Português 3 > Posts > 2015/16 - CRÔNICA - Plano de aula Futebol - Turma de aceleração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula
Coordenadora: Profª. Drª. Renata Praça de Souza Telles
Bolsistas: Anderson Chcrobut, Ingrid Faustino Vieira, Mariana Buchmann e Rafael Strogenski Silva Soares
UNIDADE TEMÁTICA: FUTEBOL
Objetivo geral: A partir do tema futebol, despertar o interesse pela leitura e trabalhar a estrutura do comentário e da crônica.
Plano 1:
- Motivação: Como primeira mobilização, os bolsistas mostrarão aos alunos um dos vídeos mais marcantes relacionados à derrota do Brasil na Copa do Mundo de 2014, quando o narrador da Rede Globo imortalizou o bordão “virou passeio!” em relação à atuação dos dois times em campo. Os bolsistas encaminharão a discussão para a leitura do próximo texto, com rememorações de casos e repercussões diversas do resultado daquele jogo. Os alunos serão instigados a apresentar a sua visão do acontecido.
- Leitura: Após essa primeira mobilização os bolsistas lerão com os alunos a reportagem publicada no portal UOL em 11 de novembro de 2014, feita com um dos titulares da seleção, o jogador Dante, que deu suas impressões do que pôde ter acontecido no jogo, bem como de alguns comentários selecionados feitos por leitores do portal.
- Discussão: Será feita em concomitância com a leitura dos materiais escolhidos, destacando aspectos como a estrutura do texto e dos comentários, a atuação do narrador, a formação de um bordão, etc.
REFERÊNCIAS
PORTAL UOL (2014) Dante: “Não nos preparamos psicologicamente para a Copa”. (+10 comentários) 11 de Novembro de 2014, in http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/11/18/dante-nao-nos-preparamos-bem-psicologicamente-para-a-copa.htm. Acesso em 07/07/2015.
RODRIGUES, Allyson Aquino (Nome do Usuário). 7 de março de 2015. “ih la vem mais , ih la vem mais virou passeio ...” De https://www.youtube.com/watch?v=q6purDWACBI. Acesso em 30/09/2015
Comentário
A aula foi bastante produtiva em termos de discussão: os alunos analisaram a opinião do entrevistado e colocaram sob o seu próprio ponto de vista. Os assuntos correlatos também conseguiram boa base para ser articulados. Isso nos demonstrou que a apreensão e a articulação oral dos alunos era uma das grandes coisas com a qual poderíamos contar, não só para essa aula, mas para o resto do projeto.
PLANO 2
- Leitura: Os bolsistas começarão a segunda aula pela leitura (em voz alta) de colunas esportivas de 2014 - os artigos e coberturas de Juca Kfouri (“O Massacre do Mineirão”) e Luís Fernando Veríssimo (“Os Seis Minutos”).
- Estrutura textual: Será chamada a atenção dos alunos para a estrutura da argumentação usada pelo(s) articulistas, no decorrer da leitura.
- Discussão: Será feita em concomitância com a primeira atividade, majoritariamente sobre o conteúdo, dessa vez - onde os alunos trabalharão com os pontos de vista analisados em relação à sua própria experiência e à discussão da aula anterior.
- Atividade: Os alunos serão estimulados, individualmente, a fazer um comentário a respeito dos jogos.
- Produção: com argumentos e comentários explorados oralmente, estimular a produção escrita.
REFERÊNCIAS:
KFOURI, Juca. “O Massacre do Mineirão” Retirado de http://blogdojuca.uol.com.br/2014/07/o-massacre-do-mineirao/
VERISSIMO, Luís Fernando. “Os Seis Minutos”. Retirado de http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,os-seis-minutos-imp-,1526280
Comentário
O texto de Luís Fernando Veríssimo acabou não sendo usado em razão do tempo disponível, já que a análise dos comentários, pelo tamanho do texto, acabaria tomando o restante da aula. A produção teve que ser deixada como matéria de casa, embora tenhamos recebido textos suficientes para propor a segunda atividade. Os alunos demonstraram compreender bem a proposta.
PLANO 3
- Selecionaremos alguns comentários da aula anterior e os discutiremos, com o objetivo de estabelecer pontos de contato com o texto que lerão em seguida.
- Ao longo da leitura e da discussão dos comentários dos alunos, daremos atenção às suas estruturas, em concomitância com o texto lido na aula anterior - o suficiente para alimentar o pulo reflexivo que dará suporte à produção das crônicas.
- Leitura em grupo da crônica “Gol da Alemanha”, de Antônio Prata. Os alunos serão instigados a interpretá-la dentro não só do contexto pretendido, mas também das extrapolações e reflexões possíveis.
- Estimular a produção de uma crônica, com assunto livre.
REFERÊNCIAS
PRATA, Antônio. “Gol da Alemanha.”. Retirado de http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/176859-gol-da-alemanha.shtml
Comentário
A aula não foi exatamente produtiva na explanação teórica, embora eles tenham dado mostra de ter compreendido em sua maior parte, sobretudo por causa do texto de Antônio Prata. Por sugestão da bolsista Mariana, a produção (na segunda aula) foram feitas ao ar livre, atrás das salas de arte - aproveitando o calor e a boa experiência da aula do graffitti - e os alunos aprovaram essa medida. No geral, as crônicas - com assunto livre - foram bem construídas, com alguns alunos tentando realizar propostas independentes de reflexão. Para facilitar a organização, os alunos foram divididos em grupos e os bolsistas acompanharam cada grupo, dando aporte na construção do texto e nas possibilidades de interpretação.