Português 3 > Posts > 2015/11 Apresentação de trabalhos ENAF
ENCONTRO DE ATIVIDADES FORMATIVAS - 14o ENAF/ UFPR
Trabalhos apresentados: 06/10/2015
- Título: OS ALUNOS E A LEITURA: UMA ANÁLISE DE DADOS
Autoras: ANA LAURA KURY e MARINA BUCHAMAN
Resumo: O projeto Pibid/Português 3 - Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, sob orientação da Professora Doutora Renata Praça de Souza Telles, tem como objetivo contribuir para a formação dos futuros professores, a melhora da qualidade do ensino de literatura na escola e vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Leôncio Corrêa, com duas turmas de oitavo ano, uma turma de aceleração, também no oitavo ano, e duas turmas extracurriculares do ensino médio O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos com a aplicação de um questionário, desenvolvido para as duas turmas de oitavo ano pelas bolsistas Ana Laura Kury, Fernanda Zimmermann, Mariana Buchmann, Sabrina Aparecida de Amorim Anhaia e Rebeca Lessmann sobre hábitos de leitura dos alunos. A atividade foi a primeira tentativa de diálogo entre as bolsistas do PIBID e os alunos e as respostas obtidas através das questões servirão como auxilio na preparação do trabalho nas turmas em que atuam. Como a preparação de um projeto de letramento literário não depende apenas do conhecimento do professor sobre a matéria, faz-se necessário o conhecimento da turma e dos alunos, isto é, um diagnóstico de seus hábitos de leitura. O método utilizado na atividade desenvolvida foi a elaboração e a aplicação nas duas turmas de um questionário, anônimo, com perguntas sobre leituras, interesses culturais, opiniões sobre a escola, bem como sobre as aulas de português, além de alguns dados sobre idade dos alunos e escolaridade dos pais. De posse das informações, quantificamos as respostas para traçar um diagnóstico dos alunos e seus hábitos de leitura que está nos auxiliando na preparação dos planos de aula e que será fundamental na posterior avaliação sobre nossa intervenção em sala. Os resultados obtidos serão apresentados em forma de gráficos, que incluem a comparação entre as duas turmas e as análises e diagnósticos desenvolvidos. Nossas considerações finais partem dos resultados obtidos para discutir possíveis causas das dificuldades encontradas pelos professores em aulas de literatura no ensino fundamental.Palavras-chave: Diagnóstico de leitura; Ensino de literatura.
- Título: FORMAÇÃO DE LEITORES: LETRAMENTO LITERÁRIO –
Autoras: FERNANDA ZIMMERANN e SABRINA ANHAIA
Resumo:O projeto Pibid/Português 3 - Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, sob a orientação da Professora Doutora Renata Praça de Souza Telles, tem como objetivo contribuir para a formação dos futuros professores e a melhora da qualidade do ensino de literatura na escola, sendo desenvolvido na Escola Estadual Leôncio Corrêa, com duas turmas de oitavo ano, uma turma de aceleração, também no oitavo ano, e duas turmas extracurriculares do ensino médio. O presente trabalho irá apresentar as atividades elaboradas para duas turmas do oitavo ano, pelas bolsistas Ana Laura Kury, Fernanda Zimmermann, Mariana Buchmann, Sabrina Aparecida de Amorim Anhaia e Adriano Lucas da Silva Carvalho com o objetivo de formar leitores competentes e críticos, despertando o prazer da leitura através da leitura integral de A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson. Um segundo objetivo das atividades desenvolvidas é a experiência, rara na escola publica, de dar um exemplar da obra para cada aluno e a avaliação de seu impacto nos hábitos de leitura e na formação do leitor. Para alcançar os objetivos propostos, os métodos utilizados partem de um diagnóstico prévio dos hábitos de leitura das turmas e envolvem atividades de motivação, relações com conhecimentos prévios dos alunos, leituras das bolsistas em sala e leituras individuais dos alunos feitas em casa, estabelecimento de relações intertextuais, comparação com filmes, atividades orais e escritas. Serão apresentados os resultados da pesquisa e estudo das bolsistas para o desenvolvimento da proposta de leitura e os resultados parciais de sua aplicação em sala, tendo em vista a greve dos professores. Nossas considerações finais partem dos resultados obtidos para levantar hipóteses sobre os problemas enfrentados pelo ensino de literatura na escola e sugerir alternativas que recuperem o prazer da leitura e desenvolvam o letramento literário. Palavras-chave: Letramento literário; Ensino de literatura.
