Português 3 > Posts > 2015/5 - ILHA DO TESOURO - planos de aula 8B
8B
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 1.1
1 Atividade: Colocar na apresentação de slides os gráficos de resultados do questionário feito em sala de aula. Discussão. Perguntar aos alunos a opinião deles a respeito do resultado dos gráficos (por exemplo, se concordam ou discordam do resultado). http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues 3/414/GR_FICOS_QUESTION_RIO_8B.pptx
(15 minutos).
Objetivo: colocar os alunos a par do objetivo do questionário por eles respondido (conhecermos melhor a realidade e interesses de leitura dos alunos).
Observação: Não é preciso dar retorno de todas as perguntas (foco nas perguntas relacionadas ao hábito da leitura), mas deixar claro aos alunos que isso não significa que as outras respostas foram ignoradas.
2 Atividade: Apresentar alguns índices de leitura nacionais e discutir em sala. Objetivo: Mostrar que o questionário se encaixa num contexto de pesquisa sobre leitura nacional mais amplo. Destacar que o aluno faz parte dessa realidade leitora.
ANEXO Dados para discussão
“Em 2005, uma pesquisa feita pela NOP World, empresa norteamericana de consultoria, revelou que os brasileiros dedicavam apenas 5,2 horas por semana para a leitura, colocando o país em 27º lugar no ranking mundial, liderado pela Índia.” ABDL (associação brasileira de difusão do livro)
<http://abdl.com.br/noticias/index.php?noticia=204&titulo=Brasil%20ocupa%20o%2027%BA
%20lugar%20em%20%EDndice%20de%20leitura>
“De acordo com os dados da pesquisa realizada entre junho e julho de 2011, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, o brasileiro lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes [...]
Considerando apenas os últimos três meses, entre todos os entrevistados o brasileiro lê a média de 1,85 livros, sendo que a maior parte deste número (1,05) são os escolhidos por iniciativa própria e o restante (0,81) os indicados pela escola.” ANL (associação nacional de livrarias) <http://anl.org.br/web/news/noticia_40.html>
“Ministro da Cultura diz que baixo índice de leitura no Brasil ‘é uma vergonha. Índice é de 1,7 por ano.” Diário da Manhã
<http://www.dm.com.br/cidades/2015/06/ministrodaculturadizquebaixoindicedeleituranobrasileumavergonha.html>
Comentário 8ª B:
A atividade 1 visava retomar parte dos dados coletados num questionário sobre leitura aplicado na aula anterior, permitindo que o aluno tivesse uma visão geral das respostas de sua classe. Além disso, a sequência da aula com a atividade 2 permitiu ao aluno sua integração em uma comunidade leitora e a percepção de um contexto mais amplo da leitura no Brasil. Os alunos mostraram-se interessados pela atividade e surpresos com os dados de pesquisa da atividade 2.
PLANO DE AULA 1.2
Atividade de motivação.
- Leitura do texto Dos piratas do Caribe aos piratas da Somália.
Os alunos devem ser separados em grupos de 5 componentes. Será dado a cada um dos componentes do grupo uma parte do texto da revista Super Interessante. A atividade consiste em os alunos fazerem a leitura do texto, que estará separado em trechos, e tentar colocálo novamente em ordem. (20 minutos)
Objetivo: Motivação para as próximas leituras, despertando o interesse e a curiosidade sobre o assunto.Contato direto do aluno com o texto, com as possibilidades de interpretação e lógica/coerência textual. .
- Para a correção da atividade:
Serão sorteados os grupos que devem dar a ordem encontrada para o texto, justificando o porquê de tal sequência textual. As respostas devem ser postas no quadro, seguidas de suas justificativas. Outros grupos podem dizer se concordam com a sequência ou não, segundo a lógica textual encontrada por eles. (15 minutos)
- As respostas devem ser desvendadas pelas bolsistas em conjunto com os alunos. Elas devem direcionar as leituras deles para os pontos mais pertinentes e que, consequentemente, contenham as respostas. Mostrar aos alunos, a partir do mapa que será levado para a sala de aula, os lugares pelos quais os piratas abordados no texto passam. (15 minutos)
ANEXO
Dos piratas do Caribe aos piratas da Somália
por Fabio Marton
Piratas do Caribe
No século 16, o Caribe virou um corredor de riquezas: tudo o que a Espanha, a Inglaterra, a França e a Holanda tiravam da América passava por lá. Isso atraiu muitos grupos de piratas, que eram pagos pelas potências europeias para atacar navios de países rivais. Eles eram chamados de corsários (a palavra corso significa pilhagem). Entre os mais temidos estavam os corsários otomanos, que vinham da...
