participativos, mas tornaram-se distraídos conforme o final da aula se aproximava. As atividades extras não foram aplicadas nessas aulas por conta do tempo.

 

 

Aula 02 -  Leitura dos capítulos I e II

 

Parte I

 

Objetivos: Despertar o interesse e a curiosidade pela leitura. Levar os alunos a ativar seus conhecimentos prévios sobre temas e contexto de Os meninos da rua Paulo e iniciar a leitura da obra, buscando uma vocalização clara, com entonação e ritmo feita pelos  bolsistas, de modo a envolver os alunos.

 

Atividades:

1.      Atividade de retomada da aula anterior: Conversar com a turma sobre o que foi trabalhado anteriormente. Perguntar oralmente: O que vocês lembram da aula passada? O que mais chamou atenção de vocês? O que vocês esperam da leitura do livro Os meninos da rua Paulo?

2.      Retomar também a atividade escrita, comentando com os alunos, de maneira geral, quais foram as respostas mais comuns, quais foram as expectativas do grupo como um todo, de que maneira eles interpretaram as imagens apresentadas.

3.      Apresentar o exemplar do livro, explorar a imagem da capa. Entregar uma cópia dos 5 primeiros capítulos para cada aluno.

4.      Dar, então, entrada na leitura do livro Os Meninos da rua Paulo.

5.      Leitura vocalizada do primeiro capítulo de Os meninos da rua Paulo feita pelos bolsistas. Os alunos, nesse primeiro momento, acompanham a leitura com as cópias que tem em mãos.

 

Material: 

MÒLNAR, Ferenc. Os meninos da rua Paulo. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Saraiva, 1973.

 

Cada aluno recebeu uma cópia em xerox com metade do texto de Os meninos da rua Paulo (até o capítulo 5), fornecidas pela equipe PIBID- PORTUGÊS 3. A segunda metade do texto será entregue com o avanço das aulas.

 

 

Parte II

 

Objetivos: Verificar a compreensão do texto pelos alunos e continuar a leitura, incentivando a participação dos alunos para a leitura vocalizada.

 

Atividades:

6.      Retomada, com perguntas breves, sobre a leitura do primeiro capítulo: O que vocês entenderam até aqui? Lembram-se do nome de algum personagem? Qual? Lembram-se de alguma característica dele? Deixaram de entender alguma parte? Gostariam de esclarecer alguma coisa? Quais foram as principais ações do primeiro capítulo?

7.      Leitura do segundo capítulo com pausas em momentos estratégicos em que as bolsistas consideraram necessário esclarecer palavras aparentemente complexas ou estabelecer relações com outros trechos que pudessem auxiliar a compreensão da história.

·    Deixar claro, nesse momento, que os alunos podem interromper a leitura quando for necessário para tirar dúvidas e que eles podem participar da leitura, caso queiram.

8.  Tarefa (para casa): Leitura do terceiro capítulo.

 

Material:

Cópia em xerox de Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár.

 

Comentários:

8C - Nossas atividades propostas foram bem-sucedidas. Na primeira parte, os alunos lembraram-se de nossas atividades anteriores e a maioria se interessou pela leitura. Na segunda parte, pedimos que alguns alunos fizessem a leitura conosco, ação que teve bastante sucesso, atraindo a atenção de toda a sala para nossa leitura. Os alunos não exibiram dúvidas, mas fizemos uma leitura calma e com pausas para retomadas. Somente não tivemos tempo de concluir a leitura do segundo capítulo, portanto, não pedimos atividade para casa.

 

Aula 03 -  Leitura do capítulo III

 

Parte I

 

Objetivo: Retomar a leitura feita anteriormente e envolver os alunos para sua continuidade, criando expectativas sobre os acontecimentos narrados.

 

Atividades:

1.   Retomada, através de discussão, do conteúdo dos capítulos 1 e 2 lidos na aula anterior: através de perguntas e estímulos para que eles recordassem o que foi lido na última aula, refazer com eles o percurso da história desenvolvido nos capítulos iniciais. Perguntas possíveis: Vocês lembram quais são os acontecimentos mais importantes do capítulo um e dois? Quais foram as partes que mais chamaram atenção? Vocês lembram quais personagens novos apareceram no capítulo dois? Além do grupo de meninos, quem são os outros personagens? De que maneira eles se relacionam com a história?

2.   Conclusão da leitura do capítulo 2. Os alunos são convidados a participar da leitura vocalizada, sendo que cada voluntário lê as falas de um personagem.

3.   Início da leitura feita pelas bolsistas do capítulo III. A leitura vocalizada de falas dos personagens por parte dos alunos continua.

 

Parte II

Objetivo: Continuidade da parte I. Prosseguir com a leitura em sala, para que, dessa maneira, os alunos possam perceber a importância da leitura que respeita as marcações textuais, pontuações, pausas, entonação, etc.

 

Atividades:

4.   Finalização da leitura do capítulo III feita pelas bolsistas, os alunos acompanham as leituras com suas cópias e também participam da leitura vocalizada.

