Português 3 > Posts > 2015/7 - LAVOURA ARCAICA - Plano de aula ENSINO MÉDIO
Plano de aula
Curso/Área: Literatura
Classe: Contra turno Ensino Médio
- Tema: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
Tempo: 6 horas/aula
Objetivos
Apresentar aos alunos a narrativa Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, destacando temas e motivos fundamentais (tradição, família, religião), bem como procedimentos narrativos recorrentes (parábola, sermão, fluxo de consciência, prosa poética). Por meio de close reading de textos representativos, pretende-se contornar potenciais dificuldades que o leitor pode encontrar, tais como: linguagem pouco objetiva; acontecimentos de enredo mais sugeridos do que evidenciados; mistura de tempos; alta carga de símbolos religiosos.
Material
- Exemplares de NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 6ª ED. São Paulo: Companhia das Letras, 1989;
- trecho do filme Lavoura arcaica, dirigido por Luiz Fernando Carvalho em 2001, em que Raul Cortez narra a história do rei e do mendigo (Youtube);
- fotocópia da parábola “O filho pródigo”, Bíblia;
- fotocópia da história do rei e do mendigo, As mil e uma noites.
- fotocópia de um capítulo (a escolher) de A paixão (1965), de Almeida Faria.
Metodologia
AULA 1: O FILHO PRÓDIGO
1. Um das bolsistas realizará a leitura do capítulo 13 (parábola do faminto e do rei). (5min)
- A partir da leitura, fornecer aos alunos a fotocópia da história “O rei e do mendigo”, presente no livro As mil e uma noites, solicitar a leitura para em seguida comentar/discutir com os alunos a relação desse trecho do romance com o excerto de As mil e uma noites (tradicional x moderno), situando seus respectivos contextos de produção. (10min)
1.2 Fornecer aos alunos a fotocópia da parábola bíblica “O filho Pródigo”, solicitar a leitura para em seguida comentar e discutir o gênero “parábola” e sua função moralizante; (10min)
- Leitura do capítulo 1. Uma das bolsistas lerá o capítulo e, em seguida, outra bolsista levantará uma discussão, perguntando aos alunos se compreendem os acontecimentos a partir da descrição metafórica. Despertar a percepção dos símbolos, temas e procedimentos narrativos importantes para o conjunto do romance, explicando-os e resolvendo possíveis dificuldades.. (20min)
3. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 2, 3 e 4.
AULA 2: A FAMÍLIA
- Uma das bolsistas iniciará uma conversa com os alunos sobre os capítulos lidos em casa, pedindo que um aluno voluntário faça um resumo. Caso tenha havido dúvidas, a bolsista ajudará os alunos a resumir as partes e a entender o que ocorreu nesses capítulos. (15min)
2. Outra bolsista lerá com os alunos o capítulo 5 (discurso de Pedro para convencer André a voltar para casa).
A partir da leitura, comentar/discutir, perguntando aos alunos o que/como compreenderam os seguintes aspectos:
- caracterização da família a partir do discurso de Pedro; construir no quadro com os alunos uma tabela que atribua qualidades a cada membro para perceber como a família e cada membro é construído;
- aproximação do tom do discurso de Pedro (consequentemente o do pai, como se viu na parábola da primeira aula) com o da moral/religião.
(20min)
3. Levantar com a turma hipóteses sobre motivos para a fuga de André. (15min)
4. Solicitar que os alunos leiam em casa os capítulos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.
AULA 3: ANA
- Uma das bolsistas irá solicitar aos alunos que comentem os capítulos lidos em sala de aula, relendo se preciso algum trecho que tenha gerado dúvidas. (10min)
- Em seguida, uma segunda bolsista lerá com os alunos os capítulos 17, 18 e 19 (relação sexual entre Ana e André e explicitação do motivo da fuga deste).
A partir da leitura, perguntar aos alunos o que se passa nesses capítulos. Em seguida perguntar se perceberam e como compreenderam os seguintes aspectos:
- caracterização de Ana;
- o tabu da relação incestuosa entre Ana e André;
- a metáfora da caça da pomba (subversão do elemento religioso, sobreposição do aspecto material/animal);
- embates ente loucura e sabedoria, paixão e paciência (temas da narrativa, apresentados desde o início e que agora são justificados pelo enredo).
(cada ponto pode ser discutido por uma das bolsistas) (30min)
3. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 20, 21, 22, 23 e 24.
AULA 4: O RETORNO
- Uma primeira bolsista discutirá com os alunos os capítulos lidos em casa, o que compreenderam e perceberam, chamando a atenção para o capítulo 20 (conversa entre André e Ana na capela). (10min)
- Uma das bolsistas lerá o capítulo 25 (discussão entre André e o pai). (5min)
- A partir da leitura, outra bolsista perguntará aos alunos (e discutirá com eles) como compreenderam as diferenças ideológicas entre o pai (semente/continuidade/coletivo) e André (trevas/cegueira/individualidade). (15min)
- Uma terceira bolsista perguntará aos alunos (e discutirá com eles) se há relação entre Lavoura Arcaica e Édipo Rei, e quais relações seriam essas (cegueira, vontade individual, etc.) (15min)
5. Solicitar aos alunos que leiam em casa os capítulos 26, 27, 28, 29 e 30.
AULA 5: O FIM
- Uma das bolsistas pedirá aos alunos que comentem o que leram e os trechos que não ficaram claros. (10min)
- Imaginamos que o capítulo 29 seja o mais problemático. Primeiro, as bolsistas irão relê-lo para a turma de forma dramatizada a fim de que tal interpretação dê mais pistas sobre os acontecimentos desse capítulo. (10 min)
- Após a leitura, as bolsistas conversarão com os alunos e perguntarão o que compreenderam do capítulo 29, e caso seja necessário, as bolsistas explicarão o que compreendem desse capítulo. (10 min)
- Outra bolsista lerá o capítulo 30 e perguntará aos alunos qual a relação entre a visão de mundo do pai e a de André. (20min)
- Indicar para os alunos lerem em casa o perfil de Raduan Nassar publicado na Revista Piauí (“Depois da lavoura”, ed. Julho/2012, disponível on-line).
AULA 6: ATIVIDADE