Berbéria
Era uma região no norte da África habitada por povos caucasianos e grandes piratas - o lendário Barba Ruiva, por exemplo, era um berbere. Os berberes adoravam armar ataques contra navios europeus, tomando riquezas no Mediterrâneo e no Atlântico. Em 1801, quando quase já não havia mais piratas no Caribe, os berberes sentiam-se tão poderosos que resolveram declarar guerra aos...
Eua
Assim que Thomas Jefferson assumiu o poder nos EUA, em 1801, o líder dos berberes, Yusuf Karamanli, exigiu o pagamento de US$ 250 mil a título de "tributos". Jefferson não aceitou e os bérberes declararam guerra - foi o primeiro conflito militar da história dos EUA, que tinham apenas 30 anos de idade. Os americanos venceram. E só voltariam a se envolver em conflitos africanos muito tempo depois, na...
Guerra Civil Somali
Em 1977, o ditador Siad Barre ficou de mal com a URSS, virou a casaca e passou a ser patrocinado pelos americanos. Essa mudança desagradou profundamente alguns grupos locais, que pegaram em armas para derrubar o governo - coisa que conseguiram em 1991. Mas não conseguiram impor controle sobre o país, que mergulhou no caos e abriu espaço para profissões "alternativas". Como a dos infames...
Piratas da Somália
Eles são cerca de 1 000 ex-guerrilheiros e ex-pescadores, que se dividem em 5 gangues e tocam o terror na costa da Somália: só no ano passado, atacaram 95 navios. Eles são bem ricos - lucram cerca de US$ 150 milhões por ano exigindo resgates. Mas ainda estão muito atrás dos piratas do Caribe - que inspiraram uma série de filmes, games e brinquedos que já faturou mais de US$ 3 bilhões.
Comentário 8ª B:
A atividade de motivação com o texto da revista Superinteressante mostrouse bem sucedida e adequada aos objetivos da aula planejada, pois os alunos puderam identificar coesão e coerência textual e lembrar de elementos característicos da pirataria.
PLANO DE AULA 2.1
- Préleitura do livro A ilha do tesouro.
- Entregar os livros e chamar a atenção para a capa do livro A ilha do tesouro. Perguntar que elementos do título se repetem na imagem da ilustração. A seguir, perguntar como os dois textos (o texto da revista Super Interessante e a imagem da capa do livro) se relacionam, levando em consideração o título do livro (3 min);
- Colocar no quadro a palavra “pirata” e incentivar os alunos a estabelecerem relações com imagens/clichês/estereótipos ligados a ela (perna de pau, chapéu, bandeira com caveira, navio com velas negras, bandido, etc.). Depois colocar também no quadro nomes que os alunos sugiram que possam ser enquadrados nesses estereótipos. Conversar a respeito com os alunos. O que vêm à mente quando vocês veem a palavra "pirata"? Vocês já ouviram falar de algum pirata famoso, seja dos livros\cinema ou da vida real? Qual? Vocês conhecem histórias famosas de piratas? Qual? Como vocês acham que era a aparência de um pirata? Por quê? Discutir sobre o que é o pirata e falar sobre a época de ouro da pirataria e piratas mulheres famosas. Discussão e relação entre piratas do mundo real e piratas da fantasia (livros e cinema). Inspiração para obras literárias e cinematográficas.
Objetivo: criar uma espécie de laço com o que venha a ser trabalhado durante a leitura do livro A Ilha do Tesouro, de Robert Stevensen. (10 min)
- Em grupos de 4 ou 5 alunos, fazer um pequeno texto (entre 5 linhas) que conte as expectativas do grupo para o possível enredo do livro, baseandose na capa e no título.. (10 min).
