Português 3 > Posts > 2015/8 - GREGÓRIO DE MATOS - Plano de aula ENSINO MÉDIO
Plano de aula
Curso/Área: Literatura
Classe: contra turno do Ensino médio
Tema: Poemas de Gregório de Matos
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos: Introdução ao autor, à obra e ao momento histórico
Material:
- WISNICK (Org). Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001
- Fotocópias de poemas selecionados do livro
- Dicionário;
- Google.
Aula 1. Introdução:
Observação: é importante que não se comente ao iniciar a aula que o tema da aula será Gregório de Matos, para não direcionar as respostas dos alunos.
a) Iniciar a aula fornecendo aos alunos 4 poemas sem o nome do autor, sendo cada um de uma vertente diferente de sua obra: religiosa, social-satírica, amorosa e erótica:
- Buscando à Cristo (p.316);
- Define sua cidade (p.102);
- Rompe o Poeta Com a Primeira Impaciência Querendo Declarar-se e Temendo Perder Por Ousado (p.216);
- Vendo-se finalmente em uma ocasião tão perseguida essa dama do poeta, assentiu no prêmio de suas finezas: com condição porém, que se queria primeiro lavar; ao que ele respondeu com sua costumada jocoseria (p.298).
Pedir aos alunos que leiam em duplas e discutam os poemas (a partir de seus conhecimentos prévios), os temas, e façam suposições sobre a época e os possíveis autores. (15-20min)
Em seguida perguntar às duplas quais foram suas conclusões sobre os poemas, o que discutiram e o que pensaram.
Revelar (ou confirmar) aos alunos que todos os poemas são do mesmo autor (Gregório de Matos), datam do século XVII e confirmar com os alunos, a partir de trechos significativos dos poemas, o tema e o gênerodo poema. (10min)
b) Chamar a atenção dos alunos para a aparição de elementos do barroco nos poemas e discuti-los com os alunos esses elementos.
c) Em seguida mostrar aos alunos o “Slide Barroco” com pinturas, esculturas, construções e músicas do período Barroco.
Aula 2
Tema: Gregório de Matos – sátira social
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos
- Apresentar a vertente satírica-social do poeta barroco Gregório de Matos, lendo e analisando poemas representativos dessa temática.
- Exercitar a análise de poemas de formas fixas, relacionando os aspectos formais com o desenvolvimento do tema proposto.
- Contextualizar as críticas do poeta à sociedade colonial, evocando o repertório de História do Brasil dos alunos.
- Comparar o retrato que Gregório de Matos faz da Colônia com releituras do Brasil moderno, como a canção “Triste Bahia”, de Caetano Veloso.
- Traçar um breve panorama de outras produções tropicalistas, analisando os elementos musicais e imagéticos (capas) de discos importantes, como preparação para a discussão final sobre identidade brasileira pós-colonial.
- Atualizar as críticas sociais do poeta à sociedade brasileira contemporânea.
Material
- Fotocópia de antologia de poemas de Gregório de Matos selecionados por bolsistas.
- CD Transa (1972), de Caetano Veloso.
- Imagens de capas de discos tropicalistas (projeção no Datashow).
- Sinopses dos álbuns Panis et circenses (1968) e Transa (1972).
- Letra da música “Triste Bahia” impressa.
Metodologia
BAHIA E TROPICÁLIA
- Tocar a faixa “Triste Bahia”, do álbum Transa (1972), de Caetano Veloso, versão reduzida no Youtube (5’).
- Pedir aos alunos para exporem suas primeiras impressões sobre a letra e a sonoridade da música (5’).
- Entregar a letra da música impressa, apresentar o álbum de origem (2’).
- Exibir capas de outros discos da Tropicália: A banda tropicalista de Duprat (1968); Acabou chorare (1972); Gal Costa (1969); Gilberto Gil (1968); Maria Bethânia: recital na boite barroco (1968); Tropicalia ou Panis et circenses (1968); Tom Zé (1968). Durante a exposição de imagens, pedir aos alunos para observar semelhanças no aspecto visual e nas temáticas dos álbuns (8’).
