UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Humanas

Curso de Graduação em Letras

 

 

Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula

Coordenadora: Profª. Drª. Renata Praça de Souza Telles

Bolsistas: Anderson Chcrobut, Ingrid Faustino Vieira, Mariana Buchmann e Rafael Strogenski Silva Soares

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA:  A CARTOMANTE

 

Objetivo: Propiciar aos alunos o contato com um texto literário considerado clássico, levando-os a perceber a sua capacidade de leitura.

 

AULA 1

 

  1. Motivação e introdução:
    1. Projetar anúncios sobre cartomantes. Fazer com que os alunos comentem (se já foram ou alguém da família já foi a alguma) e se posicionem sobre o assunto.
    2. Contextualizar o Rio de 1869 (Rua da Guarda Velha, Rua dos Barbonos, Rua das Mangueiras, Botafogo, Largo da Carioca) e ilustrar vocabulário (tílburi), através de imagens.

 

  1. Distribuir uma cópia para cada aluno do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, incluído em Várias histórias, cuja primeira publicação data de 1896, sem revelar autor e data.
  2. Leitura em voz alta, pelos bolsistas, com o máximo de dramaticidade, atentando para pausas e entonações, com o objetivo de provocar o interesse dos alunos e levá-los a acompanhar com atenção.
  3. Interromper a leitura no clímax do suspense, para comentários e dúvidas.

 

Aula 2

 

  1.  Abrir o debate sobre o conto, dando voz e liberdade aos alunos:
  • Interesse pelo tema? Gostaram ou não da leitura? Expectativa alcançada? Mudariam algo na história?

 

Comentário: os alunos foram muito abertos ao tema “cartomante”. Com o uso da mídia, fizemos algumas pesquisas diretas sobre “o destino” de um dos alunos. A parte comparativa entre Rio de 1860 e hoje foi muito bem aceita por eles, além de auxiliar com possíveis dúvidas quanto ao vocabulário.

Para a leitura foi pensada uma pausa estratégica, a fim de situá-los e termos certeza de que acompanhavam a história. Essa pausa foi muito necessária, já que verificamos que os alunos estavam bem perdidos. Eles achavam que Vilela e Camilo eram moças. No fim notamos que os alunos gostaram bastante da leitura proposta, já que saíram da sala de aula comentando o desfecho entre si.

 

Aula 3

 

Objetivos: apresentar o autor e uma nova proposta de leitura através do filme A Cartomante, 2003, de Wagner de Assis.

Metodologia:

  1. Disponibilizar para os alunos, no multimídia, a foto de Machado de Assis e dados específicos sobre sua vida.
  2. Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabiam de quando era o texto que foi lido. Perguntar também se eles sabiam quem era o escritor. Em seguida, apresentar o nome Machado de Assis e perguntar se eles já ouviram falar.
  3. Com o auxílio da mídia, navegar por sites que falem ou mostrem pequenos detalhes da vida do autor. Falar um pouco sobre quem ele foi e seu contexto, além da sua importância para a literatura brasileira. Não se estender muito nesse ponto.
  4. Começar a assistir ao filme.

 

  • : uma das grandes dificuldades no trabalho com a turma é o fato de termos a primeira aula do dia com eles. Por isso, por vezes perdemos muito tempo a fim de fazê-los sentar e  se concentrar. Porém essa aula foi surpreendente, por ter acontecido justamente o contrário. Os alunos chegaram fazendo menos bagunça que o normal, sentaram-se e ficaram muito quietos prestando muita atenção àquilo que era contado sobre Machado de Assis. Não foi necessário em nenhum momento chamar a atenção por conversas paralelas, nem por falta de atenção.

 

Aula 4

  • : Introduzir a mesma história em outra linguagem (cinema) e em outro contexto (atual).
  • : Assistir ao filme
  • : Por falha nossa, a experiência não funcionou. Percebendo a inadequação do filme ao contexto as cenas mais picantes foram evitadas, o que causou alvoroço entre os alunos que queriam saber o que estava ficando de fora da exibição. Isso fez com que resolvêssemos deixar de lado o filme e utilizássemos a próxima aula para a produção de um novo fim para o conto lido.

 

Aula 5:

 

                Objetivo: Estimular a produção escrita.

 

            Metodologia:

 

            1. Retomada do conto:  o que eles mais gostaram, ou não, momentos de suspense, personagens, época. Estimulando o debate:Comparar a credulidade de Rita à incredulidade inicial de Camilo. Com qual perspectiva os alunos se identificam? O que eles acharam do final do conto?

2) Apresentar a proposta de atividade escrita: criação de um final diferente para o conto. Circular e ajudar. Se houver tempo, trabalhar a reescrita.

 

 

Comentário: A aula foi ótima. Os alunos se empolgaram bastante com a escrita dos textos e tiveram ideias fantásticas, os novos finais ficaram muito interessantes e divertidos. Um dos alunos que teve tempo de ter seu texto corrigido e fazer a reescrita ficou muito feliz com o feedback e se empolgou para escrever ainda mais, queria dobrar o tamanho da sua história e adicionar vários detalhes! A pedido da professora Vera, os bolsistas vão corrigir e dar nota aos textos, que atendem plenamente ao que foi solicitado, mas continuam apresentando muitos problemas de pontuação.