- Trocar os enredos entre os grupos e, após a leitura dos textos dos colegas, perguntar impressões e opiniões do grupo. O que o outro grupo espera que é diferente da sua expectativa? (10 min)
Comentário da Aula 2.1
O processo de motivação dos pontos 1 e 2 foi bem sucedido, apesar de ter se estendido por mais tempo do que o esperado. As atividades 3 e 4 foram realizadas, porém alguns grupos não compreenderam exatamente a ideia proposta na atividade (o título e a imagem da capa do livro foram pouco explorados), por isso as respostas dos alunos tomaram rumos muito distintos uns dos outros. Apesar disso, a atividade cumpriu de forma bem sucedida seu objetivo motivacional.
PLANO DE AULA 2.2
- Início da leitura da obra A Ilha do Tesouro.
- Fazer a leitura em voz alta do primeiro capítulo. Após a leitura, retomar alguns elementos importantes do enredo, como a descrição das personagens e o cenário. Perguntar a primeira impressão da turma em relação ao capítulo e chamar a atenção para elementos cativantes (que despertem o interesse pela leitura). (40 minutos)
- Leitura para casa: capítulos 2 e 3.
- Tarefa de casa: Antes de ler os capítulos propostos para casa, o aluno deve escrever um pequeno texto para entregar que narre uma possível continuação para a história a partir do capítulo 1.
Comentário da Aula 2.2
As atividades de motivação da leitura e introdução do assunto foram fundamentais,já no primeiro capítulo, para que os alunos superassem a barreira da linguagem (o livro apresenta um vocabulário extenso e muitas vezes específico, com inúmeras referências ao mundo das navegações).
PLANO DE AULA 3.1
- Recuperar a leitura feita em casa (capítulos 2 e 3), através do estímulo de questões a serem respondidas oralmente, a fim de interagir com a turma. (15 min)
- Quais os personagens que conhecemos até agora ?
- Quem era o Cão Negro e qual foi a reação do capitão ao encontrálo?
- O que é o Sinal Negro?
- Como o garoto caracteriza o mendigo cego? Qual sua impressão dele?
- Ler em sala os capítulos 5 e 6, alternando a leitura entre os alunos. (30 min)
PLANO DE AULA 3.2
- Atividade de produção textual a ser desenvolvida em duplas: contar/recriar a história das conchas que estão guardadas no baú do capitão. Atividade individual a ser entregue. (20 min)
3. Leitura para casa: capítulos 6, 7, 8 e 9
Comentário da Aula 3
Como indicado no começo do plano de aula, as aulas que se seguem à leitura de capítulos para casa contêm alguma atividade de recuperação de leitura.
A atividade de leitura dos capítulos em sala se estendeu além do esperado, devido ao ritmo de leitura da turma. Dessa forma, a atividade de produção textual foi iniciada, mas não concluída em sala, ficando sua conclusão para a próxima aula.
O número de capítulos de leitura para casa vai sendo progressivamente aumentado, para que o aluno se acostume ao ritmo de leitura. Se o ritmo for lento demais, corre-se o risco de produzir desinteresse.
PLANO DE AULA 4
- Atividade de recuperação do capítulo 6 ao 9: recuperar oralmente, com a ajuda da turma, a história dos capítulos (15 min).
- Leitura do capítulo 10.
★ Comentar trecho: “me fazia pensar que ele (Silver) era o melhor dos Homens”. Cap X p. 77
Porque Jim pensa isso? Quais atitudes de Silver, desde o começo, o levam a acreditar nisso? E isso que vocês afirmam está presente no texto? Onde?
(buscar dentro do texto, em outros capítulos, passagens que sustentem a verossimilhança do que é dito pelos alunos).
Em que momento Jim percebe que Silver não está sendo sincero?
- Terminar a atividade da história das conchas (revisar e devolver comentada em outra aula).
- Leitura do capítulo 11 incentivar o interesse pela leitura continuada.
- Leitura para casa: capítulos 12, 13, 14 e 15.
Comentário da Aula 4
Na atividade de retomada da leitura, foram apresentadas imagens de escunas (navio) e as bolsistas buscaram focar em pontos mais essenciais dos capítulos, como o nome da escuna (Hispaniola), as decisões tomadas pelo Conde e a presença, personalidade e história de Silver.
Em sala, as bolsistas buscaram variar as formas de leitura (leitura dramatizada, leitura dos alunos, leitura de alunos e bolsistas, leitura em roda ou em filas, etc).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Graduação em Letras
PLANO DE AULA 5
- Atividade de recuperação do capítulo 12 ao 15: A turma será dividida em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá uma das perguntas relacionada aos capítulos lidos em casa.
- Quem era Ben Gunn? Descreva-o.
- Descreva a ilha do tesouro.
- Qual foi a decisão do capitão Smollet após descobrir a traição?
- Por que Jim fugiu para o interior da floresta?
- O que Jim viu quando estava escondido na floresta?
- Por que o barril de maçãs salvou Jim e os outros da traição?
Com a ajuda do livro, o grupo deve escolher apresentar a resposta através de TEATRO, ESCRITA, DESENHO ou MÍMICA. Depois de ensaiar com seu grupo, eles devem apresentar-se para a turma como forma de revisão dos capítulos. (40 min).
- Leitura do capítulo 16.
- Comentar a mudança de narrador no capítulo. Ponto de vista!
- Ler texto “Mulheres Piratas” com a turma. Chamar a atenção para os papéis de gênero na sociedade (existe trabalho de mulher e de homem? Vocês acham estranho que existam mulheres piratas? Por quê?).
- Leitura do capítulo 17 - incentivar o interesse pela leitura continuada.
- Leitura para casa: caps. 18, 19, 20, 21.
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MULHERES PIRATAS
CHENG I SAO
Uma das mulheres piratas mais famosas foi a chinesa Cheng I Sao. O império pirata de Cheng foi riquíssimo e pode-se dizer que “colocava no chinelo” qualquer esquadra pirata ocidental. No auge de sua história, ela chegou a ter sob seu comando 200 navios e de 20 mil a 40 mil homens. Cheng “diversificou” sua atividade criminosa pois, além de saques a navios e cidades, ela também bloqueava portos e só os liberava com pagamento de resgate. No entanto, em 1810, a grande pirata chinesa perdeu um de seus comandantes - O-potae - que desertou levando 8 mil homens consigo. Depois disso, o esposo de Cheng, Chang Pao, foi nomeado capitão da marinha imperial. Cheng se tornou comerciante em Cantão e morreu em 1844, aos 69 anos.
GRACE O’MALLEY
Outra pirata famosa foi a irlandesa Grace O’Malley, considerada a maior pirata ocidental da qual se tem notícia. Grace nasceu em uma rica família de pescadores e se tornou a pirata mais temida das águas inglesas. Conta-se que, por ser extremamente corajosa, deu a luz ao seu primeiro filho, Theobaldo, quando seu navio estava sendo atacado e que, logo após o parto, subiu ao convés para encorajar seus homens à luta. Em 1593, a pirata subiu o Rio Tâmisa até Londres, onde se encontrou com a rainha Elizabeth I para negociar territórios - um episódio que entrou para o folclore irlandês. Depois disso, ela conseguiu permissão da rainha para reconstruir sua frota, deixando-a aos cuidados do seu primeiro filho. Morreu em 1603, aos 70 anos.
MARY READ & ANNE BONNY
Mary Read nasceu na Inglatera e foi criada como menino. Vestida como homem, serviu no exército para, em seguida, tentar a sorte no Caribe com a tripulação do pirata Calico John Rackmam. Na tripulação de Rackmam havia uma outra mulher, chamada Anne Bonny, que era irlandesa e filha bastarda de um advogado com uma criada. Anne descobriu o disfarce de Mary e assim ambas viraram amigas e amantes de Rackman. Os três “botaram o terror” nos mares do Caribe. Foram caçados e, por fim, aprisionados pela marinha inglesa.
Apesar de Mary e Anne terem lutado bravamente, seu navio acabou capturado e elas foram condenadas à forca. No entanto, a execução foi suspensa pois ambas estavam grávidas. Mary Read contraiu uma frebre e morreu durante a gravidez. Já Anne Bonny teve seu bebê, e sua execução nunca foi realizada. Ela sumiu da história depois disso e acredita-se que levou uma vida “honesta” depois do nascimento do filho.
