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PIBID - Educação Física: Gênero e Sexualidade na Escola
O projeto é desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, com acadêmico/as do curso de Licenciatura em Educação Física, através do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
O grupo é coordenado pela Profª Drª Maria Regina Ferreira da Costa e tem como Supervisoras as Professoras Maira Dal Sant Hara (atuou até setembro de 2012), Carmela Bardini e Dirlene Zanluca.
Atuamos nas seguintes escolas: Escola Estadual Gelvira Correa Pacheco supervisora profa. Carmela Bardini e Colégio Estadual Professor Julio Mesquita (até setembro de 2012). A partir de novembro de 2012 a professora Dirlene Maria Zanlucca atua como supervisora em duas escolas: Escola Estadual Paulina Pacífico Borsari e Escola Estadual São Paulo Apóstolo.
Nesta págima divulgamos os trabalhos realizados: trabalhos apresentados em eventos, produções recentes: Projeto de iniciação científica com a produção de um blog, flash mobs e videodança produzdidos por alunos/as, oficinas sobre gênero e sexualidade, atividades diversas com apresentações de fotos e relatórios das intervenções realizadas nas escolas.
O objetivo é tratar as questões de gênero/sexualidade sistematizando os saberes emergentes na prática docente para formalização do conhecimento acadêmico.
As ações do projeto são desenvolvidas a partir das observações dos/as bolsistas que realizam problematizações referentes à temática supracitada. Neste sentido, os/as acadêmicos/as de iniciação à docência estabelecem diálogos com as professoras supervisoras das duas escolas para pensar as ações no dia-a-dia das aulas de Educação Física.
Para compreender tal processo, os mesmos buscam nas “boas práticas” os limites e possibilidades pedagógicas educativas e interdisciplinares. Os/as licenciandos/as acompanham as professoras em constante discussão sobre os comportamentos “naturalizados” no cotidiano escolar e, deste modo aprofundam o conhecimento da temática.
Com estas ações, almejando qualificar a formação, a abordagem debruça-se na busca da compreensão dos limites e possibilidades das propostas pedagógicas interdisciplinares, tendo no horizonte de análise, quais práticas podem ser afirmadas e que tipo de ações didáticas e pedagógicas devem ser revisadas.
Ao final deste trabalho, e de acordo com o alcance da produção entre as professoras supervisoras e os/as acadêmicos, o material didático de apoio confeccionado nesta experiência será doado a todos os participantes deste subprojeto, bem como garantia de autoria a todos os envolvidos na produção científica ou tecnológica oriunda de tal empreendimento.