Os bolsistas serão de fato professores?

Como coordenadora, acredito que sim, que eles serão professores, na sua totalidade ou na sua maioria. Mas é importante não esquecer do imponderável: eles podem seguir outros caminhos profissionais que, neste momento, nem podemos imaginar. E não devemos ignorar as condições materiais (e salariais) que levam um licenciado à docência ou que a subtraem dela. A despeito disso, a intenção deles é majoritariamente continuar dedicando-se ao ensino, como se pode ler nos relatos apaixonados e entusiasmados de alguns deles:

“Esta foi a oportunidade que eu ainda não havia tido neste curso de licenciatura – e olhe que faltam poucos créditos para eu concluí-lo – de liderar uma prática bem-sucedida de ensino. Não só vivenciamos a situação de lecionar assiduamente para uma turma de Ensino Médio, como o fizemos com o propósito de superar práticas caducas. Para tornar nossa atuação ainda mais completa, ainda expandimos nossa ação para além da sala de aula, mais especificamente, em direção à biblioteca, espaço tão negligenciado nas escolas e na formação da licenciatura.” (Suelen)

“Quanto ao Futuro: Eles que se arranjem, junto comigo. Porque eu pretendo continuar, não sei se no [ensino] médio ou no fundamental, mas pretendo continuar. Pretendo para não ter de desligar o dínamo que o PIBID colocou na minha cabeça. Pretendo continuar sobretudo pelo trabalho de formiguinha que a gente faz para mudar as realidades escolares. Pretendo continuar porque ali dentro da escola, por mais que se negue, se contradiga e até se desaconselhe, ainda continua a queimar uma centelha que, se bem aproveitada, faz a diferença numa vida. Pretendo continuar porque acredito no poder articulador da escola e das instâncias educacionais na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitadora. [...]” (Anderson)

Além de preparar melhor os estudantes de graduação para a prática docente, a sua inserção em projetos como o PIBID permite e estimula um maior envolvimento em outras práticas acadêmicas, ampliando os limites de sua formação tradicional. Objetivamente, essa ampliação se observa por exemplo na sua participação ativa em eventos acadêmicos. Ao longo de 2014, eles foram estimulados e orientados a participar como autores de trabalhos em alguns eventos, o que resultou na seguinte produção:

  1. ALVES, Bruna Fialla. "Relato de experiência em sala de aula: o conto na formação de leitores do 7º ano do Ensino Fundamental". Comunicação Oral apresentada no II Seminário Estadual PIBID do Paraná, em Foz do Iguaçu-PR, 24/out./2014.
  2. BIANECK, Willian Carneiro; SANTOS, Angelita Maria dos; DOMINGUES, Sheynna Hyuria. "Formação de leitores na escola: o PNBE e a poesia na sala de aula e na biblioteca". Comunicação oral apresentada no ENAF, UFPR, em Curitiba-PR, 07/out./2014.
  3. RIBEIRO, Carmina Monteiro. “Formação de leitores no ensino fundamental: integrando biblioteca e sala de aula”. Comunicação oral apresentada no ENAF, UFPR, em Curitiba-PR, 07/out./2014.
  4. SANTOS, Angelita. “Formação de leitores: Leitura de poesia no Ensino Médio a partir do acervo do PNBE”. Comunicação oral apresentada no II Seminário Estadual PIBID do Paraná, em Foz do Iguaçu-PR, 23 e 24/10/2014.
  5. SOUZA, Deborah Raymann; TREVIZAN, Suelen Ariane Campiolo. "Uma proposta de leitura de Hamlet no Ensino Médio". Comunicação oral apresentada no II Seminário Estadual PIBID do Paraná, em Foz do Iguaçu-PR, 24/out./2014.
  6. MARTINS, Milena Ribeiro. “Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula”. Comunicação oral apresentada no XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Belém-PA, 24-26/set/2014.

O PIBID se configura, a meu ver, como uma experiência de grande relevância na ampliação dos limites da formação e da atuação profissional dos bolsistas. Para a Universidade, é uma oportunidade rica de estreitar laços com a escola de educação básica e, assim, de abrir um canal de comunicação que tende a contribuir com a qualidade da educação brasileira, objetivo maior das licenciaturas.


OBSERVAÇÃO: A organização do II Seminário Estadual PIBID do Paraná mudou a forma de apresentação das bolsistas Angelita Santos, Deborah Raymann Souza e Suelen Ariane Campiolo Trevizan. Elas haviam inscrito Comunicação Oral, tiveram suas inscrições aceitas, mas,  dias antes do evento, foram informadas de que apresentariam pôsteres. Com os percalços próprios das mudanças de última hora -- mas com a alta dedicação que lhes é própria --, todas transformaram seus textos em pôsteres, que podem ser vistos nos links a seguir:

(1) http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues%203/347/POSTER_Deborah_e_Suelen.jpg 

(2) http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues%203/346/POSTER-Angelita-UFPR.pptx