Português 3 > Posts > 2016/12 Os Meninos da Rua Paulo 8A
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
Subprojeto Português 3:
Formação de leitores – Integrando biblioteca e sala de aula
Coordenadora: Profa. Dra. Renata Telles
Os meninos da rua Paulo
TURMA 8ª A– COLÉGIO ESTADUAL LEONCIO CORREIA
Supervisora: Profa. Luciana Kitaka
BOLSISTAS RESPONSÁVEIS: Marcia de Assis Machado (Voluntária), Rafaela G. Farinha e Renata Mocelin
Aula de observação:
A primeira aula observada por nós, bolsitas, ocorreu na sala de informática do colégio. Essa sala foi utilizada para atender ao objetivo de uma atividade de pesquisa na internet, que funcionaria como estudo e preparação para uma prova (que ocorreria na próxima aula). Os alunos trabalharam em duplas, uma a cada computador, pesquisando frases com figuras de linguagens (atividade que foi proposta pela professora Luciana), e que seria o conteúdo da prova. Fomos informados pela professora que a ida até a sala de informática teve o intuito de desenvolver a atividade de pesquisa, pois a maioria dos alunos não dispunha de internet em seus aparelhos celulares ou equipamentos eletrônicos pessoais.
Comentário:
Neste primeiro contato, os alunos se mostraram participativos e envolvidos na atividade proposta pela professora. Por várias vezes a chamaram e pediram seu auxilio na execução do exercício. O fato de estarem fora de sala de aula (essa aula ocorreu na sala de informática) e nossa presença como “visitantes” (algo atípico na rotina escolar desses alunos) fez com que ficassem um pouco agitados durante a aula observada (o que não atrapalhou ou comprometeu o desenvolvimento da atividade).
Aplicação do questionário:
Como primeiro passo para a preparação do plano de aula e das atividades, na primeira aula do dia aplicamos os questionários, que foram desenvolvidos de forma a nos auxiliar a traçar as estratégias e a entender um pouco mais o perfil da turma
Material
Questionário:
· Idade:
· Escolaridade dos responsáveis:
Ensino fundamental [ ] completo [ ] incompleto
Ensino médio [ ] completo [ ] incompleto
Faculdade [ ] completa [ ] incompleta
· Qual a sua matéria preferida na escola?
· Você gosta de cinema? Qual o seu filme preferido?
· Você gosta de música? Qual sua música preferida? Você gosta de ler? Qual a sua leitura preferida?
· Você tem livros em casa? Quais?
· Você tem espaço ao ar livre para brincar, jogar bola, dançar, fazer exercício?
· Você vai a parques e praças?
· O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
· Você tem alguma sugestão para as aulas de português?
Comentário:
A aplicação do questionário ocorreu de forma satisfatória. Todos os alunos responderam as perguntas. Num caso em especial, uma das bolsistas auxiliou um aluno, que por estar com o braço quebrado apresentava dificuldades para escrever. As respostas dos questionários foram contabilizadas pelas bolsistas. A escolaridade da maioria dos pais alcançou o ensino superior, a idade média dos alunos está entre 12 e 14 anos, 3% dos alunos consideram a disciplina de língua portuguesa sua preferida, 15% afirmam ter gosto pela leitura e 70% possuem livros em casa.
. Anexo – Gráficos questionário 8A
Aula de observação:
Nossa última aula de observação ocorreu na segunda aula do dia. Durante a aula, a professora devolveu atividades aos alunos e também corrigiu outros exercícios do livro. Na correção, alguns alunos se dispuseram a ler os enunciados e os textos contidos na atividade.
Comentário:
Sendo essa a terceira aula da qual participávamos, os alunos demonstraram estar familiarizados com a nossa presença, e através do questionário, pudemos conversar e explicar os objetivos do projeto e da nossa presença ali.
AULA 1
A) MOTIVAÇÃO (1 hora/aula)
Objetivos:
Criar expectativa, curiosidade e explorar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, que depois poderão ser utilizados e confrontados na leitura. Incentivar a expressão oral e escrita das ideias dos alunos, para que depois sejam retomadas como uma reflexão sobre a expectativa anterior à leitura do livro.
Estratégias:
1. Apresentar aos alunos imagens que vão se relacionar, de alguma forma, aos espaços e personagens do livro (ainda não apresentado), fotos (da mais ampla para a mais específica):
· Terreno baldio;
· Itens diversos (lanterna, corda, mochila, etc.);
· Casa na árvore (“forte”).
