Plano de aula

 

Curso/Área: Língua Portuguesa

 

Classe: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

 

Tema: Duas cartomantes

 

Tempo: 2 horas/aula

 

Objetivos

 

- Ler, analisar e interpretar junto com os alunos o conto “A cartomante”, de Machado de Assis.

- Relacionar o conto de Machado de Assis com a obra homônima de Lima Barreto.

- Atualizar obras canônicas da ficção brasileira com os conhecimentos pessoais e interdisciplinares dos alunos.

- Aprofundar o repertório de leituras listadas para o vestibular da UFPR 2015.

 

Material

 

- Fotocópia dos contos “A cartomante”, de Machado de Assis e Lima Barreto.

- Fotografia digital “Tarô e búzios”.

- Computador e Datashow.

 

Metodologia

 

Aula 1

 

- Projetar o texto “Tarô e búzios” (fotografia atual de anúncio de cartomante) e perguntar aos alunos (5’):

a) se já viram outros anúncios semelhantes;

b) se já consultaram algum tipo de adivinho;

c) se iriam e em quais circunstâncias o fariam;

d) se acreditam que haja um mistério a que o homem comum não tem acesso;

e) se acreditam que haja pessoas mediúnicas.

- Entregar a fotocópia do conto e lê-lo em volta alta (20’).

- A partir da primeira leitura, conferir quais foram as impressões iniciais dos alunos, se eles gostaram, se se surpreenderam com o desfecho etc. (5’)

- Pedir aos alunos para destacarem no texto as características atribuídas a Camilo, Rita, Vilela e a cartomante. A partir dessas expressões, perguntar aos alunos: (20’)

a) o que se pode concluir sobre cada um desses personagens?

b) Qual é a posição do narrador em relação a cada um deles?

c) Ele é cúmplice ou crítico do casal adúltero?

d) Simpático ou cínico com relação à cartomante?

 

 

Aula 2

 

- Comparar a credulidade de Rita à incredulidade inicial de Camilo. Discutir com os alunos: (10’)

a) com qual perspectiva os alunos se identificam?

b) Há diferença entre superstição e religião?

c) O conto faz apologia ou critica a credulidade?

- Com relação à citação de data e lugar específicos na cena inicial do conto (Rua da Velha Guarda, sexta-feira, novembro de 1869), levantar hipóteses com os alunos de possíveis significações. Relacionar com os conhecimentos de História do Brasil deles. (5’)

- Discutir intertextualidades no prefácio e no conto (Diderot, Poe, Mérimée, “Hamlet”, mitologia Grega, Bíblica, “Orlando Innamorato”/ “Orlando Furioso”). Os alunos conhecem essas obras e autores? Se sim, percebem relações com o conto? Se não, apresentar as referências e sugerir as respectivas leituras (10’).

- Ler o conto “A cartomante”, de Lima Barreto (5’).

- Relacionar com o conto de Machado de Assis: semelhanças e diferenças com relação a enredo, personagens, aspectos estilísticos etc. (10’)

- Sobre o conto de Lima Barreto, discutir com os alunos: (10’)

a) Qual é o grau de proximidade do narrador em relação ao protagonista?

b) Quais estratégias narrativas provocam a surpresa do desfecho?

c) Como se abordam as questões sobrenaturais?

d) O que se pode presumir sobre a sociedade brasileira da época (classes sociais, sistema de trabalho, estrutura familiar etc.)?

 

Atividade para casa

Ler outro conto do livro Várias histórias, de Machado de Assis, e trazer questões ou comentários para a aula seguinte.

 

Referência bibliográfica

ASSIS. Machado de. Obra completa. Disponível em: http://machado.mec.gov.br. Acesso em: 20/10/2015.

BARRETO, Lima. Contos completos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.