5.   Tarefa (para casa): Leitura do capítulo IV. A ideia é que os alunos, depois de terem experimentado a leitura com as bolsistas e compreendido o básico do entrecho narrativo, possam prosseguir com a leitura e ir desenvolvendo a capacidade de realizá-la sozinhos.

 

Material:

Cópia em xerox de Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár

 

Comentários:

8C - O início da aula envolveu uma retomada oral da leitura feita anteriormente. Alguns alunos mostraram-se distraídos, mas a maior parte colaborou com a retomada, mostrando que compreenderam e lembravam-se da leitura. Conforme a leitura do terceiro capítulo progredia com o aparecimento de novas ações e personagens, achamos importante prolongar a explicação de algumas partes da leitura. Sendo assim, discutimos os trechos que julgamos mais relevantes com os alunos e as personalidades de personagens importantes, como Boka e Nemecsek. Os alunos mostraram-se interessados e atentos às ações dessas personagens. As leituras foram feitas com os trechos narrativos sendo lidos pelas bolsistas e os diálogos pelos alunos que se voluntariaram. A atividade enviada como tarefa de casa foi a leitura do capítulo IV.

 

* Até aqui as aulas foram realizadas com os alunos em sala. Os planos que se seguem ainda não foram aplicados devido à ocupação do colégio por parte dos alunos e à greve dos professores, em resistência à quebra de acordo por parte do governo estadual e à imposição da MP do Ensino Médio pelo governo federal. As aulas foram retomadas na metade de novembro, sem tempo hábil, no entanto, para a inclusão dos comentários, em função do prazo final do realtório PIBID/Capes.

 

 

Aula 04

 

Parte I

Objetivo: Auxiliar os alunos a retomarem o trabalho feito antes da paralisação para facilitar a continuidade da leitura. Medir o quanto eles recordam dos trabalhos desenvolvidos e avaliar as atividades  necessárias depois da pausa. Trabalhar a percepção das características dos personagens da narrativa durante a leitura.

 

Atividades:

1.    Retomada geral - desde o primeiro capítulo, através de debate oral.

2.    Realizar atividade de organização da história. Serão distribuídos papéis recortados contendo pequenos trechos da história, todos embaralhados. Os alunos deverão colocá-los em ordem. Dessa maneira, conseguiremos medir o quanto eles lembram da história e quais são os pontos em que tem mais dificuldade. Essa atividade será desenvolvida em grupo de cinco alunos, para que a correção e a organização sejam mais dinâmicas e tirem eles um pouco do esquema leitura + comentário apenas.

 

3.    Produção escrita:

a)    Pedir para que cada aluno escreva em um papel o nome do seu personagem preferido. Nós, bolsistas, faremos a contagem dos “votos” e o personagem mais votado será o foco da atividade escrita.

b)    Escolher um outro personagem que não o votado pela turma e perguntar sobre o seu aspecto físico e sobre sua personalidade. A partir das respostas, construir junto com a turma um “perfil” desse personagem.

c)    Os alunos deverão, então, desenvolver um exercício de descrição, em mais ou menos um parágrafo, do personagem votado pela turma (se atendo apenas às características que eles puderem extrair do livro).

 

Materiais:

Impressos para retomada .

Frases para retomada:

Os meninos saem da aula e compram torrone com o italiano na saída do colégio. Gueréb, junto de Csele, pensa em roubar alguns torrones depois de acertar o chapéu neles. Boka os detém.

Nemescek é surpreendido enquanto joga com bolas de gude. Os irmãos Pásztor declaram um einstand.

Chico Áts invade o Grund e rouba a bandeira dos meninos da Rua Paulo.

O eslovaco e Heitor são apresentados.

Boka decide mostrar aos Meninos do Jardim Botânico sua insatisfação. Decide um plano envolvendo o bilhete: OS MENINOS DA RUA PAULO ESTIVERAM AQUI.

Nemescek, Boka e Csonákos executam o plano e entram no território dos meninos do Jardim Botânico. Nemescek cai no rio.

Alguns dos meninos da Rua Paulo são chamados na direção para conversar sobre a Sociedade do Betume.

Nemescek vê Geréb tentando convencer o Eslovaco a expulsar os meninos da rua Paulo do Grund e corre avisar o Boka. O resto dos meninos da rua Paulo o acusam de traição.

 

Parte II

 

Objetivo: Prosseguir a leitura compartilhada entre bolsistas e alunos. Cobrir possíveis “esquecimentos” diagnosticados durante a primeira parte.

 

Atividades:

 

1.    Leitura do capítulo 5: Ler com os alunos o capítulo cinco, sempre no esquema de permitir a participação deles para leitura e questionamentos. Realizando pausas, sempre que for possível, reforçar alguma informação que seja necessária para melhor compreensão da história como um todo.

2.    Tarefa (para fazer em casa): Leitura do capítulo 6 – Entregar aos alunos a segunda parte do livro (do capítulo seis aos dez).

3.    Atividade extra para possível sobra de tempo em sala: Charadas. Dividir a turma em cinco grupos e realizar um “campeonato de charadas”. Cada grupo tem sua vez de responder e aquele que errar ou não souber responder passa sua questão para resposta coletiva, o grupo que for sorteado para responder tem chance de tentar.

