Plano de aula

 

Curso/Área: Literatura

 

Classe: Contra turno Ensino Médio

 

  1. Tema: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar

 

 

Tempo: 6 horas/aula

 

Objetivos

 

Apresentar aos alunos a narrativa Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, destacando temas e motivos fundamentais (tradição, família, religião), bem como procedimentos narrativos recorrentes (parábola, sermão, fluxo de consciência, prosa poética). Por meio de close reading de textos representativos, pretende-se contornar potenciais dificuldades que o leitor pode encontrar, tais como: linguagem pouco objetiva; acontecimentos de enredo mais sugeridos do que evidenciados; mistura de tempos; alta carga de símbolos religiosos.

 

Material

 

- Exemplares de NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 6ª ED. São Paulo: Companhia das Letras, 1989;

- trecho do filme Lavoura arcaica, dirigido por Luiz Fernando Carvalho em 2001, em que Raul Cortez narra a história do rei e do mendigo (Youtube);

- fotocópia da parábola “O filho pródigo”, Bíblia;

- fotocópia da história do rei e do mendigo, As mil e uma noites.

- fotocópia de um capítulo (a escolher) de A paixão (1965), de Almeida Faria.

 

Metodologia

 

AULA 1: O FILHO PRÓDIGO

 

1. Um das bolsistas realizará a leitura do capítulo 13 (parábola do faminto e do rei). (5min)

 

  1. A partir da leitura, fornecer aos alunos a fotocópia da história “O rei e do mendigo”, presente no livro As mil e uma noites, solicitar a leitura para em seguida comentar/discutir com os alunos a relação desse trecho do romance com o excerto de As mil e uma noites (tradicional x moderno), situando seus respectivos contextos de produção. (10min)

1.2 Fornecer aos alunos a fotocópia da parábola bíblica “O filho Pródigo”, solicitar a leitura para em seguida comentar e discutir o gênero “parábola” e sua função moralizante; (10min)

  1. Leitura do capítulo 1. Uma das bolsistas lerá o capítulo  e, em seguida, outra  bolsista levantará  uma discussão, perguntando aos alunos se compreendem os acontecimentos a partir da descrição metafórica. Despertar a percepção dos símbolos, temas e procedimentos narrativos importantes para o conjunto do romance, explicando-os e resolvendo possíveis dificuldades.. (20min)

 

3. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 2, 3 e 4.

 

AULA 2: A FAMÍLIA

 

  1. Uma das bolsistas iniciará uma conversa com os alunos sobre os capítulos lidos em casa, pedindo que um aluno voluntário faça um resumo. Caso tenha havido dúvidas, a bolsista ajudará os alunos a resumir as partes e a entender o que ocorreu nesses capítulos. (15min)

 

2. Outra bolsista lerá com os alunos o capítulo 5 (discurso de Pedro para convencer André a voltar para casa).

A partir da leitura, comentar/discutir, perguntando aos alunos o que/como compreenderam os seguintes aspectos:

  • caracterização da família a partir do discurso de Pedro; construir no quadro com os alunos uma tabela que atribua qualidades a cada membro para perceber como a família e cada membro é construído;
  •  aproximação do tom do discurso de Pedro (consequentemente o do pai, como se viu na parábola da primeira aula) com o da moral/religião.
    (20min)

 

3. Levantar com a turma hipóteses sobre motivos para a fuga de André. (15min)

 

4. Solicitar que os alunos leiam em casa os capítulos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.

 

AULA 3: ANA

 

  1. Uma das bolsistas irá solicitar aos alunos que comentem os capítulos lidos em sala de aula, relendo se preciso algum trecho que tenha gerado dúvidas. (10min)

 

  1.  Em seguida, uma segunda bolsista lerá com os alunos os capítulos 17, 18 e 19 (relação sexual entre Ana e André e explicitação do motivo da fuga deste).

A partir da leitura, perguntar aos alunos o que se passa nesses capítulos. Em seguida perguntar se perceberam e como compreenderam os seguintes aspectos:

  • caracterização de Ana;
  • o tabu da relação incestuosa entre Ana e André;
  • a metáfora da caça da pomba (subversão do elemento religioso, sobreposição do aspecto material/animal);
  • embates ente loucura e sabedoria, paixão e paciência (temas da narrativa, apresentados desde o início e que agora são justificados pelo enredo).

(cada ponto pode ser discutido por uma das bolsistas) (30min)

 

3. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 20, 21, 22, 23 e 24.

 

AULA 4: O RETORNO

 

  1. Uma primeira bolsista discutirá com os alunos os capítulos lidos em casa,  o que compreenderam e perceberam, chamando a atenção para  o capítulo 20 (conversa entre André e Ana na capela). (10min)

 

  1. Uma das bolsistas lerá o capítulo 25 (discussão entre André e o pai). (5min)

 

  1. A partir da leitura, outra bolsista perguntará aos alunos (e discutirá com eles)  como compreenderam as diferenças ideológicas entre o pai (semente/continuidade/coletivo) e André (trevas/cegueira/individualidade). (15min)

 

  1. Uma terceira bolsista perguntará aos alunos (e discutirá com eles) se há relação entre Lavoura ArcaicaÉdipo Rei, e quais relações seriam essas (cegueira, vontade individual, etc.) (15min)

 

5. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 26, 27, 28, 29 e 30.

 

AULA 5: O FIM

 

  1. Uma das bolsistas  pedirá aos alunos que comentem o que leram e os trechos que não ficaram claros. (10min)

 

  1. Imaginamos que o capítulo 29 seja o mais problemático.   Primeiro, as bolsistas irão relê-lo para a turma de forma dramatizada a fim de que tal interpretação dê mais pistas sobre os acontecimentos desse capítulo. (10 min)

 

  1. Após a leitura, as bolsistas conversarão com os alunos e perguntarão o que compreenderam do capítulo 29, e caso seja necessário, as bolsistas explicarão o que compreendem desse capítulo. (10 min)

 

  1. Outra bolsista lerá o capítulo 30 e perguntará aos alunos qual a relação entre a visão de mundo do pai e a de André. (20min)

 

  1. Indicar para os alunos lerem em casa o perfil de Raduan Nassar publicado na Revista Piauí (“Depois da lavoura”, ed. Julho/2012, disponível on-line).

 

 

AULA 6: ATIVIDADE