2. Trabalhar oralmente relações, experiências, lembranças e desejos despertados pela imagem:
· O que você faria se tivesse um espaço assim à disposição?
· Como você utilizaria esses equipamentos?
· Você já viu uma casa dessas? Gostaria de ter uma? Como a utilizaria?
3. Pedir aos alunos que escrevam o que fariam se tivessem um espaço assim à disposição. O texto pode ser curto e rápido, pois a ideia é retomá-lo posteriormente.
4. Apresentar aos alunos vídeos de seriados e filmes populares, relacionados à ideia de grupo e clube de jovens: trecho inicial da série “Stranger things”; trecho do filme “Os batutinhas”.
B) INTRODUÇÃO(1 hora/aula)
Objetivos:
Inserir os alunos no contexto do livro que será lido, “Os meninos da rua Paulo”, explorando e valorizando conhecimentos prévios. Apresentar o autor e seu contexto. Criar expectativa e despertar o interesse pela leitura.
Estratégias:
5. Através de imagens, situar, geográfica e históricamente, o espaço em que se passa a história:
· A Hungria: situá-la geograficamente, apresentar mapas para os alunos.
· Budapeste, especificamente, cidade em que se passa a história: contar sobre a unificação, explicar sobre o rio Danúbio e sobre a ocupação nazista. Ainda, mostrar fotos de Budapeste atualmente e de Budapeste do início do século XX, época dos acontecimentos narrados.
· O autor, Ferenc Molnár, datas de nascimento e morte, sua nacionalidade, suas principais obras e fatos importantes de sua vida (ser judeu e ter emigrado para os Estados Unidos por causa do nazismo).
· Mostrar a escultura dos meninos da Rua Paulo em Budapeste, relacionando-a ao autor.
6. Mostrar exemplares do livro e explorar a expectativa em torno do título do livro.
7. Se sobrar tempo, apresentar uma história da Turma da Mônica, sobre um clube secreto.
Material:
Power point com fotos (terreno baldio, casa na árvore, etc.). Anexo 1 - Os meninos da Rua Paulo.
Trecho inicial da primeira temporada de Stranger Things. 2016. Seriado criado por The Duffer Brothers e produzido pela Netflix.
Trecho de Os batutinhas. 1994. Longa metragem da Universal Pictures, dirigido por Penelope Spheeris.
Power point com as imagens e informações sobre a Hungria, Budapeste e o autor. Anexo 2 _ Os Meninos da Rua Paulo
MÒLNAR, Ferenc. Os meninos da rua Paulo. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Saraiva, 1973. .
Power point com a história da Turma da Mônica. SOUSA , Maurício. Turma da Mônica. Cascão em – A senha secreta (mas não muito).- Anexo 3 – Os Meninos
Comentários:
Os alunos foram muito participativos, expondo suas impressões quanto às imagens apresentadas na primeira aula (terreno baldio, etc.) e suas ideias sobre estes lugares, garantindo um bom resultado para a atividade inicial. A professora Luciana disponibilizou as folhas para que fossem escritos os textos, pois fomos até a sala alternativa e os materiais foram deixados na sala de aula. Os alunos se mostraram muito interessados nos vídeos que apresentamos, alguns já conheciam a série e a grande maioria conhecia o filme. Comentários como: “isso me lembra sessão da tarde” ou “isso lembra minha infância” foram muito recorrentes neste momento. Na segunda aula, as imagens (mapa da Hungria, Budapeste e do autor) pareceram não fazer muito sentido para os alunos no início. Depois de apresentar a imagem da escultura, os alunos a ligaram instantaneamente a tudo que já havíamos discutido, inferiram sentidos e fizeram suposições sobre o que estava acontecendo na cena ali retratada. A leitura da história do gibi foi muita divertida, o que conferiu à aula um tom diferente e permitiu uma maior aproximação entre as bolsistas e os alunos. No geral, a aula correu bem. Os alunos foram participativos e responderam bem às atividades propostas. Apesar dos contratempos com a sala alternativa e o som, todas as atividades foram realizadas, inclusive a extra. Por falta de tempo, os vídeos foram exibidos na aula de introdução. A aula rendeu mais do que o previsto e os vídeos e o gibi fizeram muito sucesso.
AULA 2
· Primeira aula (1 hora/aula)
LEITURA DO CAPÍTULO I
Objetivo:
Despertar o interesse e a curiosidade pela leitura. Levar os alunos a ativar seus conhecimentos prévios sobre temas e contexto de Os meninos da Rua Paulo e iniciar a leitura da obra, buscando uma vocalização clara, com entonação e ritmo feita pelos bolsistas, de modo a envolver os alunos.