- Título: FORMAÇÃO DE LEITORES EM TURMAS DE ACELERAÇÃO: DO JORNAL PARA A LITERATURA
Autores: RAFAEL STROGENSKI e INGRID FAUSTINO
Resumo: O projeto Pibid/Português 3 - Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, sob a orientação da Professora Doutora Renata Praça de Souza Telles, tem como objetivo contribuir para a formação dos futuros professores e a melhora da qualidade do ensino de literatura na escola, sendo desenvolvido na Escola Estadual Leôncio Corrêa, com duas turmas de oitavo ano, uma turma de aceleração, também no oitavo ano, e duas turmas extracurriculares do ensino médio. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas especialmente para a turma de aceleração, oitavo ano, pelos bolsistas Anderson Chcrobut, Mariana Buchmann Ingrid Faustino Vieira, Rafael Strogenski Silva Soares, visando desenvolver o hábito de leitura, promover o letramento literário e resgatar a autoestima de alunos com defasagem idade/série. A metodologia utilizada tem por base um diagnóstico inicial dos interesses e hábitos de leitura dos alunos para a elaboração de atividades que envolvem motivação, leitura e escrita, uso de material diversificado como imagens, música e aplicativos. As atividades assim desenvolvidas partem da leitura de textos curtos em linguagem objetiva de jornais, com assuntos relacionados à realidade próxima e cotidiana do aluno, para levá-lo à leitura de textos mais complexos e diversificados: de notícias sobre grafite e pichação a poemas de Paulo Leminski, de notícias sobre namoros e casamentos, sites e aplicativos, a um conto de Rubem Fonseca, por exemplo. Serão apresentados os resultados da observação da turma, dos estudos e pesquisas realizados pelos bolsistas no desenvolvimento das atividades e os resultados parciais das atividades em sala, interrompidas pela greve dos professores. Nossas considerações finais discutem o estigma de maus leitores em alunos com defasagem idade/série e a recuperação de sua autoestima através do letramento literário.Palavras-chave: Letramento literário; Ensino de Literatura; Turma de aceleração.
- Título: O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autora:JÉSSICA ANDRADE DE LARA
Resumo: O projeto Pibid/Português 3 - Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, sob a orientação da Professora Renata Telles, criou duas turmas extracurriculares de literatura no Ensino Médio, sob a responsabilidade das bolsistas Suelen Ariane Campiolo Trevizan, Anna Carolina Legroski, Stephanie da Silva Madeira, Jéssica Andrade de Lara e Mariana Vidotti Nunes de Oliveira, para contornar as duas horas-aula semanais reservadas ao ensino de Português (língua, literatura e produção textual), no Colégio Estadual Leôncio Corrêa. Ao constatar a crise enfrentada pela literatura na escola e os dados que atestam o fracasso da leitura, nosso objetivo é a defesa da especificidade e do lugar do ensino da literatura na escola, trabalhando com a ideia de letramento literário e de formação de leitores críticos. Os métodos utilizados se contrapõem ao ensino tradicional baseado na cronologia dos estilos de época e da leitura de fragmentos exemplares, através da leitura integral de textos literários e do estabelecimento de relações intertextuais que atravessam tempos e espaços, da construção coletiva de sentidos que atualizam a leitura. As atividades desenvolvidas se baseiam nas etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação propostas por Cosson, que define experiência literária como a integração do indivíduo em uma comunidade de pertencimento e como um conhecimento a ser construído na interação do sujeito com o outro. Como resultado, pretendemos mostrar os pressupostos que guiam essa proposta de ensino, as estratégias e os projetos de leitura desenvolvidos pelas bolsistas, assim como os resultados parciais das aulas, interrompidas pela greve dos professores. Nossas considerações finais discutem os problemas do ensino de literatura e salientam a indissociação entre estudo, pesquisa e ensino como etapa fundamental na formação de professores e, consequentemente, na melhoria da qualidade da escola.Palavras-chave: Ensino de Literatura; Letramento Literário; Ensino Médio.