Português 3 > Posts > 2015/17 - MACHADO DE ASSIS - plano de aula turma de aceleração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenadora: Profª. Drª. Renata Praça de Souza Telles
Bolsistas: Anderson Chcrobut, Ingrid Faustino Vieira, Mariana Buchmann e Rafael Strogenski Silva Soares
UNIDADE TEMÁTICA: A CARTOMANTE
Objetivo: Propiciar aos alunos o contato com um texto literário considerado clássico, levando-os a perceber a sua capacidade de leitura.
AULA 1
- Motivação e introdução:
- Projetar anúncios sobre cartomantes. Fazer com que os alunos comentem (se já foram ou alguém da família já foi a alguma) e se posicionem sobre o assunto.
- Contextualizar o Rio de 1869 (Rua da Guarda Velha, Rua dos Barbonos, Rua das Mangueiras, Botafogo, Largo da Carioca) e ilustrar vocabulário (tílburi), através de imagens.
- Distribuir uma cópia para cada aluno do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, incluído em Várias histórias, cuja primeira publicação data de 1896, sem revelar autor e data.
- Leitura em voz alta, pelos bolsistas, com o máximo de dramaticidade, atentando para pausas e entonações, com o objetivo de provocar o interesse dos alunos e levá-los a acompanhar com atenção.
- Interromper a leitura no clímax do suspense, para comentários e dúvidas.
Aula 2
- Abrir o debate sobre o conto, dando voz e liberdade aos alunos:
- Interesse pelo tema? Gostaram ou não da leitura? Expectativa alcançada? Mudariam algo na história?
Comentário: os alunos foram muito abertos ao tema “cartomante”. Com o uso da mídia, fizemos algumas pesquisas diretas sobre “o destino” de um dos alunos. A parte comparativa entre Rio de 1860 e hoje foi muito bem aceita por eles, além de auxiliar com possíveis dúvidas quanto ao vocabulário.
Para a leitura foi pensada uma pausa estratégica, a fim de situá-los e termos certeza de que acompanhavam a história. Essa pausa foi muito necessária, já que verificamos que os alunos estavam bem perdidos. Eles achavam que Vilela e Camilo eram moças. No fim notamos que os alunos gostaram bastante da leitura proposta, já que saíram da sala de aula comentando o desfecho entre si.
Aula 3
Objetivos: apresentar o autor e uma nova proposta de leitura através do filme A Cartomante, 2003, de Wagner de Assis.
Metodologia:
- Disponibilizar para os alunos, no multimídia, a foto de Machado de Assis e dados específicos sobre sua vida.
- Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabiam de quando era o texto que foi lido. Perguntar também se eles sabiam quem era o escritor. Em seguida, apresentar o nome Machado de Assis e perguntar se eles já ouviram falar.
- Com o auxílio da mídia, navegar por sites que falem ou mostrem pequenos detalhes da vida do autor. Falar um pouco sobre quem ele foi e seu contexto, além da sua importância para a literatura brasileira. Não se estender muito nesse ponto.
- Começar a assistir ao filme.
- : uma das grandes dificuldades no trabalho com a turma é o fato de termos a primeira aula do dia com eles. Por isso, por vezes perdemos muito tempo a fim de fazê-los sentar e se concentrar. Porém essa aula foi surpreendente, por ter acontecido justamente o contrário. Os alunos chegaram fazendo menos bagunça que o normal, sentaram-se e ficaram muito quietos prestando muita atenção àquilo que era contado sobre Machado de Assis. Não foi necessário em nenhum momento chamar a atenção por conversas paralelas, nem por falta de atenção.
Aula 4
- : Introduzir a mesma história em outra linguagem (cinema) e em outro contexto (atual).
- : Assistir ao filme
- : Por falha nossa, a experiência não funcionou. Percebendo a inadequação do filme ao contexto as cenas mais picantes foram evitadas, o que causou alvoroço entre os alunos que queriam saber o que estava ficando de fora da exibição. Isso fez com que resolvêssemos deixar de lado o filme e utilizássemos a próxima aula para a produção de um novo fim para o conto lido.
Aula 5:
Objetivo: Estimular a produção escrita.
Metodologia:
1. Retomada do conto: o que eles mais gostaram, ou não, momentos de suspense, personagens, época. Estimulando o debate:Comparar a credulidade de Rita à incredulidade inicial de Camilo. Com qual perspectiva os alunos se identificam? O que eles acharam do final do conto?
2) Apresentar a proposta de atividade escrita: criação de um final diferente para o conto. Circular e ajudar. Se houver tempo, trabalhar a reescrita.
Comentário: A aula foi ótima. Os alunos se empolgaram bastante com a escrita dos textos e tiveram ideias fantásticas, os novos finais ficaram muito interessantes e divertidos. Um dos alunos que teve tempo de ter seu texto corrigido e fazer a reescrita ficou muito feliz com o feedback e se empolgou para escrever ainda mais, queria dobrar o tamanho da sua história e adicionar vários detalhes! A pedido da professora Vera, os bolsistas vão corrigir e dar nota aos textos, que atendem plenamente ao que foi solicitado, mas continuam apresentando muitos problemas de pontuação.