Estratégias:
1. Conversar com a turma sobre o que foi trabalhado e relembrar oralmente a atividade escrita.
2. Após a entrega das cópias impressas para os alunos (cinco primeiros capítulos), dar início a leitura do capítulo 1, que será feita pelos bolsistas de modo a tirar dúvidas durante a leitura quanto às palavras e termos não compreendidos pelos alunos, incitando discussões e compartilhando informações e curiosidades quanto ao texto e seus personagens.
· Segunda aula (1 hora/aula)
LEITURA CAPÍTULO II
Objetivo:
Retomar informações sobre o primeiro capítulo e dar continuidade a leitura do capitulo II.
Estratégias:
3. Retomar, com perguntas breves, a leitura do primeiro capítulo.
4. Continuar a leitura do capítulo II. Fazer pausas para verificação da compreensão dos alunos e também para breves discussões, dúvidas ou qualquer comentário por parte dos alunos.
5. Solicitar a leitura do cap III para a próxima aula. (As cópias permaneceram sob posse de cada aluno, possibilitando que a tarefa de casa, leitura do III capítulo, fosse feita.)
Material:
MÒLNAR, Ferenc. Os meninos da rua Paulo. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Saraiva, 1973.
Cada aluno recebeu uma cópia em xerox com metade do texto de Os meninos da rua Paulo (até o capítulo 5), fornecidas pela equipe PIBID- PORTUGÊS 3. A segunda metade do texto será entregue com o avanço das aulas.
Comentário:
A aula correu bem. Na primeira, fizemos a retomada das atividades da aula anterior e os alunos conseguiram responder bem. A leitura do capítulo I foi feita integralmente pelas bolsistas e os alunos acompanharam em silêncio com a cópia em mãos, com total atenção. Já a leitura do segundo capítulo, foi feita intercalada entre bolsistas e alunos (os alunos gostaram de participar da leitura, fazendo vozes dos personagens).
AULA 3
· Primeira aula (1 hora/aula)
REVISÃO DO CAPÍTULO III
Objetivo:
Retomar a leitura feita anteriormente e envolver os alunos para sua continuidade, criando expectativas sobre os acontecimentos narrados.
Estratégias:
1. Perguntas breves sobre os capítulos lidos na última aula:
· O que vocês se lembram da leitura feita na aula passada?
· Qual é a sequência dos fatos? (baseado nos acontecimentos que eles se lembram).
· Quem agiu dessa forma? Quem fez “isso” ou “aquilo”? (Também baseado nos fatos lembrados por eles).
2. A atividade de revisão do capitulo III, lido em casa, será feita em grupos. Cada grupo receberá um envelope, com os acontecimentos ocorridos durante o capítulo (frases impressas e recortadas). A função de cada grupo é organizar os acontecimentos na ordem em que ocorreram baseados na leitura deles e dos colegas.
· Segunda aula (1 hora/aula)
CORREÇÃO DA ATIVIDADE DE REVISÃO DO CAPITULO III
Objetivo:
Compartilhamento da leitura, a partir da verificação da atividade de revisão. Levar os alunos a perceber a importância da descrição na narrativa e incentivar a escrita.
Estratégias:
3. Para verificar se os acontecimentos foram postos de forma verossímil, um grupo de cada vez compartilha com os outros grupos em qual ordem dispôs seus acontecimentos.
4. Votação: “Qual é o personagem mais importante da história?” A partir dessa pergunta (e do resultado da votação) pedir uma produção escrita de descrição sobre esse personagem explicitando quais informações estão no livro e quais fazem parte da imaginação pessoal sobre:
· Características físicas;
· Características psicológicas.
5. Leitura do capítulo IV como tarefa para casa.
Material:
Frases para atividade de revisão:
1) Fim da aula às cinco. Boka retira do bolso o bilhete com letras maiúsculas. OS RAPAZES DA RUA PAULO ESTIVERAM AQUI! Csónakos sugere acrescentar um palavrão ao bilhete.
2) Csele palpita que os rivais estão na ilha naquele horário brincando de pega ladrão. Nemeccsek se prontifica a ir com os meninos até o campo rival.
3) Csónakos promete que não vai assobiar. Csele não pode ir até o jardim.
4) Os meninos percebem que Geréb faltou à aula. Boka censura Nemecsek por estar sendo tolo.
5) Os rapazes avançavam pela rua Üllö. Chegam ao jardim em 15 minutos. Nemecsek queria tocar a campainha Boka não permite.
