Português 3 > Posts > 2015/15 A FORMIGUINHA E A NEVE - planos de aula 8A e 8B
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
Turma 8 A
A FORMIGUINHA E A NEVE
Observação: As atividades de leitura e reescrita de “A Formiguinha e a neve” foram desenvolvidas para atender à solicitação da nossa supervisora, professora Vera Baena.
PLANO DE AULA 1 – 45 min: Motivação e Leitura – A Formiguinha e a Neve
- Aula de motivação: a partir de imagens de formigas reais e de neve, fazer perguntas de reflexão, com o objetivo de introduzir os personagens do texto e criar expectativas. Algumas perguntas: qual a relação entre os dois? O que vocês acham que pode acontecer com a formiga na neve? Quem é mais forte? (Imagens no anexo I)
- Apresentação do autor do texto, mostrar uma música de sua composição e informações de publicação do texto para que os alunos digam o que esperam desse autor e de um texto com esse título:
- BRAGUINHA, também conhecido como João de Barros, 1907/2006, foi compositor de marchinhas de carnaval - entre elas “O pirata da perna de pau”. Além disso, foi dublador de filmes da Disney.
- Data de publicação da formiguinha: Editora Moderna, 1995
- Leitura do texto (anexo II) de forma dramatizada em que cada aluno represente um personagem.
Comentário 8A: Embora a atividade de motivação tenha sido bem desenvolvida, houve dificuldades com relação à participação dos alunos, pois eles estavam bem agitados, provavelmente porque nossa aula foi a última do dia e eles estavam ansiosos para ir para casa. Além disso, não houveram voluntários suficientes para todos os personagens e como uma das premissas do projeto é estimular o prazer da leitura, cada bolsista ficou com um personagem. Compreendemos que foi um dia atípico em nossa turma.
ANEXO I
ANEXO II
A Formiguinha e a Neve
Numa certa manhã de inverno uma formiga saía para o seu trabalho diário. Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prendendo o seu pezinho. Aflita, vendo que ali poderia morrer de fome e frio, a formiga olhou para o Sol e pediu:
- Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pezinho?
E o Sol, indiferente, respondeu:
- Mais forte que eu é o muro que me tampa.
Então a pobre formiguinha disse:
- Muro, tu que és tão forte, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho? E o muro rapidamente respondeu:
- Mais forte que eu é o rato, que me rói.
A formiga, quase sem fôlego, perguntou:
- Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
E o rato falou bem rápido:
- Mais forte que eu é o gato que me come.
A formiga então perguntou ao gato:
- Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O gato responde sem demora:
- Mais forte que eu é o cachorro, que me persegue.
A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cachorro:
- Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
- Mais forte que eu é o homem, que me bate.
Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem:
- Tu que és tão forte, que bate no cachorro, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O homem olhou para a formiga e respondeu:
- Mais forte que eu é Deus, que tudo pode.
A formiga olhou para o céu e perguntou a Deus:
- Tu que és tão forte que tudo pode, desprenda o meu pezinho?
E Deus, que ouve todas as preces pediu à primavera que chegasse com seu carro dourado triunfal enchendo de flores os campos e de luz os caminhos, e vendo que a formiga estava quase morrendo, levou-a para um lugar onde não há inverno e nem verão e onde as flores permanecem para sempre.
De João de Barro (recontado). Il. Rogério Borges. São Paulo: Moderna, 1995. 40p
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 2 – 45 min
- Retomada da leitura e discussão em grupos acerca de aspectos gerais do texto
- Realizar uma contextualização do gênero fábula e suas características (linguagem, personagens e presença de moral), além de chamar atenção para textos que os alunos já conhecem a fim de articular a função de “A formiguinha e a Neve”, principalmente para o aspecto da moral que será necessário para a atividade de reescrita.