Fonte: http://prof-tathy.blogspot.com.br/2009/09/mulheres-piratas.html (EDITADO)
Comentário da Aula 5
A atividade de recuperação foi bem dinâmica e incentivou os alunos a lerem com mais atenção os detalhes do livro. No geral, a turma preferiu apresentar através de teatro e escrita, provavelmente por serem gêneros com os quais os alunos tenham mais familiaridade. A atividade com o texto “Mulheres Piratas”, mesmo que trabalhado rapidamente, foi uma oportunidade interessante para trabalhar questões de gênero em sala. |
PLANO DE AULA 6
1. Feedback da produção textual realizada no dia 06/08. Apresentar o seguinte trecho do livro sem pontuação, perguntar como os alunos pontuariam. Depois das respostas, os bolsistas explicam a pontuação do texto. (15 min)
“Parece que eles realmente não sabiam bem o que fazer já que os suprimentos eram tão escassos que iríamos passar fome e ser forçados a nos render muito antes que chegasse o barco de apoio mas nossa maior esperança assim foi concluído era matar os bucaneiros um a um até que eles baixassem a bandeira negra ou partissem com o Hispaniola de dezenove eles já estavam reduzidos a quinze dois estavam feridos e um pelo menos o homem que fora atingido ao lado do canhão severamente ferido se não estivesse morto. (cap. 19 - pg 135)”
2. Atividade de pontuação com piada: a partir de um trecho sem pontuação (piada), pedir para voluntários lerem como pontuaram. Depois os bolsistas leem para que os alunos percebam a importância da pontuação em um texto. (15 min)
3. Devolver os textos corrigidos e realizar um comentário geral (mostrar pontos positivos e comentar sobre pontuação).
PLANO DE AULA 6.2
1. Atividade de recuperação de leitura dos capítulos 18, 19, 20 e 21 - conversa descontraída com os alunos através de perguntas. Focar no suspense da história de cada personagem.
- Pontos importante dos capítulos:
- O grupo do Conde se escondeu na casamata com poucos mantimentos.
- Tom (o velho) morreu em combate.
- Jim aparece novamente.
- Silver faz uma embaixada que dá errado.
- Acontece o ataque dos homens de Silver contra a casamata.
- O conde e seus homens venceram, mas Hunter ficou desmaiado. Joyce morreu e o capitão smollet ficou ferido.
2. Leitura do capítulo 22.
3. Leitura para casa: capítulos 23, 24, 25, 26 e 27.
Comentário da Aula 6
Como observado na correção da atividade das conchas, uma atividade para relembrar questões de pontuação fez-se necessária. Dessa forma, a primeira parte da aula foi separada para relembrar esses conteúdos de forma divertida. A turma reagiu positivamente a esses apontamentos. |
PLANO DE AULA 7.1
- Retomada da leitura dos capítulos 23 ao 27.
- Leitura do capítulo 28 em sala (fazer apontamentos durante a leitura que incentivem o interesse e que sejam importantes para o andamento da história).
PLANO DE AULA 7.2
1. Dividir a sala em grupos de forma que cada um tenha mais ou menos o mesmo número de alunos e delegar para cada grupo um dos seguintes capítulos: XXIX, XXX, XXXI, XXXII e XXIII.
Os grupos devem:
- Ler e estudar seus capítulos em sala.
- Preparar uma apresentação sobre seu capítulo.
- Apresentar (pode ser em forma de teatro, mímica, explicação oral ou com desenhos) o capítulo pelo qual ficaram responsáveis para a turma toda ouvir. (5 minutos para cada grupo).
(55 minutos)
Comentário da Aula 7
A retomada foi feita oralmente com a ajuda dos alunos. A leitura do capítulo 28 ficou a cargo das bolsistas. A turma estava agitada durante a preparação da apresentação dos capítulos 29 ao 33, por isso foi requisitado que os alunos lessem os capítulos antes de reunir-se com o grupo para planejar. Além disso, a atividade mostrou-se problemática pelo fato de alguns alunos terem ficado confusos com seus capítulos quando não conheciam a história dos capítulos precedentes (a aluno que apresentaria sobre o capítulo 33 não entenderia a história por não saber o que se passou nos capítulos 29 ao 32), mesmo quando as bolsistas contaram fatos essenciais para o entendimento da história.