6) Boka sugere que pulem o muro para entrar no jardim. Boka observa por cima do muro e não tem ninguém por perto.
7) Csónakos observa de cima da acácia, mas está escuro. Depois de um tempo observando, Csónakos enxerga duas pessoas na ponte.
8) Decidem avançar até as ruinas por entre as moitas. Assustam-se com assobios e Csónakos volta à acácia.
9) Nemecsek encosta a mão num pé de urtiga. Chegaram às ruínas.
10) Boka pede para que Csónakos encoste-se ao chão para ouvir os passos. Nemecsek quer voltar pra casa, mas Boka manda que se esconda na relva.
11) O guarda do jardim se aproximava, mas vai embora. Fogem para as ruinas.
12) Encontram as armas do inimigo.
13) Boka retira do bolso o pequeno binóculo. Boka reconhece alguém através do binóculo.
14) Saem à procura de um barco. Rebocaram o barco para longe da ponte. Ao embarcarem, Nemecsek cai no lago.
15) Csónakos se consola com a possibilidade de assobiar caso veja algo. Boka e Nemecsek encontram os camisas vermelhas.
16) Veem Geréb no meio dos camisas vermelhas. Os meninos ouvem Geréb denunciar o grund.
17) Chico Áts não quer ocupar o grund com os rapazes lá. Os pásztor defendem que querem um lugar pra jogar péla.
18) Boka apaga a luz dos camisas vermelhas e foge com os meninos. Chico Áts grita ao perceber que alguém passou por ali e apagou a luz.
19) Os camisas vermelhas encontram o bilhete dos meninos da Rua Paulo. Os meninos fogem em direção à estufa de plantas. Nemecsek tinha medo de que fechassem a estufa.
20) Ao acender um fósforo, Nemecsek atrai a atenção dos camisa vermelha. Csónakos se esconde de bruços, Nemecsek se esconde na bacia dos peixes e Boka se esconde atrás da porta.
21) Csónakos estava cheio de terra na cabeça. Correm até a acácia. Chico Áts achou que estava chovendo.
22) Os meninos da rua Paulo encontraram uma velhinha. O presidente só tinha 3 krajcár, Csónakos dois e Nemecsek um. Csónakos solta o assobio que guardou durante a tarde toda.
Comentário:
Começamos a aula fazendo algumas perguntas informais, a serem respondidas oralmente, sobre o que eles leram no último capítulo, se leram o último capítulo ou não. Houve um equilíbrio entre as respostas positivas e negativas, aparentemente metade da turma (aproximadamente) tinha lido o capítulo III. Dividimos a turma em 5 grupos e distribuímos os papeis da atividade a ser desenvolvida. Os alunos se concentraram muito e estavam dedicados à atividade de organização dos trechos da história. Essa atividade levou a primeira parte da primeira aula. Na segunda parte, fizemos a retomada dessa atividade com a correção. Os alunos iam lendo a sequência que determinaram e, caso algum grupo discordasse, deveria levantar a mão e dizer qual considerava o certo. Se o grupo que interrompeu estivesse certo, prosseguia com a leitura. Os alunos tiveram uma reação positiva à atividade. Na sequência, fizemos uma votação para descobrir qual era o personagem preferido da turma. Nemesceck ganhou e os alunos desenvolveram textos de descrição sobre ele, que foram corrigidos pelas bolsistas segundo os critérios de correção sugeridos pela professora Luciana.
AULA 4
· Primeira aula (1 hora/aula)
LEITURA DO CAPÍTULO IV
Objetivo:
Retomar os capítulos lidos até o momento. Prosseguir com a leitura em sala, para que, dessa maneira, os alunos possam perceber a importância da leitura que respeita as marcações textuais, pontuações, pausas, entonação, etc.
Estratégias:
1. Relembrar os acontecimentos ocorridos até aqui, desde o primeiro capítulo. Conforme os alunos forem citando os fatos, uma das bolsistas anota no quadro todas as informações lembradas pelos alunos, formando uma linha do tempo.
2. Leitura do capitulo IV pelas bolsistas.
· Segunda aula (1 hora/aula)
FINALIZAÇÃO DA LEITURA DO CAPÍTULO IV
Objetivo:
Finalizar a leitura do capÍtulo IV e incentivar o interesse pela narrativa, reforçando a assimilação da história através de adivinhações.
Estratégias:
3. Retomar e terminar a leitura do capítulo 4, feita pelas bolsistas.
4. Adivinhações: a sala deverá ser dividida em grupos. Cada grupo elege um representante que deverá escolher a adivinhação para seu grupo a partir de um sorteio.