- Em grupos, os alunos devem refletir sobre quais temas estão presentes no texto
Comentário 8A: A atividade 1 foi extremamente necessária em virtude de ter ocorrido conselho de classe e estarmos fora de sala de aula por duas semanas: o texto precisou ser distribuído novamente e em grupos foram realizadas leituras e pequenas discussões. Ao ser solicitado à Vera para fazer a contextualização sobre fábulas, uma vez que essa contextualização foi realizada na 8B de forma clara e concisa, a bolsista de um outro grupo que estava nos auxiliando interferiu e realizou a contextualização. Entretanto, esta, além de ser extensa, estava tomando um rumo diferente do objetivo da aula. A bolsista Sabrina Anhaia interveio a fim de começar a atividade 3, porém não foi possível pois a aula já estava no final.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 3.1
- Pedir feedback sobre as respostas que foram solicitados na aula anterior. Conversar sobre as aplicações na vida real pensadas pelos alunos. Compartilhar e discutir na turma. Todos concordam com as ideais trazidas? O que pode ser diferente do pensado até então? (20 min)
- Em grupos os alunos deverão discutir sobre possíveis temas e aplicações na vida real que eles conseguiram encontrar no texto. Após a discussão em grupo, os alunos devem compartilhar seus temas com a sala, a turma ficará livre para fazer apontamentos e sugestões. Alguns temas: saúde; vida e morte; religiosidade; ética e humanidade em geral. (25 min)
PLANO DE AULA 3.2
- Retomada da discussão da aula anterior (15 min)
- Apresentar algumas fábulas e suas reescritas a fim de exemplificar a atividade de reescrita. (10 min)
- Atividade de reescrita feita em grupos da fábula “A Formiguinha e a Neve” (20 min)
Comentário 8 A: Apesar de ter sido solicitado aos alunos que pensassem em temas e aplicações em casa, eles não o fizeram. Desta forma, pedimos que eles se juntassem em grupos de no máximo cinco alunos para que relessem a fábula brevemente e já começassem a discussão. A aula foi um pouco mais curta tendo em vista que eles estavam em aula vaga, portanto, demorou até que todos chegassem. Assim, começamos as apresentações na primeira aula, mas apenas três grupos se apresentaram. Logo que a segunda aula começou, os três outros grupos que faltavam fizeram suas apresentações. Essa atividade foi extremamente bem sucedida, a reflexão em grupo e o compartilhamento de ideias contribuiu para a diversidade de temas e interpretações, além de ajudar aqueles que estavam com dificuldades. Os temas em geral coincidiram com os já pensados pelos bolsistas, porém os alunos foram muito além do esperado, exemplificaram e sustentaram de forma satisfatória suas interpretações. O auxílio de um exemplo de reescrita foi fundamental para o entendimento da atividade e os alunos pareceram empolgados com a atividade. O pensamento inicial era o de fazer uma reescrita coletiva, entretanto, como surgiram temas tão diferentes entre os grupos, supervisora e bolsistas decidiram por uma atividade em grupo, pois, dessa forma, todos os temas poderiam ser contemplados. Como não foi possível concluir a atividade de reescrita em sala, foi solicitado aos alunos que terminassem em casa e entregassem à supervisora, que pediu aos bolsistas que corrigissem e atribuíssem notas, como última atividade do Pibid na escola em 2015.
ANEXO I – REESCRITA
A cigarra e a formiguinha boa – Monteiro Lobato
Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém.
Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique…
Aparece uma formiga, friorenta, embrulhada num xalinho de paina.
– Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
– Venho em busca de um agasalho. O mau tempo não cessa e eu…
A formiga olhou-a de alto a baixo.
– E o que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?
A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse:
– Eu cantava, bem sabe…
– Ah! … exclamou a formiga recordando-se. Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?
– Isso mesmo, era eu…
– Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo.
A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
Moral da História: os artistas, poetas, pintores, músicos, são as cigarras da humanidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
A FORMIGUINHA E A NEVE
TURMA 8B
Observação: A atividade de leitura e reescrita de “A formiguinha e a neve”, de João de Barros, foi desenvolvida atendo à solicitação da nossa supervisora, Professora Vera Baena.
PLANO DE AULA 1.1 - Motivação
- Motivação: começar mostrando imagens de formigas (desenhos+imagens reais) e de neve. Fazemos perguntas de estímulo: como qual a relação entre os dois? o que vocês acham que pode acontecer com a formiga na neve? quem é mais forte?
- Em seguida, apresentamos o título, " A formiguinha e a neve", e exploramos o tema e a forma, através de perguntas como que tipo de texto vocês acham que é? (poema, conto, ficção científica). Também podemos mostrar o nome do autor e algo sobre sua vida. Talvez tocar parte da marchinha “O Pirata da Perna de Pau” (relacionar com a Ilha do Tesouro). Em seguida, juntando com as informações sobre o autor, perguntamos “o que vocês acham que acontece nessa história?”
