Português 3 > Posts > 2016/7: apresentação de trabalhos no XV Encontro de Atividades Formativas/UFPR
15º ENAF – ENCONTRO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS – UFPR
04 E 05 DE OUTUBRO DE 2016
RESUMOS
Shakespeare no ensino fundamental: Formando leitores
Jéssica ANDRADE DE LARA
Sinval HORTELAN JUNIOR
Seu protocolo de envio é:
340419383513340556
RESUMO:
Com o objetivo de promover o letramento literário, em 2016 o projeto “Pibid/Português – 3: Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula”, coordenado pela Prof.a Renata Praça de Souza Telles, deu continuidade às suas ações aceitando o desafio proposto pelo Colégio Estadual Leôncio Correia de participar das comemorações dos 400 anos de Shakespeare, com a leitura da versão integral de Romeu e Julieta (1595), em duas turmas do nono ano. Para despertar o interesse dos alunos, estimular a participação e formar uma comunidade de leitores, o trabalho dos bolsistas (Ingrid Faustino Vieira, Jéssica Andrade de Lara, Sinval Hortelan Junior e Giovanna Ingles) envolveu diferentes etapas: o estudo da peça, um diagnóstico dos hábitos de leitura e interesses das duas turmas, a preparação de atividades a serem desenvolvidas com os alunos, a atuação em duas aulas por semana na escola, o acompanhamento dos resultados e adequações necessárias. Para alcançar e despertar o interesse dos alunos pela leitura, criamos atividades de motivação (notícias de jornal e música); desenvolvemos diferentes estratégias de leitura (pelos bolsistas em sala, em casa, dramatizada pelos alunos, comentários e discussões em grupo); ampliamos o acesso à cultura estabelecendo relações intertextuais e interdisciplinares (música, imagens de filmes, artes plásticas, balé). A participação, os comentários dos alunos nos debates e o interesse pelas leituras dramatizadas demonstraram que é possível estimular a leitura literária na escola, com aulas de literatura e não, sobre literatura, promovendo a formação de uma comunidade de leitores. Os resultados obtidos abrem reflexões sobre os problemas enfrentados pelo ensino de literatura na escola e sugerem alternativas que recuperem o prazer da leitura e desenvolvam o letramento literário.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Letramento literário.
SHAKESPEARE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DE LEITURA E AVALIAÇÃO
VALENTINA THIBES DALFOVO
ROBERTA MARAN PERINS
Seu protocolo de envio é:
340419747513169240
Com o objetivo de promover o letramento literário, em 2016 o projeto “Pibid/Português – 3: Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula”, coordenado pela Prof.a Renata Praça de Souza Telles, deu continuidade às suas ações aceitando o desafio proposto pelo Colégio Estadual Leôncio Correia de participar das comemorações dos 400 anos de Shakespeare, com a leitura da versão integral de Romeu e Julieta (1595), em duas turmas do nono ano. A preparação de um projeto de letramento literário não depende apenas do conhecimento do professor sobre a matéria, faz-se necessário o conhecimento da turma e dos alunos, isto é, um diagnóstico de seus hábitos de leitura, que devem servir como auxílio na preparação do trabalho em sala de aula. Sendo assim, a atividade inicial dos bolsistas (Fernanda Zimmermann, Valentina Dalfovo, Mariana Buchamann e Roberta Perins) foi a aplicação de um questionário, a ser respondido anonimamente, sobre leituras prévias, interesses culturais, opiniões sobre a escola, bem como sobre as aulas de português, além de alguns dados sobre idade dos alunos e escolaridade dos pais. O diagnóstico revelou perfis distintos para as duas turmas e foi fundamental para a adequação das atividades desenvolvidas em sala. Por sua vez, a produção textual, realizada pelos alunos ao final da leitura, pretende registrar um processo, através do qual, os alunos e o professor possam perceber o caminho percorrido. Como encerramento do nosso trabalho em sala, aplicamos um questionário, também anônimo, para saber se os alunos gostaram da leitura e de nossas aulas, com a finalidade de comparar as respostas com o diagnóstico inicial. A quantificação dos dois questionários e a análise da produção textual a serem apresentados permitem uma avaliação e uma reflexão sobre a nossa atuação em sala de aula e sobre o processo de letramento literário no Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Diagnóstico de leitura; Formação de professores.
DIÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA
ISABEL LINHARES DA SILVA
TAINARA FORNAZIERO
Seu protocolo de envio é:
340420061513152387
O projeto PIBID/Português 3 “ Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula”, sob a coordenação da Professora Doutora Renata Praça de Souza Telles, tem como foco a formação de professores e o desenvolvimento do letramento literário nas escolas. No ano de 2016, em função dos constantes problemas do PIBID, com a entrada de novos bolsistas e supervisora na metade do ano, aceitamos o desafio de trabalhar com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental, dando sequência ao conteúdo e planejamento da professora: gêneros textuais – diário. O trabalho dos bolsistas (Isabel Linhares da Silva, Marco Ladeia, Rafaela Guimarães e Tainara Fornaziero) envolveu a observação de aulas, a preparação de atividades e sua execução em duas horas aulas semanais no Colégio Estadual Leôncio Correia. A estratégia adotada no planejamento foi a de levar os alunos, a partir da leitura de fragmentos de diários adequados à faixa etária, a reconhecer, diferenciar e, ao final, produzir um texto com características de um diário. Para criar expectativas, despertar o interesse pela leitura e estimular a competência de fazer conexões entre diferentes gêneros textuais, as estratégias utilizadas envolveram leituras conjuntas em sala e individuais em casa, contextualizações, muitos debates e comentários em torno de textos e materiais diversos: um fragmento do Diário de Anne Frank, um trecho do livro e do filme Harry Potter e a câmara secreta, em que o diário tem uma função primordial para o enredo, um trecho de Diário de um banana e uma parte de um relato de memórias em quadrinhos, Persépolis. O interesse pelas leituras, a grande curiosidade pelos temas abordados nos textos, que incluem a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Iraniana, e a grande participação dos alunos com faixa etária em torno de 11 anos demonstram que, com investimento na formação de professores, é possível promover o letramento literário, formar leitores competentes no Ensino Fundamental e, ao mesmo tempo, levantar hipóteses sobre as dificuldades da escola em estimular a leitura entre os alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Gêneros textuais; Formação de leitores.
DIÀRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA
RAFAELA GUIMARÃES FARINHA
MARCO ANTONIO MACHADO LADEIA
Seu protocolo de envio é:
340420335513676343
O projeto PIBID/Português 3 “ Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula”, sob a coordenação da Professora Doutora Renata Praça de Souza Telles, tem como foco a formação de professores de literatura e o desenvolvimento do letramento literário nas escolas. No ano de 2016, em função dos constantes problemas do PIBID, com a entrada de novos bolsistas e supervisora na metade do ano, aceitamos o desafio de trabalhar com duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental, dando sequência ao conteúdo e planejamento da professora: gêneros textuais – diário. Além do estímulo à leitura, o planejamento elaborado pelos bolsistas (Isabel Linhares da Silva, Marco Ladeia, Rafaela Guimarães Farinha e Tainara Fornaziero) visava também o desenvolvimento de uma atividade de produção textual. A leitura de diferentes textos, comparados, contextualizados e discutidos, permitiu aos alunos a percepção de características comuns ao gênero, como também de sua ampla variedade, pois o diário, por ser pessoal e, na maior parte das vezes, secreta, contempla uma grande liberdade de escrita. A proposta envolveu, em um primeiro momento, a criação conjunta pelos alunos de um personagem ficcional, com características detalhadas (sexo, idade, lugar de moradia, família, etc.), para que, em um segundo momento, fosse produzida, individualmente, a escrita de alguns dias do diário do personagem criado. Apresentaremos aqui a análise dos resultados alcançados pelos alunos na produção textual, levando em consideração relações com as leituras motivadoras, percepções do gênero textual, coerência com o personagem criado e alguns problemas de escrita identificados. As atividades desenvolvidas com o estabelecimento de relações entre leitura e escrita demonstram que professores bem formados e alunos estimulados, conseguem bons resultados no desenvolvimento de leitores e produtores de texto competentes.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Formação de leitores; Produção textual.