Português 3 > Posts > 2015/6 - ÉDIPO REI - Plano de aula ENSINO MÉDIO
Plano de aula
Curso/Área: Literatura
Classe: Contra turno, participação voluntária de alunos do Ensino Médio.
Tema: Édipo Rei
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos: apresentação das bolsistas e do projeto aos alunos, como irá funcionar e que livros serão lidos; mostrar aos alunos as formas de manifestação do universo grego em nossos dias e como fazem parte do repertório de leitura deles; introduzir o mito de Édipo e a maldição que assola a sua família; leitura do prólogo.
Material:
- Sófocles. Édipo Rei. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: LP&M
- Imagens atuais sobre o universo grego (anexo 1);http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues 3/429/_dipo_mitologia_grega_na_contemporaneidade_1.pptx
- Árvore genealógica da família do Édipo (anexo 2).
Metodologia:
1. Introdução
1.1 Apresentação da equipe Pibid e do projeto. Apresentação dos alunos e de suas expectativas. s. Introduzir o livro que será trabalhado e realizar um momento de conversa perguntando o que sabem, o que conhecem de mitologia grega. Quais deuses? Quais histórias? (20 min.)
1.2 Exibição de slides com imagens da atualidade relacionadas à mitologia e que façam parte do universo de leitura dos alunos, buscando a interação.
2. Desenvolvimento
2.1. Contar a história de Laio e a de Édipo até o momento em que a peça começa (5 min).
2.2. Iniciar a leitura do livro, em voz alta por parte das integrantes do pibid para que os alunos percebam “o tom” do livro e, ao longo da leitura, perguntar e discutir com os alunos: Que tipo de texto é? Quais são os personagens envolvidos? Onde se passa essa cena? O que puderam entender? Quais percepções tiveram sobre essa primeira parte? (20 min)
3. Finalização
Recomendar a leitura do livro para a próxima aula, solicitando que , caso não entendam alguma parte, personagem ou cena,anotem ou marquem para discutirmos na próxima aula, bem como ideias, pensamentos, conclusões, percepções que tenham durante a leitura. Solicitar ainda que pesquisem sobre o teatro grego e sua organização para ser discutido na próxima aula. (5 minutos)
COMENTÁRIO:
Com a turma de terça-feira essa aula foi realizada no dia 14 de abril de 2015. Havia 15 alunos presentes (80% dos alunos eram do terceiro ano do Ensino Médio e 20% eram alunos do 1º ano do Ensino Médio) para os quais foram distribuídos os livros..
Houve também a participação da bolsista Anna Legroski (responsável juntamente com a bolsista Suelen Trevizan pela turma de quinta-feira) que realizou a primeira parte da aula, fazendo a introdução sobre a cultura grega e apresentando o slide “Você viu um grego por aí?”, com o objetivo de discutir com os alunos a ideia de que eles conheciam já vários elementos da cultura grega que estão disseminadas em nossa cultura.
Essa primeira aula ocorreu bem como previsto no plano e os alunos pareceram animados com a nossa proposta de trabalho.
Plano de aula 2
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos: leitura do 2º ao 5º estásimo.
Material:
- Édipo Rei;
- Dicionário;
- Google.
Metodologia:
1. Introdução
Iniciar a aula perguntando se todos conseguiram ler até a parte solicitada e quais foram suas percepções? O que compreenderam? Como foi a experiência? O que pensaram a respeito? Quais foram as dúvidas ou barreiras de leitura? (15 min)
2. Desenvolvimento
2.1 Após essa primeira discussão sobre a leitura que fizeram em casa, perguntar se alguém pesquisou sobre o teatro grego antigo e o que encontrou. Coforme os alunos forem compartilhando suas pesquisas, as bolsistas vão estruturando, juntamente com imagens projetadas, http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues 3/428/teatro_e_mascaras__1_.ppt
as ideias sobre a organização do teatro grego, lembrando de construir com os alunos as seguintes noções sobre o teatro grego antigo:
- o théatron, orchestra (coro), skene e mechane
- função do coro
- duração da peça
- em qual situação se encenava uma peça teatral
- quais elementos estavam presentes no teatro (lógus, dança, canto, cenário e figurino) e suas funções
- presença das máscaras
- marcar a noção de que os espectadores já conheciam a história
(15 min)
- Após essas noções de teatro, solicitaremos a um aluno (voluntário) que faça um breve resumo das partes lidas para podermos discutir a história. Então perguntaremos qual parte tiveram mais dificuldades de ler ou compreender.
- Ler juntamente com eles, solicitando que alunos voluntários leiam as falas dos personagens. Durante a leitura, conforme formos julgando pertinente acrescentar informações ou atentar para alguma fala, faremos interrupções para discutir com os alunos, chamando atenção para falas que expressam ironia, para na próxima aula tratar da ideia de ironia trágica. (20 min)
COMENTÁRIO:
Com a turma de terça-feira essa segunda aula sobre o Édipo Rei estava prevista para o dia 27 de abril de 2015 (a semana seguinte à primeira aula, 21 de abril, seria feriado), entretanto durante a semana os professores estaduais entraram em greve, retornando às atividades escolares somente na metade do mês de junho, de forma que essa segunda aula ocorreu no dia 30 de junho de 2015.
