Português 3 > Posts > 2016/2: Apresentação do Projeto na Semana de Letras UFPR
XVIII SEMANA DE LETRAS/UFPR
09 A 13 DE MAIO DE 2016
Sessão Coordenada
Literatura na escola e formação de professores
Renata Telles
O projeto Pibid/Português – 3, Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula, tem como um de seus objetivos formar professores que promovam o letramento literário através da leitura de obras integrais nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, apostando no conhecimento da literatura, e não, sobre a literatura. Dessa forma, pretendemos demonstrar, para os licenciandos em formação e para a comunidade da escola, que, com professores bem formados, estratégias pensadas e atividades elaboradas cuidadosamente, é possível ultrapassar as supostas barreiras impostas à leitura de textos literários na escola. Durante o ano de 2015, alcançamos excelentes resultados no Colégio Estadual Leôncio Correia com a leitura de A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, em duas turmas de oitavo ano; com leituras variadas, entre elas “A cartomante” de Machado de Assis, em uma turma de aceleração do oitavo ano; e com clássicos da literatura e indicações para o vestibular, como Lavoura Arcaica, no contra turno do ensino médio. Em 2016, começamos a trabalhar com Romeu e Julieta, de Shakespeare, em turmas do nono ano. Apresentaremos nesta sessão as estratégias desenvolvidas e os resultados alcançados pelo projeto até o momento.
1) A Ilha do Tesouro, estratégias de leitura
Fernanda Zimmerann e Sabrina Anhaia
Este trabalho tem como objetivo principal evidenciar como foi o desenvolvimento do projeto de leitura de A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, com duas turmas de oitavo ano, apresentando as atividades e estratégias utilizadas. O maior desafio era fazer turmas compostas por alunos com idade entre 13 e 14 anos lerem uma obra integral do século XIX, despertando o interesse e criando uma comunidade de leitores. A partir de uma pesquisa sobre hábitos de leitura e interesses dos alunos, oferecemos um exemplar do livro para cada aluno e criamos atividades de motivação, calculamos intervalos de leitura, desenvolvemos jogos, verificando os resultados alcançados ao final.
2) Leitura e produção textual: desenvolvimento da escrita através da leitura de A Ilha do Tesouro
Ana Laura de Brum Kury da Silva e Valentina Thibes Dalfovo
O trabalho realizado nas duas turmas regulares de oitavo ano teve como objetivo principal despertar o interesse e o prazer dos alunos pela leitura de textos literários e, ao mesmo tempo, desenvolver suas capacidades de compreensão, interpretação e produção textual e oral. A partir de uma atividade escrita feita ainda no início desta experiência, pretendemos mostrar como a leitura literária pode interferir na produção estrutural e criativa do texto dos alunos implicando diretamente no aprimoramento da expressão escrita. Foi possível perceber como diferentes aspectos presentes em A Ilha do Tesouro, por exemplo, vocabulário, características dos personagens, diálogos, foram compreendidos e absorvidos.
3 ) A leitura de Machado de Assis em uma turma de aceleração.
Mariana Buchmann
A turma de aceleração do oitavo ano era composta por alunos com defasagem idade/série, com o objetivo, definido pela Secretaria de Educação, de levá-los diretamente ao ensino médio. A partir de uma pesquisa inicial sobre hábitos de leitura e interesses dos alunos, desenvolvemos um projeto que partia do simples para o complexo, do cotidiano para o literário, em unidades temáticas com o objetivo de despertar o interesse pela leitura de textos literários. Apresentaremos aqui as estratégias desenvolvidas e os resultados alcançados na última unidade do programa: a leitura de A cartomante, de Machado de Assis.
4) Lavoura Arcaica: leitura e produção de fluxo de consciência.
Jéssica Andrade de Lara
No ano de 2015, o projeto ofereceu aos alunos do ensino médio dois horários no contra turno, com aulas extracurriculares de literatura para voluntários. Nosso objetivo era fugir da linearidade cronológica e da exclusividade nacional característica da escola, mas ao mesmo tempo, atender ao interesse da escola pelo vestibular. Apresentaremos aqui o trabalho desenvolvido com a leitura de Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, no qual procuramos destacar temas e motivos fundamentais (tradição, família, religião), bem como procedimentos narrativos recorrentes (parábola, sermão, fluxo de consciência, prosa poética) e os excelentes resultados alcançados pelos alunos na produção livre de fluxo de consciência.
5) 400 Anos de Shakespeare em sala de aula
Sinval Hortelan Junior e Ingrid Faustino Vieira
Em 2016, o projeto encarou o desafio proposto pela escola: ler versões integrais de Shakespeare em turmas de nono ano do ensino fundamental, começando com Romeu e Julieta, de 1597. Para alcançar despertar o interesse dos alunos pela leitura, criamos diferentes atividades de motivação, leitura, contextualização, relações intertextuais e interdisciplinaridade.Apresentaremos aqui a pesquisa inicial feita com os alunos, as estratégias planejadas e os materiais desenvolvidos, que envolvem notícias de jornal, música popular e clássica, imagens, artes plásticas, intercalando leituras dramatizadas em sala e leituras em casa. Com o trabalho em andamento, nossos resultados ainda estão em construção.