Português 3 > Posts > 2015/12 - Resumos aprovados PIBIDSUL
10 PIBID/SUL – Seminário do Pibid da Região Sul – 1 a 9 de dezembro de 2015 – Lages/SC.
RESUMOS APROVADOS
- LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DA LEITURA DA ILHA DO TESOURO
Ana Laura de Brum Kury da Silva*[1]
Rebeca Lessmann[2]
Renata Praça de Souza Telles[3]
Resumo: O projeto PIBID Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, desenvolvido sob a orientação da Profa. Renata Telles na Universidade Federal do Paraná (UFPR), vem desde o início de 2015 trabalhando, no Colégio Estadual Leôncio Correia, com literatura no ensino médio e em três turmas de oitavo ano, sendo uma delas de aceleração. O trabalho realizado nas duas turmas regulares de oitavo ano tem como objetivo principal despertar o interesse e o prazer dos alunos pela leitura de textos literários e, ao mesmo tempo, desenvolver suas capacidades de compreensão, interpretação e produção textual e oral (como leitura em voz alta e debates). Para tanto, escolhemos como primeira leitura um clássico de Robert Lewis Stevenson, A Ilha do Tesouro, de 250 páginas. Partindo do princípio de que a maioria dos alunos não estaria acostumada a ler livros com esta extensão, tomamos, como um desafio quase pessoal, a tarefa árdua de fazer-lhes se interessar pela leitura integral de um romance do século XIX. As diferentes abordagens para a leitura do livro – leitura dramatizada feita em sala por nós bolsistas; leitura em sala feita pelos alunos e leitura em casa – foram algumas das estratégias utilizadas para que os objetivos já citados pudessem ser alcançados. Neste trabalho pretendemos mostrar, a partir de uma atividade escrita feita ainda no início desta experiência, como a leitura literária pode interferir na produção estrutural e criativa do texto dos alunos implicando diretamente no aprimoramento da expressão escrita. A partir das atividades de produção escrita foi possível perceber como diferentes aspectos presentes no livro lido, por exemplo, vocabulário, características dos personagens, diálogos, foram compreendidos e absorvidos. Da mesma forma, que elementos destacados na leitura em voz alta, como entonação e pausas de pontuação, influenciaram a escrita dos alunos. Consideramos que nosso trabalho em sala de aula com a literatura e a produção escrita revela que professores com uma boa formação conseguem ultrapassar barreiras e formar leitores competentes.
- LETRAMENTO LITERÁRIO: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA LEITURA EM SALA DE AULA
Sabrina Aparecida Amorim Anhaia* [4]
Fernanda Zimmermann*[5]
Renata Praça de Souza Telles[6]
Eixo Temático: A docência na escola e na formação de professores
Resumo: O trabalho com leitura no ensino fundamental privilegia a diversidade de gêneros textuais, compreendendo a literatura entre eles. Acreditamos na importância do contato com os mais diferentes textos, mas também defendemos uma especificidade do literário. Na maior parte das vezes, quando se dedica à leitura de textos literários no ensino fundamental, a escola parte do pressuposto de que textos longos e uma linguagem não contemporânea são de difícil leitura e não despertam o interesse dos alunos, optando, quase sempre, por trabalhar com textos curtos e adaptações. O nosso objetivo é apresentar o trabalho com literatura desenvolvido pelo subprojeto PIBID - Português 3, Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação da Professora Doutora Renata Telles, em duas turmas de oitava série na Escola Estadual Leôncio Corrêa. O nosso desafio, como futuros professores, foi o de romper essa barreira e demonstrar a possibilidade de despertar o interesse, o prazer e a curiosidade pela leitura integral de um romance, contribuindo assim para a formação de leitores competentes e críticos. A nossa metodologia partiu de um diagnóstico inicial sobre hábitos de leitura e interesses da turma, uma vez que um trabalho voltado ao letramento literário não depende apenas do conhecimento do professor sobre a matéria. A partir das informações recebidas desenvolvemos o planejamento para a leitura da versão integral das 250 páginas de A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, romance de aventuras publicado no final do século XIX. Cada aluno recebeu um exemplar do livro, oportunidade rara na escola, e elaboramos atividades de motivação e exploração de conhecimento prévio, diferentes estratégias de leitura, estabelecimento de relações intertextuais, debates, produção textual, jogos. Nossas considerações finais retomam os pressupostos de nosso trabalho com leitura de textos literários na escola para, a partir do relato da experiência bem sucedida e da apresentação de seus resultados, comprovar que é possível formar o que chamamos de comunidade de leitores, rompendo o desinteresse do aluno pela leitura e ultrapassando as ditas dificuldades de trabalhar textos literários integrais na escola.