PLANO DE AULA 8.1
1. Os alunos apresentam os capítulos lidos em sala na aula anterior.
Eles têm liberdade para apresentar como acharem melhor a parte do livro pela qual ficaram responsáveis. O importante é que em grupos eles possam desenvolver uma leitura atenta e particular do texto. (cerca de 30 minutos).
2. Lemos juntos o último capítulo, XXXIV.
Nessa atividade é importante dar voz aos alunos, deixando eles se expressarem em relação à leitura do livro e à forma como foi lido. Perguntar suas opiniões e impressões a respeito do livro (personagens, o que eles teriam mudado na história, se gostaram ou não da leitura.) (20 minutos)
3. Começamos atividade escrita sobre o personagem Silver. Os alunos, individualmente, devem fazer uma continuação para o personagem Silver em forma de narração. O que aconteceu com o personagem depois da aventura da Ilha do Tesouro? O que ele fez com o pouco dinheiro que roubou do navio na volta da aventura? Devido ao pouco tempo para produção da atividade, os alunos devem terminá-la em casa.
Comentário:
A atividade de apresentação dos capítulos 28 ao 33 ficou comprometida pelo adiantamento da aula de sexta para quinta-feira, devido ao feriado. Os alunos ainda não haviam terminado de preparar suas apresentações, portanto coube aos bolsistas improvisar. Foi retomada oralmente a leitura desses capítulos (com foco nos principais acontecimentos e sempre com abertura para discussão e perguntas), juntamente com os alunos que haviam feito a leitura em casa. Foi iniciada a leitura do último capítulo em sala de aula, alternando a leitura dos bolsistas com a de alunos voluntários. Não fizemos a atividade escrita prevista para essa aula a respeito do personagem Silver. O término da leitura do último capítulo, assim como a atividade escrita foram incluídas no próximo plano de aula.
PLANO DE AULA 9
1. Terminamos de ler o último capítulo, XXXIV (da página 224 em diante).
Nessa atividade é importante dar voz aos alunos, deixando eles se expressarem em relação à leitura do livro e à forma como foi lido. Perguntar suas opiniões e impressões a respeito do livro (personagens, o que eles teriam mudado na história, se gostaram ou não da leitura.) (20 minutos)
2. Jogo de Tabuleiro - Criando: Pedir aos alunos para formularem as perguntas do jogo de tabuleiro da turma 8A. Cada aluno deve criar uma pergunta que corresponderá a uma das cores de fichas do jogo (pergunta sobre personagem ou enredo).
3. Começamos atividade escrita sobre o personagem Silver. Os alunos, individualmente, devem fazer uma continuação para o personagem Silver em forma de narração. O que aconteceu com o personagem depois da aventura da Ilha do Tesouro? O que ele fez com o pouco dinheiro que roubou do navio na volta da aventura?
4. Aula de contextualização sobre autor, Escócia, geografia e história. Mostrar imagens e ler em sala com os alunos um conto do autor Stevenson. Procurar dados em <http://robert-louis-stevenson.org/>
Comentário da Aula 9
Encerramos o livro “A Ilha do Tesouro” com a leitura do último capítulo e conversa entre bolsistas e alunos. A turma estava animada para compartilhar seus pontos de vista e interpretações da história. Fato que chamou a atenção dos bolsistas foi a salva de palmas dada pelos alunos ao término da leitura, mostrando assim o sentimento de realização e dever cumprido após terem lido um romance longo (na íntegra).
Com o objetivo de interagir mais com a turma, propusemos que, na atividade 2, os alunos lessem suas perguntas em voz alta e que a turma as “curtisse” ou “descurtisse” levantando as mãos para as melhores perguntas.
Na atividade 3, permitimos aos alunos escolherem um personagem do livro para escreverem uma história de continuação.
Não tivemos tempo suficiente para ler o conto indicado na atividade 4.
PLANO DE AULA 10
- A turma irá assistir ao filme A Ilha do Tesouro (Steve Barron), lançado em 2012 (2h24min).