Ao retornamos às atividades, havia dessa vez somente 8 alunos presentes. Dentre eles, a maioria já havia lido Édipo Rei e apenas 3 alunos não, mas conheciam a história. Dessa forma fizemos uma rápida recaptulação do que havia sido discutido na primeira aula, solicitando aos alunos que estiveram presentes para contar aos colegas o que havíamos discutido. Em seguida as bolsistas passaram dois vídeos: um que mostrava a encenação da peça Édipo Rei em um filme (“TV Teatro – Édipo Rei” https://www.youtube.com/watch?v=h92C4YF3CDs) e outro (“Sophocles Oedipus Rex 1957” https://www.youtube.com/watch?v=ZZUCgq8LfhY) que mostrava uma encenaçãode Édipo Rei realizada com máscaras ( como era a representação da peça na época de sua escrita).
Em seguida, retomamos a proposta da segunda aula como planejado eos alunos se mostraram bastante interessados, fazendo perguntas, compartilhando ideias e pensamentos sobre o livro e discutindo as questões propostas.
Plano de aula 3
Tempo: 1 hora/aula
Objetivos: leitura do êxodo; produção escrita.
Material:
- Édipo Rei;
- Dicionário;
- Google.
Metodologia:
- 1. Introdução:
Retomar a história do que já foi lido;
- 2. Desenvolvimento
2.1 A partir das discussões e leituras da última aula, perguntar se alguém tem mais alguma parte do livro que não entendeu e que gostaria que lêssemos juntos e discutíssemos. (10 min)
2.2 Leitura do êxodo, em que cada aluno fará a voz de um ou mais personagem. Durante a leitura serão feitas pausas para perceber o quanto eles estão acompanhando e para tirar dúvidas quanto ao vocabulário, à história e etc. (10 min). .
2.3 Proposta de discussão s: Édipo era culpado ou não? Em que medida ele tinha responsabilidade pelo que fez? Qual o poder dos homens diante dos deuses e qual a liberdade de ação do homem? Introduzir a noção de destino grego: Quem tem controle sobre o destino humano, os homens ou os deuses? O homem é capaz de mudar seu destino na tragédia grega? Introduzir a ideia de ironia trágica, pedindo aos alunos que localizem trechos do livro em que ela aparece. (15min)
3. Finalização (25 min)
Proposta de redação: (os alunos começarão em sala e terminarão em casa).
A partir da discussão anterior, os alunos devem produzir um comentário, dissertação ou narrativa ficcional de gênero livre, fazendo uma analogia das questões levantadas com uma experiência vivida, a qual lhes foi imposta e gerou algum conflito..
“Édipo lutou contra uma predestinação/tradição, tentou seguir seu próprio destino e acabou sofrendo graves consequências. Essa ordem contra a qual ele lutou se encarnava na vontade dos deuses, mas também pode se figurar em uma tradição social ou familiar. Faça um paralelo com o presente, pensando em uma situação em que você ou algum conhecido não concordou com uma imposição familiar ou social e entrou em um conflito . Produza um comentário, dissertação ou narrativa ficcional (gênero livre) baseada nesta experiência."
COMENTÁRIO:
Na turma de terça-feira essa aula foi realizada no dia 07 de julho, ocorrendo conforme a proposta.
Entretanto as alunas (8 alunas permaneceram no projeto: 2 do 1º ano do Ensino Médio e 6 do 3º ano do Ensino Médio) demonstraram terem gostado muito de estudar a peça Édipo Rei e, ao descobrirem que a peça pertencia à uma trilogia,solicitaram se não seria possível lermos e discutirmos também as duas peças seguintes.
Dado que a turma de quinta-feira estava duas aulas atrasadas, por conta de imprevistos que levaram à necessidade de uma redivulgação do projeto e ao recomeço desde a primeira aula sobre Édipo Rei após a volta da greve, a professora coordenadora do projeto, bem como a professora supervisora, julgaram possível que a turma de terça-feira lesse os dois livros seguintes da trilogia com os alunos. Dessa forma, em duas semanas, as duas turmas do Ensino Médio poderiam começar juntas as aulas da próxima unidade..
Sendo assim, na semana seguinte, dia 14 de julho, na turma de terça-feira, demos o feed-back das redações corrigidas para as alunas. Somente duas alunas entregaram a proposta de redação. Como a participação no grupo de estudos é voluntária no contra turno, julgamos pertinente não cobrar as demais para que fizessem a redação.
Lemos em sala de aula e discutimos com as alunas uma parte da peça Édipo em Colono, de Sófocles (peça seguinte da Trilogia Tebana).
Para a leitura em sala de aula, o texto, disponível on-line, foi projetado em telão na sala de multimídia da escola, solicitando que alunas voluntárias lessem as falas de diferentes personagens. Recomendamos que em casa as alunas terminassem a leitura e trouxessem na próxima aula dúvidas e questões que quisessem discutir.
Na semana do dia 21 de julho, utilizando novamente do recurso da sala de multimídia da escola, discutimos com as alunas o final de Édipo em Colono e iniciamos a leitura de Antígona, que fecha a Trilogia Tebana. Da mesma forma que na aula anterior, a leitura foi feita com a participação das alunas nas falas dos personagens, entremeada com a discussão de questões centrais na peça. Para que fosse possível fazer a leitura do final juntamente com as alunas, as bolsistas resumiram o que se passa no meio da peça.
Dessa forma, a turma de terça-feira encerrou o estudo sobre Édipo Rei e a Trilogia Tebana. As alunas demonstraram grande interesse e ficaram muito satisfeitas de terem lido e conhecido Édipo Rei e, principalmente, toda a trilogia. Todas as alunas afirmaram terem apreciado muito as leituras, acharam muito importante e gostaram bastante da construção dos enredos, bem como dos temas abordados.. Afirmaram ter sido uma experiência muito boa e válida.