Este projeto pretende contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica por meio de atividades em prol da FORMAÇÃO DE LEITORES. Para isso, faremos uso de acervos bibliográficos criteriosamente selecionados e distribuídos pelo MEC às escolas públicas, por meio do PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE). Se o uso puro e simples dos acervos não é garantia de qualidade, pretende-se que a sua conquista se dê também e sobretudo pela dupla orientação a ser recebida pelo estudante (na Universidade e na Escola).

Buscando integrar o estudante universitário com o sistema educacional brasileiro, este projeto promoverá sua inserção em outros espaços para além da sala de aula ― notadamente a biblioteca, sem a qual a formação de leitores fica comprometida. O estudante atuará, portanto, nas salas de aula e nas bibliotecas, fazendo uso do acervo do PNBE.

Ao conhecer esse programa do governo federal, o estudante perceberá também a integração entre as atividades didáticas locais e outras instâncias do sistema educacional; perceberá a inserção da escola numa engrenagem da qual fazem parte os governos municipais, estaduais e o federal. Posteriormente, como professor, espera-se que ele seja um membro atuante, que demande das POLÍTICAS PÚBLICAS ações e projetos de qualidade. Pretende-se assim contribuir para a circulação dos acervos das bibliotecas, para a formação de leitores e também, secundariamente, para a formação de professores atuantes, que façam uso das potencialidades das suas escolas.

Para ler o texto integral do projeto, acesse este link:

http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/uploads/sigpibid_ufpr/arquivo/Portugues%203/327/Projeto_Pibid_MilenaMartins_2014.pdf