Português 3 > Posts > 5. Produção de um jornal escrito
Depois da leitura de A Reforma da Natureza, de Monteiro Lobato, numa turma de sétimo ano, as bolsistas Carmina e Emily conduziram a produção de um jornal. O resultado pode ser lido aqui:
Comentários das bolsistas a respeito do processo:
“Perguntamos se eles liam ou conheciam alguém que lesse jornal impresso. Alguns disseram que os pais ou avós leem.” (Emily)
Comentários como esse nos lembram que os modos de ler e os suportes em que se lê mudam com o tempo, e que essas mudanças não devem ser negligenciadas pelos professores. Com isso, não se sugere que os professores devam partir de olhos fechados para os textos eletrônicos, mas que devem instrumentalizar os estudantes (e a si mesmos) para ler e escrever cada vez melhor nos diferentes suportes que existem. Inclusive nos suportes impressos.
Mesmo trabalhando com textos e com alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, a proposta de fazer desenhos permite avaliar elementos da leitura feita pelos estudantes: “Os desenhos, para mim, foram a parte mais rica, pois pude ver como a imaginação dos alunos estava trabalhando na parte visual, construída por eles mesmos.” (Carmina)
“Os alunos mostraram suas opiniões falando que algumas mudanças feitas não acabariam bem. Foi divertido a dúvida de um aluno sobre como ficaram as “torneirinhas” da Vaca Mocha, não entendeu como o metal se ligaria à pele dela. Mostrei o desenho mas mesmo assim ele não se convenceu!” (Emily)
“No último encontro, entregamos os jornais que produzimos com as notícias que elaboraram, o Correio do Correia (anexo). Os alunos ficaram surpresos e muito felizes. Leram todas as notícias, comentaram, disseram que mostrariam para a família, amigos, que estavam orgulhosos... Foi um momento muito legal!” (Carmina)
Neste arquivo, algumas fotos da leitura do jornal pelos alunos: