Apresentação de trabalho: Comunicação oral

Sessão Coordenada

SEMANA DE LETRAS – UFPR – Data de Apresentação: 14/05/2015 

 

 

  1. Titulo: Ensino de literatura: a experiência do PIBID.  

Autor: Prof. Renata Praça de Souza Telles  

Area: Estudos Literários  

Tipo: Coordenada  

Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPR/CAPES) vem atuando na área da literatura desde 2014, com o projeto “ Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula” e dois objetivos paralelos e simultâneos: a formação de futuros professores de literatura e a melhoria da qualidade da educação básica pública. Dados de 2013 da Prova Brasil indicam que apenas 2,7% dos alunos do 9º ano compreendem o sentido de palavras, expressões e pontuação em romances contos e crônicas, enquanto a observação direta revela que no ensino médio a leitura de textos literários é rara. A nossa proposta é discutir as razões da grave crise enfrentada pelo ensino de literatura, a partir de diretrizes oficiais e da realidade observada na escola, e apresentar a experiência de atuação do Pibid.  

  

  

  1. Coordenada 1:   

Titulo: O CACHORRO DE GOYA EM BEIRUTE – DIFICULDADES NA  

PRODUÇÃO DE TEXTO  

Autor: Ana Laura de Brum Kury da Silva  

Resumo: O Projeto PIBID Português – 3 – Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, de 2014, teve como objetivo trabalhar com os livros do PNBE. Durante o segundo semestre, trabalhamos por quatro semanas com o conto  

“ O cachorro de Goya em Beirute” , do livro “ 7x7 – Sete contos crus” , de Ricardo Gómez, em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental. O conto, que aborda situações cotidianas no contexto de guerra libanesa, é narrado em contagem regressiva até chegar ao ápice/final da história. Sendo assim, após as leituras do conto e as devidas discussões em torno dele, foi proposto aos alunos uma atividade de produção similar ao que Ricardo Gómez havia feito. A atividade gerou resultados interessantes e apontou algumas dificuldades tidas pelos alunos, que fez com que o planejamento da atividade tivesse que ser reelaborado. Neste trabalho, apresentaremos a atividade e os seus resultados, além de fazer uma breve discussão com os ouvintes sobre outras maneiras de trabalhar esse conto.   

  

  

  

  1. Coordenada 2:   

Titulo: O CACHORRO DE GOYA EM BEIRUTE – DIFICULDADES NA  

PRODUÇÃO DE TEXTO  

Autor: Bruna Rafaela Motta  

Resumo: O Projeto PIBID Português – 3 – Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, de 2014, teve como objetivo trabalhar com os livros do PNBE. Durante o segundo semestre, trabalhamos por quatro semanas com o conto “ O cachorro de Goya em Beirute” , do livro “ 7x7 – Sete contos crus” , de Ricardo Gómez. O conto, que aborda situações cotidianas no contexto de guerra libanesa, é narrado em contagem regressiva até chegar ao ápice/final da história. Sendo assim, após as leituras do conto e as devidas discussões em torno dele, foi proposto aos alunos uma atividade de produção similar ao que Ricardo Gómez havia feito. A atividade gerou resultados interessantes e apontou algumas dificuldades tidas pelos alunos, que fez com que o planejamento da atividade tivesse que ser reelaborado. Neste trabalho, apresentaremos a atividade e as dificuldades que ela gerou, além de fazer uma breve discussão com os ouvintes sobre outras maneiras de trabalhar esse conto.   

  

  

  

  1. Coordenada 3:   

Titulo: Experiência de Leitura em turmas de Ensino Médio - PIBID  

Autor: Mariana Vidotti Nunes de Oliveira  

Resumo: Ao longo do ano de 2014 desenvolvemos junto ao Colégio Estadual Leôncio Correia o Programa de Iniciação à Docência. Um dos objetivos principais do projeto era o de apresentar aos alunos o acervo do PNBE e, através do estudo de algumas obras previamente selecionadas, incentivar a busca por novos títulos bem como desenvolver a competência de leitor em cada participante. Além disso intencionávamos, como alunos da Universidade Federal do Paraná, conhecer a realidade da escola pública e os problemas que enfrenta o ensino de literatura nessas instituições, buscando identificar problemas e criar soluções.   

  

  

  

  1. Coordenada 4:   

Titulo: Ensino de literatura: a experiência do PIBID e a leitura de Édipo Rei no  

Ensino Médio  

Autor: Stephanie da Silva Madeira  

Resumo: Este trabalho é resultado das atividades realizadas no projeto PIBID Português: Formação de Leitores: Integrando Biblioteca e Sala de Aula, com alunos do Ensino Médio, no contra turno do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba-PR, no primeiro semestre de 2015. Como proposta para trabalhar literatura e leitura com os alunos do Colégio Estadual Leôncio Correia, selecionou-se para leitura com os alunos o livro de literatura grega antiga Édipo Rei, de Sófocles. Os resultados dessas atividades apresentamos nesse trabalho, bem como o porquê da escolha desse livro, porque trabalhamos no contra turno e como a leitura do livro foi realizada com os alunos.