Palavras-chave: Letramento literário. Ensino de literatura. Formação de professores.
- LEITURAS LITERÁRIAS EM UMA TURMA DE ACELERAÇÃO: FORMAÇÃO DE LEITORES
Anderson Chcrobut[7]*
Mariana Buchmann[8]*
Renata Praça de Souza Telles[9]
Resumo: A formação de leitores plenos, competentes e críticos é um dos grandes dificuldades da escola contemporânea, como demonstram os indicadores oficiais (IDEB, INAF, PISA). O projeto PIBID Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná sob a orientação da Professora Renata Telles, trabalha com textos literários em sala de aula, buscando ultrapassar barreiras e supostas dificuldades, para despertar o interesse e o prazer pela leitura. Para alcançar tal objetivo, fundamentamos nosso planejamento em leituras teóricas e metodológicas e elaboramos planos adequados à realidade de diferentes turmas. Um dos nossos maiores desafios durante o ano de 2015 foi o de desenvolver um projeto de leitura para uma turma de aceleração, que reúne alunos com defasagem idade/série, com baixa autoestima e desacreditados pela escola. Tendo em vista os interesses (skate, rap, etc.), e o desinteresse pela leitura, revelados pelos alunos em uma pesquisa inicial, desenvolvemos planos de aula e atividades de leitura que partem de textos curtos em linguagem objetiva e direta (jornais, blogs), ligados à realidade cotidiana e ao conhecimento prévio dos alunos, para, em um segundo momento, ampliar os horizontes e levá-los à leitura de textos literários com linguagem mais complexa (contos e poemas). Neste trabalho, pretendemos apresentar uma das unidades temáticas desenvolvidas pelo projeto, na qual partimos de uma notícia sobre um encontro de grafiteiros em Curitiba e outra sobre a Bienal do Grafite em São Paulo e chegamos à leitura de poemas de Paulo Leminski, Augusto de Campos, Chacal e Manuel Bandeira. As atividades envolveram leitura e discussão de textos de gêneros diversos, imagens, debates, produção escrita, desenho e a produção de um mural. Consideramos que o engajamento surpreendente e a extrema participação desses alunos, na leitura e na argumentação, revelaram o sucesso de um planejamento cuidadoso. Consideramos ainda que o interesse e o prazer pela leitura demonstrado pelos alunos, até então classificados como leitores incompetentes e desinteressados, comprova que a aposta na formação dos futuros professores pode ser a chave para a reversão dos índices alarmantes de leitura no país.
Palavras-chave: Formação de leitores; Letramento literário; Turma de aceleração.
[1] Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, anabrumk@gmail.com
[2] Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, rebecalessmann2@gmail.com
[3] Doutora, Universidade Federal do Paraná, CAPES, renatatelles@hotmail.com
[4]
Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, sabrinanhaia@gmail.com
[5]
Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, zimmermann.fer@gmail.com
[6]
Doutora, Universidade Federal do Paraná, CAPES, renatatelles@hotmail.com
[7] Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, aeu.chc@gmail.com
[8] Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, buchmann.mariana@gmail.com
[9] Doutora, Universidade Federal do Paraná, Letras, CAPES, renatatelles@hotmail.com