Material:
Adivinhações:
1) O que é o que é?
Que junto com o cão, espera por promoção?
R: Nemecsek.
2) O que é o que é?
Dos meninos da rua Paulo líder quer ser, mas pelas costas, com Chico Áts, quer os abater.
R: Gueréb.
3) O que é o que é?
Assim como sede de água, tem sede de assobiar.
R: Csónakos.
4) O que é o que é?
Ao meu soar, seus pertences vou roubar!
R: Einstand.
5) O que é o que é?
Quando me veem o ritmo se acalma, e o cumprimento logo vem!
R: Professor.
6) O que é o que é?
Se a regra não cumprir e a porta aberta ficar, em mim seu nome ficará.
R: livro negro.
7) O que é o que é?
Antes com dois krajcár, dois de mim você levava.
R: Torrone.
8) O que é o que é?
Pro sorteio do novo líder, de mim precisaram.
R: Chapéu.
9) O que é o que é?
A nossa chegada, suas pernas tremeram e as bolas de gude foram roubadas.
R: Os Pasztor.
10) O que é o que é?
Que com sua inteligência, ao campo inimigo invadiu com excelência.
R: Boka.
11) O que é o que é?
No seu bolso vou vazar e suas mãos sujas vou deixar.
R: tinta.
12) O que é o que é?
Se em mim encostar, coceira vou te dar.
R: Urtiga.
Comentário:
Como a maioria dos alunos não havia lido o capítulo IV em casa, nós bolsistas, o lemos em sala. Mesmo com esse imprevisto, os alunos demonstraram muita atenção à história, pois se lembravam com clareza de detalhes, fatos e dos personagens. Foi possível notar isso tanto na atividade de retomada da história quanto na atividade das adivinhações, pois responderam as perguntas sem dificuldades. A atividade das adivinhações nos serviu de várias formas: para movimentar os alunos dentro de sala de aula, promover a interação e diálogo entre eles e relembrar acontecimentos da história. O retorno quanto às atividades escritas feitas na última aula será feito na próxima aula, quando todos os textos estarão corrigidos (segundo os critérios da professora Luciana). A leitura do capítulo V ficou como atividade para casa.
* Até aqui as aulas foram realizadas com os alunos em sala. Os planos que se seguem ainda não foram aplicados devido à ocupação do colégio por parte dos alunos e à greve dos professores, em resistência à quebra de acordo por parte do governo estadual e à imposição da MP do Ensino Médio pelo governo federal.
As aulas foram retomadas na metade de novembro e vamos cumprir todo o planejamento a seguir. No entanto, não haverá tempo hábil para acrescentar os resultados e comentários em função dos prazos finais do relatório PIBID/Capes.
AULA 5
· Primeira aula (1 hora/aula)
REVISÃO GERAL
Objetivo:
Auxiliar os alunos a retomarem o trabalho feito antes da paralisação para facilitar a continuidade da leitura. Medir o quanto eles recordam dos trabalhos desenvolvidos e avaliar as atividades necessárias depois da pausa. Fazer a retomada da leitura (acontecimentos) de todos os capítulos lidos anteriormente.
Estratégias:
1. Retomada geral – conversar com os alunos sobre o tempo sem aulas, explicando a continuidade de nossas atividades e lembrando a leitura feita desde o primeiro capítulo, através de rápido debate oral.
2. Dança das cadeiras: a brincadeira será uma “dança das cadeiras” normal - mas aquele que não conseguir se sentar, que “ficar de fora”, responde uma questão sobre o livro. A atividade será feita em pequenos grupos, e os alunos serão divididos por tamanho para evitarmos acidentes.
· Segunda aula (1 hora/aula)
REVISÃO DO CAPÍTULO V
Objetivo:
Retomar a leitura do capitulo V, através da devolução e comentário da atividade escrita de descrição e de um jogo de “caça-palavras”.
Estratégias:
3. Comentar e elogiar a atividade escrita desenvolvida antes da paralisação, explicando critérios de correção. Retomar a partir da descrição dos alunos as características do personagem.
4.Perguntar se os alunos leram e se lembram do capítulo V, que havia sido designado como tarefa, antes da paralisação. Lembrar rapidamente os acontecimentos.
5. Entregar um “caça palavras” no qual estarão contidos palavras ou acontecimentos presentes no capitulo V.
6. Após a resolução do jogo, os alunos anunciam as palavras encontradas e os bolsistas anotam no quadro na ordem aleatória em que forma surgindo.
7. A partir das palavras anotadas no quadro, os alunos devem