Objetivos: Apresentar diferentes adaptações e reescritas do texto. Incentivar a interpretação e a comparação entre diferentes linguagens (cinema e literatura).
Comentário da Aula 10
Foram necessárias três aulas de 45 minutos cada para o término do filme. A turma interagiu e mostrou-se animada com o filme.
PLANO DE AULA 11
- Atividades de comparação entre o livro e o filme de A Ilha do Tesouro.
1.1 Conversa: Os alunos podem trocar impressões sobre como foi confrontar os personagens imaginados na leitura do livro com os personagens apresentados no filme. (20 minutos)
1.2 Nessa atividade será proposto aos alunos a escrita de diferentes textos opinativos sobre a experiência de confrontar o livro com o filme. Desenvolver diálogo sobre as semelhanças e as diferenças entre linguagens distintas (cinema e literatura).
PLANO DE AULA 12
- JOGO de TABULEIRO!!http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues 3/431/ilha_do_tesouro_jogo_de_tabuleiro.docx
Material:
- 1 dado (grande)
- tabuleiro
- piões
- cartas com perguntas sobre o livro (perguntas de personagem, enredo ou desafio)
Regras: (5 equipes)
O objetivo do jogo é chegar ao tesouro (marcado com um X). Para isso, as equipes devem responder as perguntas segundo a cor da casinha em que estão no tabuleiro. Quando acertam, devem jogar o dado e andar.
TABULEIRO
PERGUNTAS
QUAL FOI O PERSONAGEM QUE LEVOU UM TIRO E SOBREVIVEU? –CAPITÃO SMOLLET |
O QUE ACONTECEU COM SILVER NO FINAL? –ELE FUGIU |
QUAL O APELIDO DO PIRATA QUE PROCURA PELO CAPITÃO NO “ALMIRANTE BENBOW”? – CÃO NEGRO |
QUAL A POSIÇÃO/FUNÇÃO DE JIM NO NAVIO DURANTE A VIAGEM À ILHA DO TESOURO? - GRUMETE |
QUAL ERA A PROFISSÃO DE LIVESEY? - MÉDICO |
QUAL A POSIÇÃO/FUNÇÃO DE TRELAWNEY NO NAVIO DURANTE A VIAGEM À ILHA DO TESOURO? - ALMIRANTE |
QUEM JIM HAWKINS VIU QUANDOFOI ROUBAR O HISPANIOLA? –ISRAEL HANDS E BARRETE VERMELHO |
QUAL PERSONAGEM POSSUI APENAS UMA PERNA? - SILVER
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QUEM ERA BEM GUN? - O HOMEM DA ILHA DO TRSOURO, UM EX BUCANEIRO
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QUAL O PRIMEIRO PERSONAGEM QUE MORRE EM “A ILHA DO TESOURO”? – O PAI DE JIM |
QUAL A POSIÇÃO/FUNÇÃO DE SILVER NO NAVIO DURANTE A VIAGEM À ILHA DO TESOURO? - COZINHEIRO |
POR QUANTO TEMPO BEN GUNN FICOU PRESO NA ILHA? – CERCA DE 3 ANOS. |
DO QUE BEN GUNN MAIS SENTIA FALTA DURANTE SUA ESTADIA NA ILHA? – QUEIJO |
COMO PEW, O CEGO, MORREU? –PISOTEADO POR CAVALOS |
QUAL O NOME DO PAPAGAIO DE SILVER? – FLINT |
POR QUE SILVER DECIDE NÃO MATAR JIM QUANDO ESTE VOLTA À ILHA? – PARA QUE O USEM COMO REFÉM. |
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Comentário da Aula 11
Devido ao cronograma do colégio, não foi possível realizar as duas aulas pela falta de tempo. Sendo assim, resolvemos passar a atividade de produção textual como tarefa de casa.
O jogo de tabuleiro foi uma atividade interessante para encerrar os planos de A Ilha do Tesouro, pois a turma pode lembrar alguns eventos do livro e se divertir nessa atividade. A atividade mostra que a turma (em grande parte) leu o livro, pois sabiam responder as perguntas do jogo de tabuleiro.
Observação: ao invés de imprimir o tabuleiro, resolvemos projetá-lo. Assim, colamos os piões na parede conforme as equipes jogavam.