O Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID / UFPR – 2011 visa investigar o uso e as aplicações das representações gráficas na prática docente e em livros textos de Matemática utilizados em escolas públicas do Estado do Paraná. As representações pictóricas sempre fizeram parte de nossa história, desde os desenhos pré-históricos encontrados nas paredes de cavernas até as imagens tridimensionais utilizadas nas mais recentes obras cinematográficas. As imagens são fundamentais na nova sociedade de informação, enriquecendo as mensagens e reforçando-as, sendo em algumas vezes ela própria a mensagem.


Comenio, pai da didática, publicou em 1658, o primeiro livro texto ilustrado mostrando ao mundo as potencialidades do uso de imagens no processo educativo Existem diferentes formas para representar o conhecimento: verbal, escrita, matemática, pedagógica e gráfica. Exceto da representação verbal, as demais fazem uso de algum tipo de imagem para transmitir o conhecimento. As imagens utilizadas para o ensino de matemática podem ser desenhos, gráficos, fotografias, mapas, etc.


Desde Comenio, as técnicas de expressão gráfica têm evoluído significativamente, partindo das representações lineares bidimensionais, às representações coloridas, com sombras, texturas, até chegar nas representações dinâmicas tridimensionais; estas últimas com grande potencial para o ensino não formal. As atividades previstas neste subprojeto prevêem a formação do futuro professor de Matemática, proporcionando atividades investigatórias através da multidisciplinaridade, pois de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática desempenha papel fundamental na vida do ser humano, permitindo resolver problemas do cotidiano e das demais áreas do conhecimento, interferindo na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilidade do raciocínio dedutivo do aluno. A formação do professor de Matemática deve privilegiar sua formação matemática bem como seus aspectos multidisciplinares. É principalmente através da multidisciplinaridade que a representação gráfica se mostra mais evidente e eficaz, facilitando sua comunicação e conseqüente compreensão dos conteúdos.