- BRAGUINHA, também conhecido como João de Barros, 1907/2006, compositor de marchinhas de carnaval, entre elas O PIRATA DA PERNA DE PAU, e letrista de CARINHOSO, uma das canções mais famosas e conhecidas dele. Também foi dublador de filmes da Disney. Data de publicação da formiguinha: Editora Moderna, 1995.
PLANO DE AULA 1.2 - Leitura
- Colocar os nomes dos personagens no quadro. Os bolsistas e os alunos lerão a fábula “A Formiguinha e a Neve” de João de Barros. Os alunos são os personagens coadjuvantes. Buscar fazer uma leitura mais dramatizada para chamar a atenção dos alunos.
- Em grupos, a turma deve discutir a estrutura da fábula presente no texto (escrever). Responder: que temas você encontra nesse texto? Qual é a estrutura do texto? (curto, longo, linguagem, etc). Como você aplicaria a moral da história na vida real? (pensar em situações para depois fazer a releitura).
Comentário Aula 1 - Oitavo Ano B
A motivação mostrou-se muito importante para a continuação da atividade de leitura, pois os alunos não conheciam a fábula e realmente participaram da conversa sobre possíveis temas e estrutura do texto. A divisão da leitura entre os alunos também foi relevante para tornar a leitura em conjunto mais dinâmica. Por fim, no tópico 4 decidimos por não escrever as respostas dos alunos, mas apenas conversar e tomar nota para retomar pontos importantes na atividade de reescrita da Aula 3. Além disso, não tivemos o tempo necessário para desenvolver suficientemente a discussão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 2.1
- Retomar as respostas dos grupo na aula anterior. Conversar sobre as aplicações na vida real pensadas pelos grupos. Compartilhar e discutir na turma. Todos concordam com as ideias trazidas? O que pode ser diferente do pensado até então? (30 min)
PLANO DE AULA 2.2
- DEBATE (“Pipocando Ideias”): quatro estações de discussão serão dirigidas pelos bolsistas. O objetivo é pensar na fábula da formiguinha a partir dos seguintes temas e das aplicações apresentadas pela turma:
Temas: saúde; vida e morte; religiosidade; ética e humanidade em geral.
Comentário Aula 2 - Oitavo Ano B
Decidimos por começar a aula retomando pontos da aula anterior. Além do explicitado no primeiro tópico, relembramos questões de estrutura e temática narrativas presentes na fábula, bem como dúvidas e pontos pertinentes para a análise. A atividade do debate foi alterada um pouco: ao invés de termos bolsistas fixos com temas de discussão, resolvemos formar grupos de 5-6 alunos que, a partir dos temas levantados pela professora e pibidianos, deveriam sugerir histórias contextualizadas com estrutura semelhante a da Formiguinha e a Neve. A atividade foi bem sucedida e as ideias da turma foram compartilhadas e anotadas. No entanto, foi possível trabalhar apenas os temas SAÚDE e TRABALHO/ESTUDO nessa aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 3
- Retomar os temas conversados no debate da aula passada. Lembrar os alunos do que eles comentaram como possíveis contextualizações para a história da “Formiguinha e a Neve”.
- Continuar DEBATE em grupos de 5-6 alunos. Depois, compartilhar com a turma os exemplos formulados em cada grupo. Os temas serão RELIGIÃO e ÉTICA/HUMANIDADE.
- Reescrita: cada grupo deve fazer uma reescrita de, no mínimo, 15 linhas da “Formiguinha e a Neve” a partir dos temas discutidos em sala (ética, saúde, religião e trabalho). A reescrita deve conter algum elemento que remeta à estrutura do texto original e que seja contextualizado.
Comentário Aula 3 - Oitava B
No debate, os bolsistas decidiram mudar o tema RELIGIÃO para um tema trazido pelos próprios alunos em suas análises do texto da formiguinha. Dessa forma, cada grupo escolheria um tema distinto. Porém, ressaltamos que essa análise e busca por um tema distinto do proposto pelos bolsistas deve ser acompanhada e direcionada pelos mesmos, para que os temas trazidos pelos alunos sejam adequados ao ambiente de discussão escolar e conectados ao texto da “Formiguinha e a Neve”. Como um todo, a turma foi criativa e comunicativa nos debates em grupo. Os textos serão corrigidos pelos bolsistas, que atribuirão nota a pedido da professora Vera Baena. Com essa atividade, encerramos a participação em sala de aula no ano de 2015.