Planejamento segundo semestre: Os Livros da Selva e Os meninos da Rua Paulo

 

No segundo semestre de 2016, depois da substituição de uma das supervisoras e de entrada e saída de bolsistas, demos prosseguimento ao trabalho de formação de professores com os alunos de Licenciatura em Letras e de formação de leitores na escola, desenvolvendo atividades para três turmas do sexto ano e três turmas do oitavo ano, atendo a aproximadamente 180 alunos da escola. Como a verba de custeio, mesmo o convênio com a copiadora, foi definitivamente cortada, para não suspender aos trabalhos e atender à grande quantidade de turmas na escola, a coordenadora do projeto gastou as suas bolsas do PIBID para pagar cópias para os 180 alunos da escola. Se não há verba para livros, nem sequer para cópias, um projeto que se dedica à formação de leitores e à formação de professores de literatura e que se empenha em demonstrar a possibilidade de leitura de textos literários integrais na escola pública não tem como sobreviver.

Para as turmas do oitavo ano, selecionamos Os meninos da Rua Paulo, de Ferénc Molnar, publicado pela primeira vez na Hungria em 1907, traduzido para o português por Paulo Rónai em 1952 e reeditado pela editora Cosac & Naif, em 2005.  Com traduções em todo o mundo, a narrativa é considerada um clássico da literatura, com personagens da idade dos alunos, avaliado por nós como capaz de despertar o interesse e o envolvimento  de adolescentes que não tem o hábito da leitura.

Para turmas do sexto ano, selecionamos contos de Os Livros da Selva, de Rudyard Kipling, publicados originalmente em jornais de língua inglesa entre os anos de 1894 e 1895. O livro com as histórias criadas pelo autor anglo-indiano se tornou um clássico traduzido em todas as línguas e a reunião de The jungle book e The second jungle book foi publicada em 2016, pela editora Jorge Zahar, com o título Os Livros da selva: contos de Mowgli e outras histórias e tradução de Alexandre Barbosa de Souza. As histórias de um menino criado entre animais na selva indiana foram escolhidas por acreditarmos que seriam  capazes de despertar o interesse e o envolvimento  de crianças que não tem o hábito da leitura e, ao mesmo tempo, abordar a temática da integração, diagnosticada como um problema nas turmas.

Para isso os bolsistas foram divididos em seis pequenos grupos, cada um responsável por uma turma. Depois da observação de aulas das supervisoras e de um diagnóstico inicial das turmas, as atividades e os materiais foram preparados cuidadosamente e discutidos no grande grupo. No sexto ano, tentamos atender à solicitação da supervisora dando atenção e espaço para a expressão oral dos alunos. No oitavo ano, também atendendo ao conteúdo proposto pela supervisora, preparamos atividades escritas de descrição e argumentação.

Na sequência, estão postados o planejamento completo (posts) e, em anexo, o material (arquivos) preparado para as duas leituras. As aulas efetivamente dadas até o momento do início da ocupação do colégio pelos alunos em oposição à Reforma do Ensino Médio e à PEC 241, em 13/10, e da greve dos professores, contra o rompimento do acordo por parte do governo estadual, em 17/10, incluem comentários e resultados.  A sequência das aulas, retomadas na segunda metade de novembro, foram postadas sem os comentários e resultados em função do prazo do relatório final.  As atividades na escola seguirão até a metade de dezembro e os resultados serão atualizados no site em janeiro.