- Levantar hipóteses sobre o espírito de época a partir da contextualização história da resenha do álbum Tropicalia ou Panis et circenses (1968) (5’).
- Apresentar em linhas gerais o Tropicalismo (3’).
- Entregar poema “À cidade da Bahia” e pedir para os alunos identificarem o trecho comum com a música de Caetano Veloso (2’).
- Leitura em voz alta do poema, com esclarecimento do sentido literal de trechos em que os alunos tenham dúvidas (7’).
- Comentários formais (gênero soneto, imagens poéticas, outras figuras de linguagem, rimas e ritmos) e temáticos (5’).
- Leitura coletiva do poema “Juízo anatômico dos achaques que padecia o corpo da República, em todos os membros, e inteira definição do que em todos os tempos é a Bahia” (3’).
- Esclarecimento de dúvidas lexicais e contextuais (5’).
- Atualização dos comentários feitos nos epílogos: como o Brasil era na época de Gregório e como é hoje? (10’)
Atividade para casa
Ler outros poemas satíricos sociais inclusos na antologia e anotar dúvidas para serem esclarecidas na próxima aula.
AULA 3
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos
- Apresentar minimamente as vertentes erótico-irônica e religiosa atribuídas a Gregório de Matos;
- Traçar um paralelo entre essas vertentes e entre o pensamento religioso e profano presente no barroco;
- Traçar um paralelo entre esse pensamento e a obra Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, a qual os alunos já travaram contato anteriormente;
- Dar a conhecer outras formas de arte erótica como meio válido de expressão de épocas diferentes.
- Estimular os alunos a produzirem críticas sociais eles também, em gêneros de sua escolha.
Material
- Fotocópia dos poemas “Às religiosas que em uma festividade, que celebravam, lançaram a voar vários passarinhos” e “buscando a Cristo”, da seleção de poemas de José Miguel Wisnik;
- Antologias diversas de Literatura erótica.
Metodologia
- Leitura em voz alta do poema “Às religiosas que em uma festividade, que celebravam, lançaram a voar vários passarinhos” e posterior discussão e análise de seus pontos principais, explicitando porque se trata de um poema erótico, bem como explicitando as tensões carnais barrocas;
- Leitura em voz alta do poema “buscando a Cristo”, discussão e análise, tendo como contraponto o poema anterior, ainda sob a luz das tensões corpo-alma barrocas;
- Comparação Lavoura arcaica: aproximações e distanciamentos.
- Debate a respeito da validade do erotismo enquanto arte e sátira social.
Produção escrita proposta: #SomosTodosBocasdoInferno
É comum ver, atualmente, nos mais diversos meios, críticas e sátiras a respeito dos mais diversos problemas sociais que o país enfrenta. Gregório, a sua maneira, também fez isso, de acordo com o tempo em que vivia e os interesses que tinha e, portanto, colocou na berlinda o sistema de produção, os novos ricos, o clero, e quem mais representasse um problema para si e para a sociedade a seu ver. Mas, e se fosse hoje? Se Gregório de Matos fosse nosso contemporâneo, quais seriam as vítimas de suas críticas mordazes e quais seriam os meios e gêneros textuais que ele escolheria para veicular suas observações? Elabore um texto, no gênero que você achar mais adequado, que sirva de crítica a um aspecto social relevante e conturbado nos dias de hoje.
Referências bibliográficas
BUENO, Alexei. Antologia pornográfica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
COSTA, Flavio Morais da (org). 100 melhores histórias eróticas da literatura. São Paulo, Ediouro: 2003.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. Seleção e organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
PAES, José Paulo. Poesia erótica em tradução. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.
ANDRADE, Gutenberg Cruz. Decifrando a Transa (1972), de Caetano Veloso. Disponível em: <http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2008/12/decifrando-transa-1972-de-caetano.html>. Acesso em: 21/09/2015.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
HANSEN, João Adolfo. A sátira e o engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LISBOA JÚNIOR, Luiz Américo. Tropicália ou Panis et circenses (1968). Disponível em: <http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-tropicalia.php>. Acesso em: 21/09/2015.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. Seleção e organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.