 

Materiais:

Cópia em xerox de Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár.

Charadas

O que é o que é?

Que junto com o cão, espera por promoção?

R:Nemecsek.

 

O que é o que é?

Dos meninos da rua Paulo líder quer ser,

Mas pelas costas, com Chico Áts, quer os abater.

R: Geréb.

 

O que é o que é?

Assim como sede de água, tem sede de assobiar.

R: Csónakos.

 

O que é o que é?

Ao meu soar, seus pertences vou roubar!

R: Einstand.

 

O que é o que é?

Quando me veem o ritmo se acalma

E o cumprimento logo vem!

R: Professor.

 

O que é o que é?

Se a regra não cumprir e a porta aberta ficar,

Em mim seu nome ficará.

R: livro negro.

 

O que é o que é?

Antes com dois krajcár, dois de mim você levava.

R:Torrone.

 

O que é o que é?

Pro sorteio do novo líder, de mim precisaram.

R: Chapéu.

 

O que é o que é?

A nossa chegada, suas pernas tremeram e as bolas de gude foram roubadas.

R: Os Pasztor.

 

O que é o que é?

Que com sua inteligência, ao campo inimigo invadiu com excelência.

R: Boka.

 

O que é o que é?

No seu bolso vou vazar e suas mãos sujas vou deixar.

R: tinta.

 

O que é o que é?

Se em mim encostar, coceira vou te dar.

R:Urtiga.

 

 

 

Aula 05

 

Parte I:

Objetivo: Valorizar a leitura individual, dando voz e incentivando a interpretação dos alunos. Prosseguir as atividades visando uma leitura mais competente e atenta por parte dos alunos.

 

Atividades:

1.      Retomada do capítulo seis com exercício de retomada oral. As bolsistas fazem perguntas aos alunos: O que vocês lembram que acontece logo no início do capítulo? E depois? Qual foi a parte que mais chamou sua atenção? Você não gostou de alguma? Por quê? Voltar ao livro quando necessário, para confrontar a leitura subjetiva com a narrativa. Enquanto isso, outra bolsista vai anotando os fatos no quadro na sequência correta em que aconteceram durante a narração, com o intuito de esclarecer o entrecho àqueles que ainda tiverem dúvidas.

  1. Atividade de dança das cadeiras: Como uma dança das cadeiras normal, nesta brincadeira o aluno que não conseguir se sentar, ficando de “fora”, responde uma questão sobre o livro. A brincadeira pode ser feita em grupos menores para que haja menos confusão.
    Perguntas a serem feitas:

1) No capítulo 1, os meninos estão no final de uma aula. Que aula era essa?
R: Ciências.

2) Qual é a moeda utilizada por eles (tipo de dinheiro)?

R: Krajcár

3) Qual é a nacionalidade do vendedor de doces e torrones?

R: Ele é italiano

4) O que é o einstand?

R: É um termo, uma gíria dos meninos de Budapeste. Quando um garoto mais forte deseja tomar os brinquedos de um mais fraco, grita “einstand” - e significa que o mais forte declara presa de guerra os brinquedos do mais fraco.

5) Quem sofreu o einstand? E o que levaram dele?

R: Nemecsek, levaram suas bolas de gude.

6) Quem era o único soldado raso do grund (lembrar que os demais eram eram tenentes e capitães)?

R: Nemecsek

7) Quem era Heitor?

R: era o cachorro preto do Eslovaco.

8) Quem invadiu o grund e levou a bandeira vermelha e verde que ficava no forte?

R: Chico Àts.

9) Qual era o nome que estava anotado mais vezes no livro negro?

R: Nemecsek

10) Por que Nemecsek chorou? Quais eram suas reclamações?

R: Porque ele era o único soldado raso do local, ele queria ser promovido também, pois todos já haviam sido e ele era o único que continuava na mesma posição.

11) Na eleição do presidente do grund, Boka teve 11 votos e outro menino teve três. Quem era esse outro garoto?

R: Geréb

12) Dois meninos acompanharam Boka ao Jardim Botânico, no território dos “camisas vermelhas”. Quem eram eles:

R: Nemecsek e Csónakos

13) Qual o nome da sociedade de que alguns meninos da rua Paulo participam?

R: Sociedade do Betume

14) Qual parente de Geréb aparece no grund para pedir seu perdão?

R: Seu pai.

3.    Explorar o plano de guerra: reproduzir a imagem presente no livro (plano de guerra desenhado) para que eles possam visualizar a explicação que se dá no livro. Conversar sobre as estratégias de guerra para situá-los melhor no contexto histórico do livro.

 

Materiais:

Cópia em xerox de Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár (segunda parte).

Reprodução do desenho do plano de guerra retirado do livro. (ANEXO 4 – Os meninos)

 

Parte II:

 

Objetivo: Prosseguir com as atividades já iniciadas, dando continuidade à leitura. Estimular a curiosidade e a imaginação dos alunos quanto à continuação da história. Trabalhar a argumentação oral.

 

Atividades:

1.    Realizar a leitura do capítulo sete com os