Português 3 > Posts > 2016/1: Planejamento primeiro semestre
Subprojeto Português 3: Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula
SITUAÇÃO ATUAL E PROJETOS EM ANDAMENTO
Encerramos o ano de 2015 com sucesso nos resultados alcançados na escola, com grande paixão dos bolsistas pelo magistério, com ex-bolsistas trabalhando como professores em colégios particulares e como professores substitutos no Estado.
Em 2016, o Pibid iniciou as atividades sob séria ameaça, mais uma, de corte de bolsas (sistema fechado para substituições, corte de bolsas com 24 meses, etc). Com a formatura de alguns alunos, com a saída de outros já no último semestre do curso para se dedicar à monografia de conclusão, outros para receber uma bolsa do Inglês em fronteiras, o Projeto FORMAÇÃO DE LEITORES: INTEGRANDO BIBLIOTECA E SALA DE AULA retomou as atividades com 7 bolsistas (1 voluntário) ID e 1 supervisora, enquanto aguardava notícias da Capes.
Diante da situação incerta, resolvemos fazer o nosso planejamento de atuação na escola para um semestre apenas. Em reunião com a nossa supervisora e a coordenação pedagógica do Colégio, abraçamos a ideia de dirigir nossas atividades de letramento literário para leituras de Shakespeare, festejado em toda a mídia cultural pela comemoração dos 400 anos. Dessa reunião saiu a decisão conjunta de iniciar a leitura por Romeu e Julieta. Como partimos do pressuposto de que o aluno precisa ter acesso ao livro, a equipe pedagógica solicitou aos alunos a colaboração para a compra e a supervisora e a coordenadora completaram o valor. Como trabalhamos sempre com versões integrais dos textos, escolhemos a tradução de Beatriz Viégas-Farias para a edição da L&PM, também pelo preço acessível, negociado a R$14,00.
Lemos e discutimos a peça nas nossas reuniões de grupo, enquanto os sete bolsistas foram divididos em dois grupos, para atuar em duas turmas de nono ano. Durante o período de planejamento, os bolsistas passaram a acompanhar as aulas da professora- supervisora e aplicaram um questionário sobre interesses e hábitos de leitura dos alunos. O planejamento inclui aula de motivação, leituras dramatizadas pelos bolsistas, leituras em casa, leituras dramatizadas pelos alunos, atividades de contextualização e intertextualidade, atividades escritas.
Em março, graças à resistência do ForPibid, a Capes reverteu o corte das bolsas com 24 meses e reabriu o sistema para substituições no início de abril. Dessa forma, foi possível substituir a supervisora que havia entrado em licença-prêmio em março e completar o quadro de bolsistas. No entanto, o ano letivo já ia adiantado e na formação de professores trabalhamos com estudo e planejamento: não colocamos em sala bolsistas despreparados, na base do improviso. Como não havia tempo hábil para dar aos novos a formação necessária e preparar um planejamento para as turmas da nova supervisora, tomei a seguinte decisão: dois bolsistas novos reforçaram, como auxiliares, os grupos já existentes e atuantes; os outros se dividiram em dois grupos para acompanhar as aulas da professora-supervisora em duas turmas do sexto ano, como auxiliares de suas atividades.
Para as duas turmas do sexto ano, integrando-nos ao conteúdo trabalhado pela supervisora, preparamos atividades de leitura e escrita em torno do gênero textual DIARIO.
Os planos de aula produzidos para as aulas serão postados aqui, de acordo com a ordem de execução. O material produzido e utilizado em sala de aula, referidos como ANEXOS nos planos, serão postados como arquivos de imagens e áudio,
OBSERVAÇÂO: Em função das diferenças entre turmas, o material desenvolvido para a leitura de Shakespeare possui dois arquivos - turmas D e E.